Wiki da Comunidade - tradução em Português (Portuguese)

Translated by: bbstephen , Fmateus
Verified by: Fmateus , bbstephen, Madeira

Bem-vindo ao Wiki oficial da comunidade da Pi Network!

Estas páginas wiki são editadas e mantidas pela comunidade Pi Chat Moderador e não são declarações oficiais da equipe Pi {Core Team} As solicitações de e-mail enviadas por meio deste site são monitoradas pela Equipe Pi {Core Team}.

O Pi Network Community Wiki tem como objetivo ajudar os pioneiros a solucionar e resolver problemas por conta própria antes de iniciar uma solicitação por e-mail. O objetivo do nosso sistema de solicitação de e-mail é para que os pioneiros relatem bugs e resolvam problemas de bugs com o aplicativo ou sua conta Pi que não são cobertos pelo Community Wiki. A Equipe Central agradece suas perguntas e comentários significativos.

Devido ao alto volume de tíquetes, priorizaremos responder a propostas construtivas e a questões críticas que não podem ser tratadas pelo FAQ, Wiki da comunidade ou moderadores de bate-papo, mas suas mensagens serão revisadas por membros da equipe Pi {Core Team}.

Para perguntas gerais sobre a rede Pi, por exemplo, como ganhar Pi ou como o aplicativo Pi funciona, consulte a página de perguntas frequentes: https://minepi.com/faq .

Para saber mais sobre a missão, visão e estratégia de longo prazo da Pi Network, consulte o White Paper: https://minepi.com/white-paper .

Se você tiver perguntas adicionais após ler as Perguntas frequentes ou o White Paper, acesse as salas de bate-papo do aplicativo Pi, onde os moderadores do chat/bate-papo Pi podem fornecer esclarecimentos e orientação para solução de problemas.

.


índice

 

.


.

Como se inscrever { Fazer login}

Atualmente, existem três métodos que você pode usar para se inscrever:

  1. com Facebook

  2. com número de telefone

  3. com Apple ID

Se você já tem uma conta do Facebook, pode conectar sua conta do Facebook ao aplicativo Pi. Para logins futuros, basta escolher “Continuar com o Facebook”, inserir seu endereço de e-mail e senha do Facebook na interface do Facebook e você poderá abrir o aplicativo Pi. Isso é semelhante a fazer login em outros aplicativos de terceiros através do Facebook.

Se desejar criar uma conta com seu número de telefone, também será necessário criar uma senha. Para logins futuros, você digitará seu número de telefone e senha.

Para o Login da Apple, siga as instruções, confirme se você permite que o Pi faça login com seu ID Apple. Observe que seu nome associado ao seu ID Apple deve corresponder ao nome em seu ID emitido pelo governo. Os usuários que se inscreverem com o ID Apple não poderão alterar o nome na conta.

Posso ter mais de uma opção?

Sim! No entanto, se você deseja a opção Apple Sign-in, deve se inscrever na Apple. Se você começar com o Facebook ou seu número de celular, não terá a opção Apple Sign-in posteriormente.

Dependendo do método que você usou para se inscrever, você poderá adicionar o outro método posteriormente após a inscrição na sua página de perfil dentro do aplicativo. Depois de adicionar o segundo método, você pode optar por ter dois métodos diferentes de login.

Onde posso encontrar um código de convite?

Se alguém lhe enviar um convite em uma mensagem, use o nome de usuário como código de convite. Se você encontrou o aplicativo Pi por conta própria, os códigos de convite podem ser encontrados nas redes sociais com muita facilidade.

Solução de problemas do Facebook

Se você receber uma mensagem de erro ao longo do caminho, pode ser necessário passar pelo processo "Continuar com o Facebook" duas vezes. Na primeira vez, pode ser necessário inserir seu endereço de e-mail e senha associados ao Facebook. Quando você tiver que começar de novo e clicar em "Continuar com o Facebook" pela segunda vez, você não deverá inserir suas credenciais do Facebook, basta seguir as instruções para continuar.

Além disso, verifique as configurações do Facebook para garantir que você permitiu que o aplicativo Pi se conectasse à sua conta do Facebook. No Facebook, em "Configurações", você precisa ir para "Aplicativos e sites" e certificar-se de que "Ativou" a configuração.

Número de telefone e solução de problemas gerais

Tente se inscrever em condições diferentes (e essas seriam diferentes tentativas de inscrição):

  • Tentativa de inscrição 1: desligue o telefone e ligue-o novamente

  • Tentativa de inscrição 2: desligue seu wi-fi (e use seus dados)

  • Tentativa de inscrição 3: tente com sua VPN ligado 

  • Tentativa de inscrição 4: tente com sua VPN desligada

NOTE => Quando há muito tráfego para o aplicativo Pi, esta função pode não ser bem-sucedida. Portanto, tente novamente mais tarde.

De volta ao topo

.

Como inscrever-me - Esqueci-me de como me inscrevi, ou esqueci-me da minha senha

É importante que entre na App Pi através do método original que usou para registar a sua conta, ou seja, facebook ou número de telefone com senha. Se utilizar um método diferente ou um número de telefone diferente do seu método original durante o registo da conta, criará uma conta completamente nova, sem Pi minerado. Isto não significa que o Pi na sua conta original esteja perdido. Assim, se alguma vez lhe for pedido que introduza o primeiro e último nome ou um nome de utilizador ao tentar fazer o seu registro, por favor pare. Não crie uma nova conta com este método de início de sessão e experimente o outro método (Facebook vs. Número de telefone) ou um número de telefone diferente do seu.

Geralmente, tente as seguintes formas de ver se consegue recuperar a sua conta original:

  1. Tente entrar através do Facebook clicando em "Continue com o Facebook". (Se receber um erro que o leve de volta à página de login, passe pelo processo mais uma vez.)

  2. Tente iniciar com o número de telefone associado à conta clicando em "Continue com o número de telefone".

  3. Se esqueceu a sua palavra-passe enquanto "Continue com o número de telefone" ou se não receber o código de verificação, tente fazer a recuperação da conta clicando em "Password esquecida?" ou "recuperar a conta".

  4. Às vezes, as suas definições podem afetar o login. Por favor, tente entrar em diferentes condições (e estas seriam diferentes tentativas de se inscrever):

  • Tentativa de log-in 1: Desligue o telefone e volte a ligar

  • entativa de log-in 2: Desligue o wi-fi e utilize dados

  • Tentativa de log-in 3: Tente com a sua VPN ligado (ou desligado)

De volta ao topo

.

Como fazer login - com o Facebook

Instruções

Se sua conta for verificada com Facebook,

Clique em “Continue com Facebook” na página de login

Se perguntar se “pinetwork” deseja usar “http://facebook.com ” para entrar, clique em “continuar”.

Faça login em sua página ou aplicativo do Facebook, onde pode ser necessário inserir suas credenciais do Facebook. Ou se você já estiver conectado, clique em “Continuar”.

Se perguntar se o “Facebook” deseja abrir o “Pi”, clique em “Abrir”.

Solução de problemas

Se você receber uma mensagem de erro ao longo do caminho, pode ser necessário passar pelo processo "Continuar com o Facebook" duas vezes. Na primeira vez, pode ser necessário inserir seu endereço de e-mail e senha associados ao Facebook. Quando você tiver que começar de novo e clicar em "Continuar com o Facebook" pela segunda vez, você não deverá inserir suas credenciais do Facebook, basta seguir as instruções para continuar.

Se você ainda não conseguir fazer login, tente fazer login em condições diferentes (e essas seriam diferentes tentativas de login):

  • Tentativa de login 1: desligue o telefone e ligue-o novamente

  • Tentativa de login 2: desligue seu wi-fi (e use seus dados)

  • Tentativa de login 3: tente com sua VPN ligada

  • Tentativa de login 4: tente com sua VPN desligada

Além disso, verifique as configurações do Facebook para garantir que você permitiu que o aplicativo Pi se conectasse à sua conta do Facebook. No Facebook, em "Configurações", você precisa ir para "Aplicativos e sites" e certificar-se de que "Ativou" a configuração.

Quando há muito tráfego para o aplicativo Pi, esta função pode não ser bem-sucedida. Portanto, pode ser necessário tentar várias vezes em dias ou horários diferentes.

Relatório de Bug

Não há bugs conhecidos ao fazer login usando credenciais do Facebook. Se você não conseguir fazer login pelo Facebook, é possível que tenha registrado sua conta com um número de telefone e senha.

De volta ao topo

.

Como fazer login - com número de telefone

Se sua conta está registrada ou verificada com seu número de telefone, para fazer login em sua conta, clique em “Continuar com número de telefone”, digite o número de telefone que você usou no momento do registro (a menos que você tenha alterado seu número de telefone durante uma fase de teste ) e siga as instruções.

Se você sabe sua senha

  • Clique em “Continue com número de telefone” na página de login.

  • Selecione o código do seu país, insira o seu número de telefone e pressione o botão “Ir”.

  • Digite sua senha e pressione o botão “Enviar”.

Se você esqueceu sua senha

  • Clique em “Continue com o número de telefone” na página de login.

  • Selecione o código do seu país, insira o seu número de telefone e pressione o botão “Ir”.

  • Clique no hyperlink azul "Esqueceu a senha?"

  • Clique no botão verde “RECUPERAR CONTA”.

Insira ou confirme o seu número de telefone incluindo o código do país e *clique no botão laranja “ENVIAR”.

*Clique no botão laranja "abrir sms".

*Clique no botão branco "abrir sms".

Você terá um código em sua caixa de texto e enviará o código.

Nota: Se você tem um novo número de telefone e esqueceu sua senha, você não poderá usar este método para fazer o login. Se você fez a verificação com o Facebook, terá outro método para fazer login.

Ou se você tiver problemas para enviar o código, tente as instruções manuais

Clique no link Instruções do manual.

Saia do aplicativo Pi para criar uma mensagem de texto para o destinatário com o código listado na tela e envie-a.

Volte para o aplicativo Pi, clique em "texto enviar para".

Recuperar uma conta com um número de telefone requer a capacidade de enviar uma mensagem SMS para os EUA, Reino Unido, Bélgica ou Israel. Se você não mora nos EUA, Reino Unido, Bélgica ou Israel, deve verificar com a companhia telefônica se pode enviar uma mensagem SMS internacional, pois a companhia telefônica pode cobrar mais por mensagens, mesmo que as mensagens não sejam enviadas.

Solução de problemas

Se você ainda não conseguir fazer login, tente fazer login em condições diferentes (e essas seriam diferentes tentativas de login):

  • Tentativa de login 1: desligue o telefone e ligue-o novamente

  • Tentativa de login 2: desligue seu wi-fi (e use seus dados)

  • Tentativa de login 3: tente com sua VPN ligada

  • Tentativa de login 4: tente com sua VPN desligada

De volta ao topo

.

Como verificar sua conta do Pi Network

Preciso verificar com meu número de telefone ou Facebook?

Atualmente, os pioneiros não precisam se autenticar com seu número de telefone ou Facebook para minerar. Eles podem continuar a minerar e manter o Pi minerado, mesmo que não sejam verificados. Se atualmente você pode verificar seu número de telefone com nosso método de verificação de telefone atual, recomendamos que faça isso. Se por algum motivo você não puder verificar seu número de telefone com nosso método atual, não se preocupe com isso agora. Você pode continuar a mineração e mais métodos de verificação serão fornecidos a você mais tarde para concluir isso. No futuro, você precisará verificar seu número de telefone para a Mainnet para reivindicar o Pi que você minerou, a menos que já o tenha verificado pelo Facebook. Se você verificou sua conta Pi com o Facebook, não é necessário verificar seu número de telefone.

Qual forma de verificação é a melhor?

A maioria dos Pioneers tem mais de uma opção de verificação. Escolha a melhor opção que se adapta às suas necessidades. Então pense em como você deseja se registrar. 

Se você tiver um perfil no Facebook, deseja usar suas credenciais do Facebook para fazer login? Ou prefere fazer o login com uma senha e seu número de telefone? 

Considere também qual método de login é mais fácil se uma senha for esquecida.

Mais de um método de verificação estará disponível para Pioneers no futuro. Se você puder, autenticar com os dois métodos diferentes, também terá duas maneiras diferentes de fazer login.

Como eu verifico minha conta com meu número de telefone?

Se você tiver a opção de verificar com número de telefone, na página "Perfil" em Verificação de conta e número de telefone, você verá um botão "VERIFICAR". Se essa opção não estiver disponível, você verá um "N / A" ao lado dessa opção.

  1. Vá para a página “Perfil”

  2. Clique no botão "VERIFICAR" à direita de "Número de telefone"

  3. Dependendo do seu país, você pode ter diferentes opções, portanto, siga as instruções.

    1. A} Se você tiver um número de telefone nos EUA ou no Reino Unido, receberá uma mensagem de texto com um código e o digitará na tela seguinte.

    2. Se você não tiver um número de telefone adequado, escolha um dos países para enviar uma mensagem de texto e clique no botão verde "INICIAR". Em seguida, pressione enviar em seu aplicativo de SMS. Aplicam-se taxas de mensagens padrão. Certifique-se de ter mensagens de texto internacionais habilitadas com sua operadora de celular. Às vezes, você será cobrado pelo seu provedor, mesmo que a mensagem não tenha sido enviada com sucesso. Além disso, você pode ter sucesso com um número mas não com o outro, às vezes pode ser necessário tentar mais de um país.

    3. Lembre-se também de que existem "Instruções manuais", caso você tenha problemas com os dois métodos acima.

Solução de problemas:

Quando há muito tráfego para o aplicativo Pi, esta função pode não ser bem-sucedida. Pode ser necessário tentar novamente várias vezes em dias ou horários diferentes.

Se você receber uma mensagem de erro, repita o processo. Se ainda assim você não conseguir ser verificado, tente em outras circunstâncias (seriam várias tentativas):

  • Tentativa de verificação 1: desligue o telefone e ligue-o novamente

  • Tentativa de verificação 2: desligue seu WiFi (e use seus dados)

  • Tentativa de verificação 3: experimente com sua VPN ligada

  • Tentativa de verificação 4: experimente com sua VPN desligada 

Atualmente, oferecemos 6 números de telefone diferentes para verificação de número de telefone:

Bélgica +32 460238314

Inglaterra +44 7723473314

América +1 6508220314

Israel +97 2525031451

Austrália +61 488880314

Suíça +41 798077314

Se você não mora em um desses países, precisará habilitar o envio de mensagens de texto internacionais e verificar com sua operadora de celular se essa opção está disponível em seu plano de telefonia móvel. Você pode não ter sucesso até usar um servidor em vez de outro ou, se o número de telefone de um país não funcionar, tente outro. Por exemplo, se seu provedor for Hamrah Aval no Irã, use o número de telefone belga em vez do número israelense.

Existem algumas operadoras de celular que podem bloquear mensagens de texto. Se você não conseguir verificar sua conta após várias tentativas, é provável que as mensagens de texto estejam sendo bloqueadas por sua operadora de celular. Ainda estamos investigando soluções para esses tipos de casos.

Como eu verifico minha conta com Facebook?

Se você tiver a opção de autenticar com o Facebook, na página "Perfil" em Verificação de conta, verificação do Facebook, você verá um botão "VERIFICAR". Se esta opção não estiver disponível, você verá um "N / A" ao lado desta opção.

Se você tiver a opção de verificar via Facebook, siga a etapa abaixo

  1. Clique no botão “VERIFICAR”.

  2. Quando perguntado se "Pi Network" deseja usar " " para fazer login, clique em "Continuar".

  3. Faça login em sua página ou aplicativo do Facebook, onde pode ser necessário inserir suas credenciais do Facebook.

  4. Conceda permissões

  5. Quando perguntado se o "Facebook" deseja abrir o "Pi", clique em "Abrir".

Solução de problemas:

  1. Você deve ter baixado o aplicativo do Facebook no seu telefone.

  2. Faça login no aplicativo do Facebook em seu telefone.

  3. Verifique suas configurações para ver se outros aplicativos têm permissão para se conectar à sua conta do Facebook.

  4. Caso contrário, você precisará acessar "Aplicativos e sites" em "Configurações" e verificar se a configuração "Ativado" está definida.

De volta ao topo

.

Como faço para minerar Pi?

Pressione o botão de mineração (ou ícone de relâmpago) para iniciar uma sessão de mineração de 24 horas. Após o término da sessão de 24 horas, você pode pressionar o botão de mineração para iniciar uma nova sessão de mineração.

Quando posso retirar?

Você ainda não pode retirar o Pi. Você poderá retirar o Pi ou trocar o Pi por outras moedas na Fase 3 do projeto quando o Pi fizer a transição para um blockchain totalmente descentralizado.

Pi lançou a Fase 1 do projeto em 14/03/2019 (Dia do Pi). Durante a Fase 1, seus saldos estão sendo registrados com a garantia de serem honrados quando o Pi fizer a transição para a Mainnet (Fase 3), a menos que haja violação das políticas de Pi, por exemplo, criação de contas falsas. As transferências de Pi são restritas até chegarmos à Mainnet para evitar que atores mal-intencionados acumulem Pi em contas falsas. Por exemplo, um malfeitor pode extrair de contas falsas, transferir o Pi para uma conta legítima e, em seguida, passar pelo processo de verificação da conta de Pi, apesar de seus ganhos ilícitos. Ainda estamos refinando o cronograma de desenvolvimento exato para o projeto. Para obter mais detalhes, consulte a seção Roteiro de nosso White Paper:

Como posso trocar Pi por moeda fiduciária?

Atualmente não há nenhum lugar para comprar ou vender Pi. Em outras palavras, Pi não está em nenhuma bolsa de negociação.

Tenha cuidado com sites fraudulentos que afirmam negociar ou trocar Pi.

Atualmente, você pode ganhar Pi clicando no botão de mineração a cada 24 horas, construindo seu círculo de segurança e convidando novos membros para se juntarem à sua equipe de ganhos.

Quando posso transferir o Pi?

As transferências dentro do aplicativo ainda não estão disponíveis. Tenha cuidado com os golpes que afirmam vender ou realizar transações com moedas da rede Pi. Faremos um anúncio no aplicativo quando as transações estarão disponíveis.

Apenas um pequeno número de Pioneiros que fizeram parte do programa piloto tem a capacidade de transferir Pi. Vender ou trocar Pi por fiduciários ou criptomoedas é uma violação dos termos de serviço. Por favor, denuncie essas violações.

Por que meu Pi não está aumentando?

Você pode ver um contador na parte superior da tela do aplicativo com o saldo de Pi, que verá aumentar se estiver minerando no momento. O contador pode ser interrompido se estivermos no Modo Pi Lite, quando estivermos fazendo manutenção.

O botão de relâmpago mostrará sua taxa de mineração, que mudará dependendo do número de mineiros ativos em sua equipe de ganhos. O botão de relâmpago ficará verde quando você estiver minerando no momento.

Por que meu saldo de Pi diminuiu?

O saldo de Pi pode diminuir se você sair do aplicativo antes do final da sessão de mineração de 24 horas. Em outras palavras, você pode perder o Pi que foi extraído desde o início do período de mineração até o momento em que saiu. Deve haver uma mensagem de aviso antes de você sair. A melhor hora para sair do aplicativo é após a sessão de 24 horas mineradas, para que você não perca o que extraiu durante o dia.

Outra razão pode ser que você pode estar no Modo Lite temporário, que mostra o equilíbrio em seu último toque no botão de relâmpago quando a sessão de mineração começa, fazendo com que pareça uma diminuição em seu Pi total. Seu saldo de Pi está seguro e será atualizado quando o aplicativo retornar ao modo completo.

Se isso não explicar por que você pode ter visto uma redução em seu saldo de Pi, envie uma solicitação de suporte.

Se você sair do aplicativo antes do final de seu ciclo de mineração, perderá o Pi ganhado durante esse ciclo de mineração. Se você precisar sair, o melhor momento será após o seu ciclo de mineração.

Quando entrei, meu saldo de Pi era 0. O que aconteceu?

É provável que você tenha criado uma nova conta, em vez de fazer login na conta original. Leia o artigo relacionado Como fazer login - esqueci como eu fiz login.

De volta ao topo

.

EQUIPE DE REFERÊNCIA E CÓDIGO DE CONVITES 

Como consigo mais membros para minha equipe de ganhos?

Sua equipe de referência é formada por quem convida e pelas pessoas que você convida. Portanto, você pode construir sua própria equipe de referência, fornecendo seu código de convite para outras pessoas. Se você for para a página Earning Team,{Equipe de referência}clique no botão roxo “CONVIDAR”, que permitirá que você envie seu código de convite para seus contatos telefônicos, ou você pode “USAR OUTROS CANAIS” para enviar seu código de convite.

Você tem permissão para postar seu código de convite nas redes sociais e pode encontrar outras soluções criativas para postar seu código de convite. Não publique o seu código de convite nas salas de chat do Pi porque todos nas salas de chat já são pioneiros previamente convidados por outra pessoa. O código de convite serve para você convidar novos membros para a Rede Pi e formar sua equipe de referência com eles.

Posso mudar para uma equipe de referência diferente?

Um Pioneiro não pode ser transferido para uma equipe de referência diferente porque a mudança da equipe de referência desencadearia re-cálculos retrospectivos complexos de todas as taxas de mineração anteriores em cada sessão de mineração do novo solicitante, do antigo solicitante e do Pioneiro que deseja mudar para um diferente equipe de referência. Portanto, não apoiamos este processo que não só desperdiça poder de computação, mas também cria uma experiência de usuário inconsistente e equilíbrios para os Pioneiros que não sejam o solicitante.

Lembre-se de que sua equipe de referência é formada por quem convida e pelas pessoas que você convida. Assim, você pode construir sua própria equipe de referência, convidando outras pessoas.

Se você tem um amigo com uma grande equipe lucrativa com uma alta taxa de mineração, juntar-se à equipe de seu amigo não altera sua própria equipe lucrativa ou taxa de mineração, porque sua taxa de mineração é baseada nos membros da sua equipe de referência, não nos membros da equipe do seu amigo.

Meu convidado cometeu um erro com o código do convite e não aparece na minha equipe de referência. Posso trazer meu convidado de volta para minha equipe de referência?

Um Pioneiro não pode ser transferido para uma equipe de referência diferente porque a mudança da equipe de referência desencadearia re-cálculos retrospectivos complexos de todas as taxas de mineração anteriores em cada sessão de mineração do novo solicitante, do antigo solicitante e do Pioneiro que deseja mudar para um diferente equipe de referência. Portanto, não apoiamos este processo que não só desperdiça poder de computação, mas também cria uma experiência de usuário inconsistente e equilíbrios para os Pioneiros que não sejam o solicitante.

Posso remover um membro da minha equipe de referência?

Tecnicamente não, especialmente para todos os membros humanos reais da equipe de referência, porque a estrutura da equipe de referência não está apenas relacionada ao bônus de mineração, mas também captura a história de quem convidou quem para a rede.

No entanto, você pode remover um membro do chat{bate-papo } da equipe de referência ou denunciar um membro da equipe de referência como uma conta falsa para o sistema, se você realmente acha que são contas falsas. O recurso de denúncias falsas também os remove automaticamente do chat{ bate-papo} da equipe de referência. Em seguida, você pode usar o recurso Filtro para “Ocultar relatados” para fazê-los desaparecer da interface da sua equipe de referência.

Se você tiver um membro inativo da equipe, poderá ocultar um membro inativo com o uso do recurso de filtro na página Equipe de Referência.

Se você tem alguém assediando o chat {bate-papo} da equipe de referência, você pode remover um membro do chat {bate-papo} da equipe de referência acessando o menu no canto superior direito do chat {bate-papo} da equipe de referência e clicando em “Remover do chat {bate-papo}”.

Existe um limite para o número de pessoas que posso convidar?

Não há limite. Você pode convidar quantas pessoas quiser.

O que acontece se eu tiver membros da equipe de referência que estão inativos?

Sua taxa de mineração aumenta quando os membros da equipe de referência também estão ativos e minerando junto com você. Se os membros de sua equipe de referência estiverem inativos, você não receberá o bônus de mineração, mas não haverá efeito negativo em sua taxa de mineração.

Você lembra os membros da sua equipe de referência clicando em “PING INATIVO”, e os membros inativos da sua equipe receberão um lembrete de notificação.

O que acontece se eu tiver membros da equipe de referência que são contas falsas?

Se você tiver membros da equipe de referência que são contas falsas, o bônus de mineração obtido com eles será excluído antes de ir para a Mainnet na Fase 3.

Reconhecemos que pode ser lamentável ver uma redução em seu saldo devido à exclusão de tais bônus. No entanto, foi um ganho injusto em primeiro lugar porque as Políticas de Pi definiram que o Pi só vai para seres humanos reais com uma conta por pessoa, e declararam que todos os Pi extraídos ou incorridos por contas falsas serão destruídos. Se for injusto que as pessoas mantenham o Pi ganho com contas falsas. Imagine um mau ator que criou muitas contas falsas para ganhar Pi a uma taxa maior. Para manter a confiabilidade e a justiça em nossa rede, não podemos permitir que ninguém ganhe Pi injustamente por meio de qualquer tipo de recompensa de contas falsas.

De volta ao topo

.

Círculo de Segurança

Como posso adicionar ao meu Círculo de Segurança?

Após três ciclos de mineração de 24 horas, poderá adicionar membros ao seu Círculo de Segurança.

Deverá poder adicionar os seus membros da equipa de ganhos ao seu Círculo de Segurança seguindo estas instruções:

  1. Clique no ícone do escudo no ecrã principal

  2. Clique no botão "adicionar um utilizador Pi existente"

  3. Clique no botão laranja "adicionar" ao lado do seu nome

E então deve haver uma marca de verificação verde pelo seu nome, que completa o processo!

Como posso adicionar ao meu Círculo de Segurança dos meus contactos telefónicos?

Poderá adicionar outro Pioneer clicando no botão "ADICIONE DESDE OS CONTACTOS" se essa pessoa tiver registado o seu número de telefone. Às vezes, pode ver um logótipo pi verde pelo nome, ou simplesmente pode saber que eles já são pioneiros. Clique no seu nome e, em seguida, clique em "CONFIRMAR".

Como adiciono ao meu Círculo de Segurança dos meus amigos do Facebook?

Atualmente, ainda não existe uma forma de os Pioneiros adicionarem outros Pioneiros verificados pelo Facebook, a menos que já estejam na sua equipa de ganhos ou se também verificaram o seu número de telefone.

Quantas pessoas posso adicionar ao meu Círculo de Segurança?

Se já adicionou 5 membros ao seu Círculo de Segurança, então alcançou o número máximo de membros do seu círculo de segurança que pode acumular à sua taxa base de mineração. Ainda pode adicionar mais pessoas ao seu círculo de segurança, mas os membros adicionais para além de 5 não contribuirão para um aumento da sua taxa de mineração. A outra forma de aumentar a sua taxa de mineração é convidar mais pessoas para a sua Equipa de Ganhos através de bónus. Pi recompensa pioneiros por contribuições tanto para a segurança (Círculo de Segurança) como para o crescimento (Equipa de Ganhos) da rede.

Por favor, lembre-se que ao adicionar uma pessoa ao seu círculo de segurança confirma que a pessoa é um ser humano em quem confia, e é por isso que ganha o bónus de taxa de mineração.

E se eu não tiver ninguém para adicionar ao meu Círculo de Segurança?

Ainda pode ficar na app e minerar Pi. Se no futuro adicionar pessoas ao seu Círculo de Segurança, aumentará a sua taxa de mineração.

De volta ao topo

.

Configurações de Conta

As alterações em sua conta não podem ser feitas por e-mail ou pelo Portal de suporte, pois não temos meios de verificar com segurança se a solicitação vem do titular da conta genuíno. Em outras palavras, não podemos processar uma solicitação para alterar seu nome, nome de usuário, número de telefone ou senha. Consulte as subseções a seguir para obter mais detalhes sobre as propriedades de cada conta. Se você deseja ser adicionado a uma lista de e-mail para ser notificado quando um recurso no aplicativo estiver disponível, preencha o formulário de solicitação de e-mail aqui.

Como faço para alterar meu nome na conta?

A equipe principal não processa manualmente as alterações de nome nem corrige erros. Anteriormente, todos os pioneiros existentes tinham a chance de um período de 3 dias para atualizar seu nome dentro do aplicativo dentro de um período de carência, e os novos pioneiros podem atualizar seu nome nas primeiras duas semanas de inscrição, a menos que o novo Pioneer use AppleID como método de registro.

Para usuários do AppleID, o nome associado à conta Pi é o que o Apple Sign-in dá ao Pi, por isso é importante que os pioneiros tenham seus nomes e sobrenomes reais associados ao AppleID antes de se inscreverem em uma nova conta Pi usando o Apple Sign -Dentro.

Um recurso de apelação de atualização de nome está disponível no Pi App Profile (exceto se você se inscreveu com AppleID). Você pode enviar uma apelação para potencialmente fazer correções. As apelações de atualização de nome só aceitarão alterações que geralmente ainda refletem o mesmo ser humano, por exemplo, pequenas alterações na ortografia, troca de nome e sobrenome, adição de um nome do meio, adição de um prefixo/sufixo ou alinhamento com o nome exibido em seu documento de identidade.

Uma mudança de nome completa que não tenha nenhuma semelhança com o nome atual e sugira duas pessoas completamente diferentes será rejeitada.

Observe que as apelações de nomes levarão tempo para serem processadas devido à complexidade caso a caso e serão processadas como uma parte posterior de nosso processo geral de KYC. Portanto, se você enviar um recurso, seja paciente.

Veja como enviar um apelo de nome:

  1.  Na tela inicial do Pi, toque no ícone ≡ no canto superior esquerdo para abrir o menu da barra lateral do Pi.

  2. Toque em “Perfil”.

  3. Abaixo de "Configurações", clique no botão laranja "Ver como" ao lado de "pedir para alterar seu nome"

  4. Revise seu nome inserido atual e,               

 em seguida, toque em “Alteração de nome  de apelação” no canto inferior direito.

A partir daqui, siga as instruções no aplicativo.

Esteja ciente de que o nome no perfil pode ser diferente do seu nome e sobrenome porque 1) seu “apelido” ou “nome usual” é o nome que aparecerá em seu perfil ou 2) você usou o Apple Sign-In como seu método de registro.

Como altero meu nome de usuário na conta?

Os nomes de usuário não devem ser alterados. Atualmente, não há uma opção no aplicativo para alterar o nome de usuário. No futuro, esperamos ter um recurso dentro do aplicativo, onde você poderá solicitar uma mudança de nome de usuário, se o nome de usuário contiver vulgaridade ou dados pessoais (como seu nome ou número de telefone).

Como faço para alterar meu número de telefone na conta?

Atualmente, não há uma opção no aplicativo para alterar seu número de telefone.

Futuramente, haverá um recurso dentro do aplicativo, onde você poderá alterar seu número de telefone (com restrições). A equipe principal passou muito tempo projetando cuidadosamente esse recurso para garantir que ele não pudesse ser abusado por bots ou contas falsas. Esse é um recurso importante, mas não há cronograma para o lançamento desse recurso.

Por favor, certifique-se de lembrar sua senha. Se você sair e precisar fazer login novamente, poderá fazer login novamente com o número de telefone e a senha antigos. Se você esquecer a senha, não há como recuperar essa conta com o número de telefone. Então, por favor, mantenha sua senha segura. (Outra maneira de garantir que você possa entrar em sua conta também é verificar sua conta via Facebook.)

De volta ao topo

.

Lançada a Solução KYC piloto da Pi Network

[Atualização de 1 de novembro de 2021]

O Core Team da Pi Network desenvolveu uma solução piloto kyc que irá inicialmente inscrever 100 Pioneiros por país. Estes Pioneiros têm uma oportunidade para fazer o kyc antes e ajudam a melhorar os algoritmos da nossa aplicação para que a nossa solução possa ser aplicada ao maior número possível de Pioneiros antes da Mainnet. A curto prazo, lançaremos gradualmente mais vagas KYC para a versão piloto do que estes 100 Pioneiros iniciais por país.

Repare que o Core Team também está a trabalhar na tradução desta app, pelo que recomendamos esperar pelo seu lançamento completo se não conseguir entender o inglês na aplicação.

Porque é que o KYC é importante?

"Know Your Client/Client" (KYC) é o processo que verifica a identificação para distinguir contas genuínas das falsas.

A visão da Pi Network é construir uma moeda e economia digitais inclusiva e distribuída para todos os Pioneiros. O mecanismo de mineração da Pi Network é baseado numa rede social e a taxa de mineração reduz-se para metade à medida que o tamanho da rede social cresce 10X. Portanto, Pi tem uma política rigorosa de uma conta por pessoa.

Isto requer um alto grau de precisão para estabelecer que os membros da rede são seres humanos genuínos, impedindo que os indivíduos sejam capazes de acumular Pi criando contas falsas de forma injusta. A KYC ajuda assim a assegurar a verdadeira humanidade da rede.

Os dados da KYC que recolhemos são utilizados exclusivamente para verificar a identidade do Pioneer e para cumprir com os regulamentos anti-branqueamento de capitais (AML) e anti-terrorismo. Nunca vendemos dados KYC e não o faremos sem o seu consentimento. Consulte a nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre "dados KYC".

Como funciona a solução KYC?

A solução KYC da Pi Network está a ser construída através do nosso Pi App Engine como uma aplicação de ecossistema. Tenha em mente que esta solução procura criar um equilíbrio entre precisão e privacidade, ao mesmo tempo que alcança a escalabilidade de milhões de KYC, ampla cobertura de diversas populações e acessibilidade.

A nossa própria solução KYC combina automatização de máquinas e verificação humana de forma a realizar um KYC preciso e eficiente para todos. A automatização da máquina será responsável pelo processamento de imagem, extração de texto, detecção de identidade falsa, verificação de vivacidade e comparação de imagem. Os verificadores humanos da KYC podem então ter de verificar se há erros. A importância de ter e melhorar a componente de automatização da máquina é dupla: 1º-escalabilidade para milhões de pioneiros da KYC e 2º- reduzindo a exposição de dados a verificadores humanos para proteger melhor a privacidade dos Pioneiros. A sua participação no lançamento piloto atual da aplicação KYC ajudará a melhorar a nossa automatização de máquinas para satisfazer estes objetivos.

Especificamente para proteger a privacidade individual dos Pioneiros, os dados pessoais - com exceção dos dados que a máquina não conseguiu ler - serão devidamente redigidos. Os verificadores humanos serão anteriormente os Pioneiros com KYC que optam por trabalhar como um crowdworker na aplicação KYC para verificar documentos de identificação redigidos e imagens de selfie para responder se (1) o formato de ID de foto é o mesmo tipo que você afirmou no formulário de dados e (2) se a pessoa retratada no seu ID é realmente você.

Serão necessárias duas rondas de verificação humana após o componente de automatização da máquina. Na primeira ronda de revisão, dois verificadores humanos só poderão ver o documento de identificação redigido para verificar se este documento é o tipo de identificação reclamado. Não podem ver os dados pessoais ou a cara de um Pioneer dentro deste documento de identificação. Quando a aplicação KYC for totalmente lançada, a Pioneer que executa o KYC poderá pré-visualizar e pré-aprovar a versão redigida do seu documento de ID antes de o ID ser revisto por verificadores humanos. No entanto, se a leitura da máquina não processar alguns dados pessoais, os verificadores humanos na Ronda 1 também terão de verificar as partes específicas dos dados pessoais nestas secções.

Na segunda ronda de revisão, dois outros verificadores humanos só poderão ver o rosto no documento de identificação do Pioneer e o rosto da selfie. Isto verificará se estas duas imagens são da mesma pessoa. Outras informações no documento de identificação não serão visualizadas.

Se ocorrer uma discrepância entre os resultados dos dois verificadores humanos na primeira ou segunda ronda, então um terceiro verificador humano será o voto decisivo na resolução do conflito. Este sistema requer pelo menos 4 identificadores humanos para cada aplicação KYC, todos funcionando de forma independente. Mais uma vez, nenhum verificador humano verá tanto o layout de identificação como o rosto da mesma pessoa, protegendo ainda mais a sua privacidade pessoal.

Os verificadores humanos serão selecionados aleatoriamente de um grupo de crowd workers do mesmo país do documento de identificação fornecido. Antes de verificar os verdadeiros Pioneiros, primeiro devem concordar com os Termos de Serviço da app e depois passar por um tutorial para treinar as suas habilidades de verificação. Uma vez que o trabalho destes verificadores é constantemente validado para evitar maus intervenientes, a verificação consistentemente imprecisa conduzirá à sua remoção do grupo de trabalho.

O código da aplicação KYC também pode ser publicado como PiOS no futuro para que os desenvolvedores comunitários possam ajudar a adicionar funcionalidades e documentos específicos de cada país para contribuir para este projeto.

Aviso: Os dados apresentados, por estes pioneiros iniciais que participam nesta versão Piloto da aplicação KYC, serão visíveis sem restrições para os membros do Core Team que estão a desenvolver esta aplicação — precisamos de verificar se os resultados da automatização da máquina são precisos quando comparados com os seus dados. Por isso, não há problema em esperar até mais tarde se estiver preocupado com a privacidade.

Quando é que os Pioneiros vão passar o KYC?

Através destas medidas, pretendemos construir um processo KYC totalmente viável e escalável. Assim que sentirmos que o nosso processo KYC está pronto para a adoção em massa, o início oficial do KYC começará antes do lançamento da Mainnet. Depois de apresentarmos uma solução KYC para um país específico, ofereceremos então um certo tempo para as pessoas fazerem perguntas e realizarem o KYC com êxito.

Dependendo dos níveis de participação e de outros parâmetros mainnet, decidiremos se os Pioneers podem passar o kyc depois da Mainnet ou não. Fique atento! Faça o check-in na app Pi diariamente para continuar a ganhar Pi e acompanhar o nosso conteúdo semanal :)

De volta ao topo

.

Como configurar um Node/ Nó

Para obter assistência com as etapas de instalação do Node, verifique nossa outra página Wiki da comunidade aqui: . Se este outro wiki não ajudar a resolver seu problema, você também pode enviar um "problema" na página do Github. Além disso, você pode receber orientações adicionais acessando as salas de bate-papo do Node Applicants na inscrição, caso tenha enviado a inscrição antes de 1º de maio de 2020.

Observe que esta é uma fase de teste, cujo objetivo é revelar problemas experimentados por diversos hardwares, softwares e conexões de Internet de nossa comunidade distribuída. Nosso objetivo é permitir que o maior número possível de candidatos de Node instalem essas etapas com êxito. Depois disso, podemos calibrar os requisitos de hardware e software do dispositivo necessários para obter uma rede confiável e segura. Mesmo que você não tenha conseguido concluir todas as etapas no momento, isso ainda nos fornece informações úteis, pois fazemos as melhorias necessárias para acomodar uma variedade maior de dispositivos de nossa comunidade.

De volta ao topo

.

Chat {Bate-papo}

Regras da sala de chat

O Pi Network NÃO permite o seguinte comportamento:

1} Vulgaridade

2} Ataques pessoais

3} Spam / Publicidade

Violações das regras da sala de chat podem resultar em ser silenciados na sala.

Palavras-chave

H = Host /Anfitrião da equipa de ganhos

M = Moderador Comunitário

FAQ = perguntas frequentes

IAT = Transferência in-App (apenas os membros piloto têm esta capacidade para fins de teste.)

KYC = Conheça o seu cliente (significa verificar humanos reais de bots, contas falsas e farms.)

Como posso entrar numa sala de chat?

Na lista dos chats,vá para o botão ➕ no canto inferior direito dentro do Chat. Em seguida, pode clicar em qualquer botão verde ➕ para adicionar uma nova sala de chat.

Como desligar/remover uma sala de chat?

Na lista dos chats,Vá para o botão ➕ no canto inferior direito dentro do Chat. Se estiver habilitado a remover uma sala de chat, pode clicar no botão vermelho ➖para remover a sala de chat. Como salas de bate-papo predefinidos não podem ser removidas.

Como posso ligar as notificações de chat para uma sala de chat?

Vá à sala de bate-papo onde quer ligar as notificações. No canto superior direito, clique no sino.

Como desativar as notificações de chat de uma sala de chat?

Vá à sala de chat onde quer desligar as notificações. No canto superior direito, clique no sino, então quando é tocado, significa que as notificações desta sala de chat estão desligadas.

Por que não posso publicar links?

A maioria dos links não são permitidos para proteger os Pioneiros de fraudes e anúncios.

Por que não posso postar numa sala de chat?

Se houver uma violação das regras da sala de chat, um post pode ser bloqueado, ou um Pioneiro pode ser silenciado.

De volta ao topo

.

PI BROWSER { O navegador PI }

O Pi Browser pretende fornecer uma experiência da web em um mundo descentralizado. Além de oferecer suporte a qualquer aplicativo Web 2.0, como os navegadores da web existentes, o Pi Browser permitirá que as pessoas naveguem, interajam e realizem transações em aplicativos descentralizados - aplicativos que se integram à tecnologia blockchain - para uma experiência de usuário fácil e amigável. Além disso, o Pi browser terá um diretório de aplicativos Pi selecionados e seu próprio sistema DNS para oferecer suporte a uma classe totalmente nova de domínios .pi. Por exemplo, os aplicativos atuais - Pi Wallet, Pi Chats, Mining, Brainstorm - serão acessíveis digitando respectivamente wallet.pi, chats.pi, mine.pi e brainstorm.pi no campo URL do navegador. No futuro, mais aplicativos Pi por desenvolvedores terceirizados serão selecionados e adicionados ao diretório e acessados ​​por meio de URLs .pi semelhantes. Os desenvolvedores também poderão começar a iterar em seu aplicativo por meio de domínios não pi mais cedo.

O Pi Browser é uma plataforma Pi Apps mais aberta porque permite que os desenvolvedores testem e implementem os aplicativos que se integram com o Pi Testnet, Pi Wallet e outros elementos da pilha de tecnologia Pi. Ele pode fazer isso sem a limitação do processo de aprovação ou confinamento da antiga plataforma Pi Utilities dentro do aplicativo de mineração Pi, porque qualquer pessoa pode visitar qualquer site gratuitamente no Pi browser . Por outro lado, costumava ser que os aplicativos deviam ser selecionados pela Core Team {Equipe Principal} para serem incorporados à plataforma Pi Utilities dentro do aplicativo Pi de mineração. Posteriormente, atualizaremos o SDK da plataforma Pi para integração com as transações de Testnet e Test-Pi para aplicativos Pi que permitem aos desenvolvedores testar seus aplicativos Pi no Testnet a partir de seus próprios domínios.

Além disso, o Pi Browser é basicamente a nova interface da plataforma Pi Apps / Utilities. O Pi Browser tem como objetivo criar uma plataforma Pi Utilities mais aberta e direta, onde os desenvolvedores podem facilmente desenvolver, testar e implantar Pi Apps para que os pioneiros experimentem e usem no futuro. Como uma ferramenta de navegador de uso geral, ainda é primitiva, mas é o único navegador que pode oferecer suporte a aplicativos Pi. Atualmente, o navegador está em sua versão beta e mais alterações e recursos serão adicionados posteriormente.

A versão móvel do Pi Wallet está dentro do aplicativo Pi Browser. A carteira Pi { Pi Wallets } é um marco importante na estratégia de descentralização progressiva de Pi em direção à Mainnet porque cada Pioneer será capaz de interagir com a blockchain Testnet por meio de suas carteiras criando transações Test-Pi. Também estamos nos preparando mais para a Pi Mainnet em termos de :

  1.  prontidão da comunidade e 

  2.  melhorias para o blockchain e sua escalabilidade, à medida que a comunidade testa as transações na Testnet.

Por que o Pi Wallets {a carteira do Pi} e o Pi Browser {navegador do Pi } estão agrupados? 

Ter a carteira dentro do aplicativo Pi Browser permitirá que os aplicativos Pi futuros e empresas tradicionais integrem facilmente Pagamentos Pi e interajam com o blockchain Pi. Isso permitirá que os pioneiros tenham experiências descentralizadas na web, ou seja, realizar transações de blockchain de Pi com facilidade ao visitar sites específicos de aplicativos de Pi. Esta é uma grande evolução da plataforma Pi Utilities e o esforço da equipe principal na construção do ecossistema Pi. Abaixo está uma introdução mais detalhada do Pi browser. O Core Team {equipe central} irá determinar com o feedback da comunidade se vamos manter dois aplicativos móveis (ou seja, aplicativo de mineração e aplicativo de navegador) ou mesclá-los em um no futuro.

À medida que a rede Pi se torna mais descentralizada, o navegador será capaz de acompanhar o progresso de descentralização da rede. No futuro, os pioneiros podem acessar aplicativos listados no diretório Pi e aplicativos não listados diretamente por meio de seus URLs e tomar as decisões finais sobre se esses aplicativos são confiáveis ​​ou não, sem a supervisão estrita da Pi Core Team. Por meio dessa visão, o processo de seleção do diretório não impediria necessariamente que aplicativos de bens fossem desenvolvidos, implantados, testados ou usados ​​pelos Pioneiros.

PI Wallets {Carteira Pi}

Para apresentar a carteira Pi, vale a pena revisar brevemente o que é uma carteira criptografada. Uma carteira criptografada é essencialmente um par de “chaves”: um endereço público e uma senha secreta (ou uma chave secreta). Embora o endereço da carteira deva ser compartilhado com outras pessoas para transações com você no blockchain, a senha deve ser mantida em segredo, pois é como uma senha para sua conta bancária necessária para mover quaisquer ativos. Hoje, o lançamento da carteira Pi significa que os pioneiros são convidados a gerar o endereço e a senha de sua carteira.

O Pi Wallets {carteira Pi} pode gerar endereços de carteira em vários blockchains e manter diferentes ativos criptográficos em tais blockchains usando a mesma senha, mas inicialmente estamos nos concentrando apenas em ativos Pi. Atualmente, ele está conectado apenas ao blockchain Pi Testnet, portanto, ele só contém Test-Pi para fins de teste. Quando a Mainnet é iniciada na Fase 3, a mesma Pi Wallet também pode se conectar à Pi Mainnet, mantendo assim o Pi real que você terá minerado naquele momento. Como estamos na fase do Testnet, o objetivo é fazer melhorias em tudo incluindo a carteira, portanto, é uma possibilidade que podemos pedir a todos para redefinir completamente suas carteiras com Test-Pi antes de passar para a Mainnet. Os pioneiros também terão a opção de redefinir sua carteira antes que a Mainnet seja lançada.

Em geral, as carteiras criptografadas são categorizadas em carteiras de custódia e não-custódia, com a diferença de se há outra pessoa ajudando você a gerenciar sua senha / chave secreta ou ativos na carteira. O Pi Wallets é uma carteira sem custódia, porque os servidores do Pi nunca têm acesso à sua chave secreta ou senha. Para ser mais amigável e com base no feedback dos primeiros testes de Pioneiros, a chave secreta da carteira do Pi é representada por uma lista de palavras mais legíveis chamadas “Frases-senhas”. A chave secreta pode ser derivada dinamicamente da frase-senha para que as pessoas só precisem armazenar uma frase-senha sem realmente salvar uma chave secreta. O uso de senhas em vez da chave secreta derivada para proteção reduz a chance de erros humanos na gravação e, ao mesmo tempo, atinge o mesmo nível de segurança que a própria chave secreta. Na versão móvel da Carteira Pi, se o seu telefone possuir autenticação biométrica (impressão digital ou reconhecimento facial), as senhas ficam armazenadas com segurança em seu telefone e podem ser recuperadas por meio de impressão digital ou Face ID.

Embora uma carteira criptografada sem custódia forneça benefícios de auto-soberania para as pessoas, um problema difícil para qualquer portador de ativos criptográficos é o caso de perder sua chave secreta ou senha - o problema de recuperação de conta. O Pi Wallets {carteira Pi} é e será uma carteira sem custódia, e pretendemos também inovar um mecanismo para resolver o difícil problema de recuperação de conta, utilizando parte do seu círculo de segurança, mantendo sua propriedade sem custódia. Esse mecanismo será lançado em uma versão posterior da carteira.

Depois que sua carteira Pi for criada, a torneira Pi Testnet irá iniciá-la com 100 Test-Pi para você testar as transações com Test-Pi na Testnet, assim como você faria na Mainnet após seu lançamento na Fase 3 (no final deste ano). Queremos enfatizar que Test-Pi (ou test-π) NÃO é REAL Pi! Isso não permite a negociação de Pi real. Test-Pi tem o único propósito de testar transações no Pi Testnet e não contém NENHUM VALOR. O saldo do Test-Pi na carteira pode ser redefinido porque o Testnet será redefinido periodicamente como parte do teste. Lembre-se de que atualmente as vendas de Pi não são autorizadas e violam os termos de serviço, o que pode resultar no congelamento da conta.

De volta ao topo

.

Como criar uma carteira

Para obter informações gerais sobre a carteira Pi e o navegador Pi, leia esta página aqui.

Para ver um vídeo com perguntas e respostas sobre a Carteira, acesse aqui.

Instruções;

  1. Antes de acessar sua carteira Pi, faça o download do novo aplicativo “Pi Browser” na iOS App Store ou na Android Play Store. Certifique-se de baixar o “Pi Browser” desenvolvido pela Pi Community Company. Para garantir o download do aplicativo correto, você também pode concluir esta etapa posteriormente seguindo as etapas abaixo.

  2. Abra o aplicativo de mineração Pi Network (o aplicativo original que você usa para mineração de Pi).

  3. Vá para o menu lateral ☰ no canto superior esquerdo e selecione “Pi Browser”.

  4. Leia as instruções e toque no botão “ENTRAR NO PI BROWSER”.

    1. Isso abrirá o Pi Browser e fará login automaticamente se você baixou o Pi Browser ou na loja de aplicativos onde você pode instalar o Pi Browser e abri-lo.

    2. Para alguns usuários do Android, ele abrirá um link no navegador padrão do telefone em vez do navegador Pi, portanto, talvez seja necessário abrir o próprio aplicativo Pi Browser.

  5. Para entrar em aplicativos relacionados ao Pi no Pi Browser, a maneira mais simples é por meio do aplicativo de mineração, conforme instruído na última etapa. No entanto, independentemente, você também pode entrar diretamente no Pi Browser digitando mine.pi no campo URL do Pi Browser e, em seguida, toque em "Usar outros métodos de login" e insira suas credenciais da rede Pi.

  6. Depois de entrar no navegador Pi, você verá uma página de boas-vindas com o ícone “wallet.pi”.

  7. Clique no ícone “wallet.pi”.

  8. Clique em “GERAR CARTEIRA”.

  9. Certifique-se de que sua senha esteja armazenada com segurança, diretamente em seu telefone, acessível apenas por sua impressão digital (Android) ou Touch ID/Face ID (iOS) ou copiando e colando-a em um local seguro secreto. Uma senha é uma “senha” feita de uma longa sequência de palavras. Isso é como uma chave privada para uma carteira de criptomoedas. Se você perder sua chave, perderá o acesso à carteira e não poderá recuperá-la devido à natureza não custodial da Pi Wallet. Portanto, por favor, não perca sua senha e não a deixe aberta para acesso gratuito por outras pessoas.

Se você não configurou a autenticação biométrica durante o processo de criação da carteira, pode ser necessário “DESBLOQUEAR COM SENHA” para configurar seu login biométrico (por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial).

Como usar a carteira Pi

Depois de fazer login na sua carteira Pi, você verá a página Saldo. Uma nova carteira conterá 100 Test-Pi. Lembre-se de que o Test-Pi não é o Pi real, não tem valor e é apenas para fins de teste.

  1. Para enviar o Test-Pi, toque no botão laranja “ENVIAR”. Na página Enviar Test-Pi,

    1. Em "Endereço do destinatário", insira o endereço da carteira do destinatário que você gostaria de enviar ao Test-Pi. (No futuro, um novo recurso opcional permitirá que você envie test-Pi apenas com nome de usuário.)

    2. Em “Quantidade”, digite a quantidade de Test-Pi que deseja enviar.

    3. Em “Taxa”, a taxa mínima agora para Pi Testnet é 0,01 Test-Pi, que é o padrão. Você pode aumentar a taxa se desejar que sua transação seja priorizada durante períodos de alto tráfego.

    4. Nota: O saldo da carteira não pode ficar abaixo de 20 Test-Pi. Portanto, uma tentativa de transferir um valor que resultaria em um saldo abaixo de 20 Test-Pi não será bem-sucedida. Instruções sobre como solicitar mais Test-Pi podem ser encontradas no botão "Receber".

  2. Ao tocar no link Histórico,

    1. Você terá uma lista de todas as transações históricas de entrada e saída de sua carteira. O mesmo histórico de transações foi registrado na blockchain Pi Testnet.

  3. Ao tocar no link Configurações,

    1. Você pode associar uma solução de login de identificação biométrica à sua carteira, caso ainda não o tenha feito. por exemplo. Se o seu telefone tiver esse recurso, você poderá usar sua impressão digital (Android) ou Touch ID/Face ID (iOS) para acessar sua senha e fazer login em sua carteira.

    2. Você pode encontrar sua senha tocando no botão "MOSTRAR". Lembre-se de manter sua senha privada. Não compartilhe a senha.

  4. Para encontrar o endereço da sua carteira, clique no botão "Receber".

    1. Atualmente, você pode compartilhar seu endereço de carteira tocando em “COPIAR” e depois compartilhando-o com quem quiser enviar o Test-Pi, por exemplo, colá-lo em uma mensagem de texto ou e-mail.

    2. No futuro, haverá um recurso para compartilhar o endereço da carteira através de sua escolha de solução de comunicação (redes sociais, e-mail…) com o futuro botão "COMPARTILHAR". Lembre-se de que o blockchain é visível publicamente, então você pode compartilhar seu endereço de carteira publicamente, enquanto sua carteira ainda estará segura.

  5. Se você enviou todos os seus Test-Pi e deseja continuar testando as transações, você pode solicitar outros 100 Test-Pi tocando no link na parte inferior da página Enviar ou Receber. Esta opção está disponível a cada 48 horas e se você tiver menos de 50 Test-Pi.

De volta ao topo

.

Preparação de Mainnet

Preparação de Mainnet

Para preparar a comunidade para a migração da Mainnet, estamos lançando alguns recursos de aplicativos móveis relacionados à Mainnet agora, o que dá tempo para a comunidade entender, fazer perguntas e pré-selecionar as configurações antes do lançamento da Mainnet. Um recurso é exibir o detalhe do saldo de um Pioneiro {por exemplo, saldo extraído por eles mesmos}, saldo transferível para Mainnet e saldo atribuível aos membros de sua equipe. Além disso, também estamos lançando outro recurso importante que permite aos Pioneiros travar voluntariamente uma parte de seus saldos transferíveis para minerar uma taxa mais alta posteriormente. O recurso de bloqueio permite que os Pioneiros pré-selecionem suas configurações de bloqueio voluntário que serão aplicadas à transferência de Mainnet após o lançamento da Mainnet e a aprovação do Pioneiro no KYC.

Para acessar esses recursos, siga as instruções abaixo.

Na tela inicial do Pi, 

  1. Toque no ícone no canto superior esquerdo para abrir o menu da barra lateral do Pi. 

  2. Toque em “Mainnet”.Aprenda sobre os vários saldos mostrados na tela. 

  3. Toque em “Configurar taxa de bloqueio” para pré-selecionar sua configuração.

  4. A partir daqui, siga as instruções no aplicativo e depois gravar.

Como funcionam os bloqueios/lockups na Mainnet?

Na Mainnet, a recompensa do bloqueio visa apoiar um ecossistema saudável e tranquilo e incentivar o envolvimento de longo prazo com a rede, enquanto a rede está bootstrapping  (iniciando) a economia e criando demandas. É um importante mecanismo macroeconômico descentralizado para moderar a oferta circulante no mercado, especialmente nos primeiros anos de mercado aberto, quando as concessionárias estão sendo criadas. Um objetivo importante da Pi Network é criar um ecossistema de aplicativos baseado em utilitários. As transações de bens e serviços reais no ecossistema, em vez de apenas comércio especulativo, têm como objetivo determinar a utilidade de Pi. Conforme lançamos a fase Enclosed Network{Rede fechada} da Mainnet, que será apresentada em breve, uma das principais áreas de foco será apoiar e aumentar a comunidade de desenvolvedores de aplicativos Pi e estimular mais aplicativos Pi a crescer. Nesse ínterim, os pioneiros podem optar por bloquear o seu Pi para ajudar a criar um ambiente de mercado estável para que o ecossistema amadureça e para que mais aplicativos de Pi surjam e forneçam casos de uso atraentes para gastar Pi - para criar demandas orgânicas por meio de utilitários.

O recurso de bloqueio estará ativo quando lançarmos a versão anterior da Mainnet no final deste mês, mas você pode reservar um tempo para aprender e até mesmo pré-selecionar as configurações de bloqueios /lockups agora, antes de se tornar KYC ou estar pronto para migrar para a Mainnet. Você pode decidir alterar sua configuração de bloqueio a qualquer momento que desejar como uma configuração geral para toda a conta no aplicativo Pi.

Conforme você e sua equipe de ganhos /círculos de segurança passam no KYC e uma nova mineração ocorre, mais do seu saldo móvel se torna transferível. Em cada transferência para a Mainnet, essas configurações pré-selecionadas de duração e porcentagem de bloqueios serão aplicadas automaticamente ao valor do saldo transferido, resultando em dois tipos de saldos na Mainnet: saldo de bloqueio e saldo livre, ambos os quais serão registrados no blockchain da Mainnet e residir na carteira Pi sem custódia da Pioneiro. Os bloqueios não podem ser revertidos uma vez confirmados e devem permanecer bloqueados por toda a duração escolhida devido à natureza do blockchain.

Contabilizado pela porcentagem de seu saldo transferido, você terá que bloquear a mesma porcentagem do novo saldo transferido para manter o mesmo impulso de mineração de bloqueio. Isso é feito facilmente, mantendo sua configuração de bloqueio consistente para cada transferência recorrente para Mainnet. Por outro lado, se você bloquear uma porcentagem menor de Pi em suas transferências posteriores como sua transferência Mainnet inicial, seu aumento de mineração de bloqueio diminuirá proporcionalmente. Se você fizer alguma alteração na configuração de bloqueio de toda a sua conta, a alteração terá efeito na próxima transferência de seu saldo para a Mainnet.

Consulte a interface do recurso de bloqueio no aplicativo para obter uma explicação mais detalhada sobre como o bloqueio funciona e é calculado. Quando lançarmos a versão inicial da Mainnet no final deste mês, também lançaremos seções atualizadas do white paper. Lá, você poderá ver as fórmulas e mecanismos precisos e completos da Mainnet.

De volta ao topo

.

ROADMAP {ROTEIRO}

Abaixo está o novo rascunho do capítulo "Roadmap"{Roteiro} de nosso white paper. Ele revisa as duas primeiras fases da rede (Beta e Testnet) e apresenta a fase Mainnet com mais detalhes. Seu feedback é bem-vindo antes de atualizarmos o white paper oficial em nosso site quando a Open Network começar. Lembre-se de que também estamos trabalhando em novos rascunhos de outros capítulos do white paper e os lançaremos em breve, o que poderá esclarecer ainda mais as dúvidas que você possa ter agora.

ROADMAP{ROTEIRO}

A Pi Network é única no nosso design tecnológico e ecossistêmico, bem como na importância da contribuição de nossa comunidade no desenvolvimento. Essa exclusividade é melhor atendida por uma abordagem cuidadosa e iterativa que permite feedback da comunidade, teste de produtos, recursos e experiência do usuário e fases definidas por marcos. Existem três fases principais para o nosso desenvolvimento: 

(1) Beta, (2) Testnet e (3) Mainnet.

Fase 1: Beta

Em dezembro de 2018, lançamos publicamente nosso aplicativo móvel na iOS App store como um protótipo alfa que integrou os pioneiros iniciais. No Dia do Pi, 14 de março de 2019, o white paper original do Pi foi publicado, marcando o lançamento oficial do Pi Network. Nesse estágio, nosso aplicativo permitiu que os pioneiros explorassem Pi, contribuindo para o crescimento e a segurança da futura blockchain de Pi. Como o objetivo final era lançar a Mainnet e construir um ecossistema em torno da plataforma Pi, O  aplicativo do Pi rodando no servidor Pi centralizado permitiu que usuários de telefones celulares (Pioneiros) contribuíssem com seus círculos de segurança que, em conjunto, construíram o gráfico de confiança exigido por o algoritmo de consenso do Pi Blockchain e, em troca, os Pioneiros receberam recompensas de mineração. Além disso, a fase centralizada permitiu que a rede crescesse, a comunidade se formasse e o token Pi fosse acessível e amplamente distribuído. Esta fase também permitiu a iteração de muitos recursos técnicos e experiência Pioneer, aproveitando a opinião da comunidade ao longo do processo de desenvolvimento.

As seguintes conquistas importantes foram feitas durante a fase Beta:

  •  O aplicativo móvel Pi Network foi listado e acessível através da iOS App Store e Google Play Store.

  • A Pi Network cresceu de 0 para mais de 3,5 milhões de Pioneiros engajados.

  • A comunidade da Pi Network se envolveu ativamente com o projeto por meio das interações da tela inicial do aplicativo e do aplicativo de chat(bate-papo).

  •  A Pi Network alcançou 233 países e regiões em todo o mundo.

Fase 2: Testnet

Esta fase começou em 14 de março de 2020, marcando outra preparação crítica para a transição para um blockchain descentralizado - um Testnet ao vivo com nodes distribuídos de todo o mundo. O software Node da Pi Network permitiu que computadores individuais suportam a execução do Pi Testnet usando a moeda Test-Pi(pis de teste). O Test-Pi estava disponível apenas para fins de teste e não tinha relação com os saldos das contas dos pioneiros no aplicativo Pi. O Pi Testnet atingiu mais de 10.000 nodes{nós} da comunidade totalmente funcionais e mais de 100.000 nodes{nós} ativos diários na lista de espera e, conforme explicado em uma seção posterior, continuará a existir para fins de teste na fase Mainnet.

O Pi Testnet permite o teste de conectividade, desempenho, segurança e escalabilidade do blockchain e permite que os desenvolvedores de aplicativos Pi desenvolvam os aplicativos Pi antes que possam implantar seu aplicativo na Mainnet. Durante a fase Testnet, três estratégias principais foram adotadas: 

(1) descentralização por meio de Nodes(nós)de Testnet, 

(2) crescimento por meio do aplicativo Pi principal para mineração móvel e 

(3) criação de utilitário por meio da plataforma de aplicativos Pi no Pi Browser(navegador Pi). O Testnet foi executado em paralelo com o aplicativo de mineração móvel Pi da Fase 1 e permitiu que os nodes{nós} da comunidade descentralizada ficassem online e prontos para o Mainnet. Especificamente, os Nodes(nós)de Testnet ajudaram na avaliação do desempenho, segurança e escalabilidade do blockchain. Ele também ajudou os desenvolvedores de aplicativos Pi a testar seus aplicativos no Pi Blockchain. Ao mesmo tempo, o aplicativo de mineração móvel Pi continuou a integrar milhões de pioneiros, construindo a comunidade e contribuindo para a segurança do blockchain. O Pi Browser, junto com o Pi SDK(Desenvolvimento de Software), permitiu que a comunidade criasse utilitários e desenvolvesse o ecossistema Pi.

As seguintes realizações principais foram feitas durante a fase de Testnet:

  • Muitas versões do software Nodes{nós} foram lançadas.

  • A plataforma Pi foi lançada junto com os principais ingredientes de nossa infraestrutura de ecossistema: Wallet(Carteira), Browser, Brainstorm e ferramentas de desenvolvedor.

  • A versão piloto do aplicativo KYC foi introduzida no Pi Browser(navegador Pi).

  • O projeto realizou seu primeiro Hackathon online mundial com milhares de participantes da Comunidade de Pioneiro.

  • A Pi Network cresceu para mais de 30 milhões de Pioneiros engajados e de 0 para mais de 10.000 Nodes(nós) de comunidade totalmente funcionais e mais de 100.000 Nodes(nós) ativos diários na lista de espera.

  • A Pi Network alcançou quase todos os países e regiões do mundo.

Fase 3: Mainnet

Em dezembro de 2021, a Mainnet da blockchain Pi irá ao ar. A migração do saldo do Pioneiro de sua conta de telefone para a Mainnet começa durante este período. A autenticação KYC de um Pioneiro precede a migração do saldo para a Mainnet. A fim de permitir tempo suficiente para que milhões de Pioneiros concluam com sucesso sua verificação KYC, criem utilitários no ecossistema Pi e continuem a iterar em nossa tecnologia e desígnio de ecossistema, a Mainnet terá dois períodos:

{A} no início, Mainnet com firewall               (ou seja,Enclosed Network/a rede fechada),

{B} e, em seguida, Open Mainnet 

(ou seja,Open Network/ a rede aberta).

The Enclosed Network Period

{O período da rede fechada}

Este período começará em dezembro de 2021. O período de rede fechada significa que a Mainnet está ativa, mas com um firewall que impede qualquer conectividade externa indesejada. Os pioneiros poderão reservar um tempo para KYC e migrar seu Pi para o blockchain Mainnet ao vivo. Qualquer saldo migrado para a Mainnet pode ser usado, por escolha do Pioneiro, para comprar bens e serviços em aplicativos Pi, transferir para outros Pioneiros ou ficar preso por um período de tempo por uma taxa de mineração mais alta. Os pioneiros da KYC serão capazes de usar seu Pi na Mainnet livremente em um ambiente fechado dentro da Pi Network. No entanto, este período não permitirá a conectividade entre o blockchain Pi e outros blockchain.

Vantagens da abordagem de dois períodos para Mainnet

Existem múltiplas vantagens em ter um período intermediário fechado para aumentar para a Mainnet totalmente aberta. Essa abordagem dá tempo para:

  • milhões de pioneiros em todo o mundo para passar KYC,

  • construir e implantar mais aplicativos Pi e permitir que mais utilitários sejam criados e usados,

  • fazer a transição de aplicativos Pi implantados na Testnet para a Mainnet,e

  • iterar em qualquer modificações e ajustes na Mainnet(rede principal) e no ecossistema antes da Open Network(rede aberta).

O período da Enclosed Network permite que milhões de Pioneiros tenham tempo para KYC e migrem seu Pi para a Mainnet. Apenas uma pequena fração dos Pioneiros conseguiu completar seu KYC em torno do lançamento da Mainnet. Nos próximos meses, continuaremos a lançar a solução KYC para mais Pioneiros e ajudá-los a concluir seu KYC. Se mudássemos diretamente do Testnet para a Open Network(rede aberta),isso significaria que os pioneiros que conseguiram realizar o KYC antes de outros teriam o Pi disponível para uso fora da plataforma de Pi, enquanto os pioneiros ainda aguardam para concluir seu KYC ainda não teriam esse privilégio. A velocidade com que os Pioneiros em todo o mundo são capazes de concluir seu KYC dependerá da velocidade com que cada comunidade local fornece a força de trabalho do validador KYC, bem como da velocidade com que os Pioneiros individuais participam do KYC.

Tendo o período da Enclosed Network(Rede Fechada) dá tempo para que milhões de Pioneiros concluam seus KYC e transfiram seus Pi para a Mainnet. Dessa forma, todos os Pioneiros que desejam e são capazes de concluir seu KYC em um período de tempo razoável, podem usar seu Pi fora da plataforma de Pi de uma vez. Dado que a conectividade externa entre o Blockchain Pi e outros blockchains ou sistemas não é permitida durante o período da Enclosed Network(Rede Fechada), isso ajuda ainda mais os Pioneiros a se concentrarem na transição para a Mainnet sem qualquer influências externas ao Blockchain Pi.

Este período também ajudará a comunidade a se concentrar na criação de serviços públicos e na inicialização do ecossistema sem distrações externas. Consistente com a visão da Pi Network para habilitar um ecossistema baseado em utilitário, isso permite que aplicativos sejam implantados na Mainnet e criem utilitários para os Pioneiros. Os aplicativos Pi serão capazes de mudar de Testnet para Mainnet - para o modo de produção para transações de Pi reais. Neste momento, os pioneiros verificados pelo KYC serão capazes de gastar seu Pi em aplicativos de Pi, impulsionando a criação de utilitários e inicializando o ecossistema Pi antes da Open Network(Rede Aberta). Esta rampa gradual e deliberada para a Open Network(rede aberta) ajudará os aplicativos, assim como a Pi Network, a descobrir e resolver qualquer falhas no mercado e na tecnologia. Assim, o período da Enclosed Network está alinhado com a visão de Pi de um ecossistema baseado em utilidade e sua filosofia iterativa.

Além disso, a Enclosed Network(rede fechada) permitirá que a Mainnet funcione com dados de produção e Pi real, o que difere da Testnet. Os dados coletados durante a Enclosed Network(rede fechada) ajudarão a calibrar e ajustar qualquer configurações e fórmulas, se necessário, para garantir uma Open Network(rede aberta) estável e bem-sucedida.

Verificação KYC e transferência de saldo Mainnet

Know Your Customer/Client(Conheça seu cliente)” (KYC) é um processo que verifica a identificação para distinguir contas genuínas de contas falsas. A visão da Pi Network é construir um token e ecossistema inclusivo e mais amplamente distribuído para todos os Pioneiros. O mecanismo de mineração da Pi Network é baseado em rede social e a taxa de mineração halved(caiu pela metade) 5 vezes, à medida que o tamanho da rede social cresceu para mais de 1K, 10K, 100K, 1M e 10M de membros engajados. Portanto, Pi tem uma política rígida de uma conta por pessoa. Isso requer um alto grau de precisão para estabelecer que os membros da rede são seres humanos genuínos, evitando que os indivíduos possam acumular Pi injustamente criando contas falsas. Os resultados do KYC dos pioneiros dependerão não apenas da verificação da identidade, mas também da correspondência do seu nome com a conta do Pi e da triagem contra a lista de sanções do governo. A KYC, portanto, ajuda a garantir a verdadeira humanidade da rede e o cumprimento das regulamentações Anti-Money Laundering(Anti-Lavagem de Dinheiro) (AML) e anti-terrorismo.

Conforme comunicado na fundação da rede, para garantir a verdadeira humanidade, contas falsas de Pi e mineração com script são estritamente proibidas. Essas contas serão desabilitadas e não poderão migrar para Mainnet. Nos últimos três anos, vários mecanismos técnicos foram implementados para identificar bots e contas falsas. Para as contas identificadas como altamente prováveis de serem falsas pelo algoritmo de Pi, o peso está nessas contas para provar o contrário. Essas contas falsas identificadas serão desativadas ou passarão por um processo de revisão e apelação muito mais rigoroso. A alocação de slots KYC será priorizada para contas com alta probabilidade de serem verdadeiros titulares humanos.

Apenas as contas com identidades verificadas terão permissão para fazer a transição para Mainnet, e apenas os saldos de Pi atribuíveis a contas verificadas de identidade terão permissão para transferência para o saldo da Mainnet. Quando um Pioneiro e sua equipe de referência e membros do círculo de segurança passam o KYC determina se e quando, e em que medida, um Pioneiro pode transferir seus saldos. Abaixo está um exemplo hipotético para ilustrar como a verificação KYC dos Pioneiros afeta seus saldos na migração para a Mainnet.

Para simplificar, definimos diferentes conceitos de saldos de Pi da seguinte forma:

Saldo do celular : o saldo do Pi atualmente mostrado em uma conta da Pioneiro no aplicativo para celular do Pi.

Saldo transferível : o saldo que foi autorizado a ser transferido para a Mainnet porque o Pioneiro e seus indivíduos associados específicos nas equipes de referência e círculos de segurança foram aprovados no KYC.

Saldo da Mainnet : O saldo que foi migrado e transferido pelo o Pioneiro para a Mainnet.

Suponha que o indivíduo A seja o proprietário de uma conta Pi que deseja transferir seu saldo móvel. O Pioneiro A só terá permissão para transferir qualquer saldo do Móvel para a Mainnet quando sua identidade for verificada, ou seja, quando passar no KYC. Digamos que este indivíduo tenha os indivíduos B, C, D e E em sua equipe de referência e os indivíduos D, E, F e G em seu círculo de segurança. Até agora, apenas os indivíduos A, B, D e F concluíram sua verificação de KYC.

Neste exemplo de configuração:

  • A é um pioneiro de mineração que passou no KYC.

  • B, C, D, E estão na equipe de referência de A.

  • D, E, F, G estão no Círculo de Segurança de A.

  • A, B, D e F passaram no KYC.

Aqui, o saldo transferível de A é a soma dos três componentes a seguir:

  • Recompensas do Pioneiro: Pi extraído com base no status de Pioneiro de A em todas as sessões de mineração

  • Recompensas do contribuidor: contribuição de D e F para a taxa de mineração de A como contribuintes em todas as sessões de mineração

  • Recompensas do Embaixador: Bônus de mineração de todas as sessões de mineração quando B e D como membros da equipe de referência mineraram durante a mesma sessão que A minerou

À medida que mais membros da equipe de referência do Pioneer A e membros do círculo de segurança (isto é, C, E e G) passam no KYC, mais porções do saldo móvel de A se tornarão saldo transferível - pronto para que A migre para a Mainnet e, por fim, se torne o saldo da Mainnet de A.

Durante o período do Enclosed Mainnet (Mainnet fechado), qualquer Saldo móvel que não se tornou Saldo transferível permanecerá no aplicativo de mineração móvel até que os Pioneiros associados na equipe de referência e círculos de segurança passem KYC e o montante correspondente se torne transferível para Mainnet. No caso do exemplo acima do Pioneer A, a contribuição do saldo de C, E e G permanecerá como Saldo Móvel para A no aplicativo de mineração, esperando que eles sejam aprovados no KYC para que esse saldo se torne transferível. Se tais contas associadas nunca passarem de KYC, o saldo atribuído a essas contas não verificados com o KYC irá expirar em uma determinada data, o que terá permitido tempo suficiente para toda a rede fazer o KYC. Os saldos não reclamados devido à falta de KYC serão descartados por não serem transferidos para a Mainnet.

Restrições no Enclosed Network(Rede Fechada)

Embora as transações entre aplicativos Pi e Pioneiros e transações Pioneiro-para-Pioneiro sejam permitidas na Pi Network(Rede Pi), a Rede Fechada(Enclosed Network) terá as restrições listadas abaixo. Essas restrições nesta fase ajudam a impor a natureza fechada da rede:

  • Não haverá conectividade entre Pi e outras Blockchains(cadeias de blocos) ou trocas de criptografia.

  • A Mainnet só pode ser acessada por meio do Pi Wallet(Carteira do Pi) e aplicativos do Pi no Pi Browser(navegador Pi).

  • O blockchain da Mainnet estará acessível a qualquer computador na Internet, mas apenas por meio de um firewall para fazer cumprir as regras acima.

  • Haverá apenas Nodes(nós) da Core Team(equipe principal) na Mainnet para garantir que o firewall esteja instalado o tempo todo.

A Rede Fechada(Enclosed Network) apoiará as atividades econômicas e o crescimento do ecossistema Pi. Assim, as transações de Pioneiro para Pioneiro são possíveis por meio da Carteira Pi(Pi Wallet), já que os Pioneiros verificados pelo KYC serão capazes de usar a Carteira Pi(Pi Wallet) para realizar transações em Pi. Os pioneiros também podem gastar Pi em aplicativos Pi no Pi Browser(navegador Pi), que pode acessar a Mainnet por meio do SDK(kit de desenvolvimento de software) de aplicativos Pi e da API Pi Blockchain. Durante o período da rede fechada(Enclosed Network), um aplicativo no Pi Browser(navegador Pi) só pode usar as APIs(Interface de Programação de Aplicativos) de blockchain do Pi incluídas na lista de permissões do firewall para interagir com a Mainnet.

Os seguintes usos de transações Pioneiro-para-Pioneiro, Pioneiro-para-App e App-para-Pioneiro serão permitidos:

  • Troca de Pi por bens e serviços por meio de Pi Apps(Aplicativos do PI)

  • Transferência de Pi entre Pioneiros para bens e serviços

Os seguintes usos serão proibidos:

  • Troca de Pi por moeda fiduciária

  • Troca de Pi por outras criptomoedas

  • Transferência para Pi para uma promessa futura de fiat ou outras criptomoedas

Aplicaremos as restrições acima adicionando um firewall à Mainnet e executando exclusivamente os Nodes(nós) da Mainnet neste Período Provisório. Os Nodes(nós) da comunidade continuarão a funcionar na Testnet no período da rede fechada(Enclosed Network). Continuaremos a implementar a interface e outras mudanças nos Nodes(nós) em preparação para o período de rede aberta(Open Network),onde os Nodes(nós) da comunidade poderão ser executados na Mainnet(rede principal). As restrições da Rede para mantê-lo fechado serão relaxadas quando chegar ao próximo período - Open Network(Rede Aberta).

O período da rede aberta

(Open Network)

Dependendo da maturidade da economia da Rede Fechada(Enclosed Network) e do progresso do KYC, esse período pode começar no Dia do Pi (14 de março de 2022), no Dia do Pi2 (28 de junho de 2022) ou posteriormente. O período de rede aberta(Open Network) significa que o firewall no período de rede fechada(Enclosed Network) será removido, permitindo qualquer conectividade externa, por exemplo, para outras redes, carteiras e qualquer pessoa que queira se conectar a Pi Mainnet. As chamadas API não serão protegidas por firewall e os Pioneiros poderão executar seus próprios Nodes(nós)do Pi e serviços API(Interface de Programação de Aplicativos). Os pioneiros terão conectividade com outros blockchains. Nodes(Nós) da comunidade também podem executar a Mainnet.

De volta ao topo

.

Cuidado com os esquemas e SCAMS

À medida que a Pi Network cresce, tem havido um recente aumento de esquemas alegando envolver Pi. Lembre-se que Pi está extraído gratuitamente, mas atualmente não está à venda. A Pi Network não está afiliada a ninguém ou a qualquer organização que pretenda vender futuros Pi, Pi ou quaisquer derivados da Pi. Todas estas vendas não são autorizadas e podem levar à sua perda de dinheiro ou dados pessoais. A Pi não está atualmente em nenhum Exchange nem em trocas comerciais nem futuros ou negociada por outras moedas/criptomoedas.

Evite vendas não autorizadas de futuros pi, pi ou derivados

Evite todas as vendas não autorizadas atuais de futuros ou derivados pi, porque ou estes esquemas podem não ter o Pi que eles alegam que tem para devolver-lhe o Pi prometido depois de pagar-lhes dinheiro, ou estes futuros e derivados serão construídos em ativos vazios onde nada está a apoiar o seu valor, provavelmente acabando em situações de "pump and dump". Lembre-se que leva tempo para criar e construir valor real, e a promessa de dinheiro rápido é geralmente uma frude. Por causa da nossa política que todo o Pi que se ganhou através de contas falsas ou scripts serão queimados e os termos atuais de transferências in-app, muitos destes burlões que pensam que possuem certas quantidades de Pi perderão o seu Pi antes da Mainnet devido ao comportamento proibido pelas nossas políticas e termos.

Portanto, não há outra maneira de aumentar a sua taxa de mineração ou obter mais Pi agora, aparte claro de minerar na aplicação. Tenha cuidado com os burlões que fazem afirmações falsas de que pode obter mais do que o que pode ser ganho dentro da App Pi. Você pode minar pi gratuitamente, carregando no botão de mineração na app todos os dias, e você é recompensado por garantir a rede, tendo até 5 membros no seu Círculo de Segurança, e aumentando a rede construindo a sua equipa de ganhos através de convites.

Não partilhe informações pessoais

Não forneça as suas informações pessoais (por exemplo, número de telefone, endereço de e-mail, palavras-passe, nome de utilizador Pi e saldos) a quaisquer organizações, websites, redes sociais ou aplicações de mensagens para eventuais lançamentos de airdrops ou potenciais oportunidades de negociação. A Pi Network não está a fazer nunhum Airdrop. Como mencionado acima, quaisquer futuros ou derivados da Pi podem não ser apoiados por nada, daí correr o risco de privacidade e roubo de identidade neste caso.

Quaisquer comunidades não oficiais que finjam executar "Pi KYC" pagas são fraudes,e você pode perder dinheiro e potencialmente ter a sua identidade roubada. Todos os processos Pi KYC só serão iniciados a partir desta App. Será notificado se for selecionado para kyc, que atualmente é gratuito. 

Não partilhe informações pessoais (por exemplo, número de telefone, endereço de e-mail, passwords) dentro das salas de chat da Pi App ou de quaisquer canais de comunicação onde estranhos possam ver.  Especificamente, não deve trocar números de telefone ou adicionar estranhos ao seu Círculo de Segurança. Só deve adicionar pessoas em quem confia ao seu Círculo de Segurança. Lembre-se que está a receber a recompensa do círculo de segurança por tornar a rede mais segura. Se está a adicionar pessoas não confiáveis ao seu Círculo de Segurança, esta sua ação não só não contribuiu para a segurança da rede, como também pode ter um efeito negativo na sua capacidade de fazer transferências e recuperação de conta Pi no futuro.

Utilizar recursos oficiais da Rede Pi

O melhor lugar para obter informações sobre Pi é de dentro da app e no nosso site oficial www.minepi.com. Os moderadores do Pi Chat gerem esta página wiki comunitária e pretendem fornecer informações fiáveis, mas podem conter imprecisões.

Tenha cuidado com os sites que imitam o nosso website ou as páginas das redes sociais. A App Pi tem links no menu lateral para os nossos sites oficiais de redes sociais. Tenha cuidado com páginas sociais não relacionadas com pi não-oficiais ou grupos que oferecem informações ou serviços. Há alguns recursos que podem ser fiáveis, mas há outros que espalham rumores falsos. Por isso, consulte sempre a app ou site Pi Network para obter notícias e informações oficiais.

Reporte sempre atividade suspeita

Se encontrar uma fraude ou atividade questionável, por favor envie provas de suporte do esquema como Email Request através do nosso Portal de Suporte e use o Formulário de Relatório de Fraude. Se há Pioneiros a tentar comprar, vender ou trocar Pi nas salas de chat da Pi App, isso é uma violação dos nossos termos de serviço. Se vir esta atividade, por favor, tire uma imagem da mensagem do Scammer e envie um Pedido de E-mail através do nosso Portal de Suporte e utilize o Formulário de Relatório de Fraude.

De volta ao topo

.

Modelo de token e mineração

Um desígnio de token de qualidade bem pensado é fundamental para o sucesso de uma rede de criptomoeda. Ele tem o potencial de criar incentivos para iniciar a formação e o crescimento da rede, construir um ecossistema dirigido por utilitários e, assim, apoiar a criptomoeda que sustenta tal sistema. O que uma rede incentiva diz muito sobre o que uma rede precisa - por exemplo, crescimento da rede ou criação de utilidade baseada em fundamentos, uma mera reserva de valor ou um meio de troca para o ecossistema criptográfico. Este capítulo cobre o supply do Pi e como os pioneiros podem extrair Pi em diferentes fases da rede, e a lógica do projeto subjacente para diferentes mecanismos de mineração, incluindo construir e expandir a rede e incentivar serviços públicos e demandas. Observe que Pi é uma criptomoeda de camada um em execução em seu próprio blockchain, ao qual “token” aqui se refere.

Supply do Pi

A visão da Pi Network é construir a economia ponto a ponto e a experiência online mais inclusiva do mundo, abastecida por Pi, a criptomoeda mais usada do mundo. Para cumprir essa visão, é importante expandir a rede e tornar o Pi amplamente acessível, ao mesmo tempo em que mantém a segurança do blockchain e a escassez de Pi. Embora essas metas sempre tenham guiado o modelo do supply de tokens e o projeto de mineração, a principal distinção é: às fases pré-Mainnet focadas em impulsionar o crescimento da rede e distribuir amplamente o Pi e a fase Mainnet se concentrará em recompensar formas mais diversas de contribuições do Pioneiro enquanto consolidam o supply do Pi.

Supply do Pré-Mainnet

Nos estágios iniciais, o foco da Pi Network era o crescimento e a proteção da rede. A inicialização para construir uma massa crítica de participantes é fundamental para qualquer rede e ecossistema. Impulsionado pela visão de tornar o Pi a criptomoeda mais usada do mundo, distribuir o Pi e torná-lo acessível globalmente, além do foco no crescimento. O algoritmo de consenso de Pi depende de um gráfico de confiança global, que é agregado a partir dos Círculos de Segurança de Pioneiros individuais. Era, portanto, fundamental incentivar os Pioneiros a formar Círculos de Segurança individuais. Isso significava um supply de tokens disponíveis como recompensas de mineração que não era explicitamente limitado antes da Mainnet.

Ao mesmo tempo, era importante manter uma certa escassez de Pi. Conforme explicado na seção de mineração, a rede adotou um mecanismo de mineração em que a taxa de mineração da rede diminui pela metade cada vez que o tamanho da rede aumenta em 10 vezes, resultando em uma série de eventos de redução pela metade quando atinge vários marcos de Pioneiros engajados. O próximo evento de redução pela metade com base neste modelo seria quando a rede atingir 100 milhões de Pioneiros engajados. Atualmente, somos mais de 30 milhões de Pioneiros engajados. A rede também manteve a opção de interromper toda a mineração caso a rede atingisse um determinado tamanho, o que, no entanto, ainda estava para ser determinado. A opção de limitar o fornecimento de Pi não foi exercida antes da Mainnet, deixando, portanto, o total do supply indefinido.

O modelo de supply do pré-Mainnet com um mecanismo de mineração adaptado para acessibilidade, crescimento e segurança iniciou uma comunidade de mais de 30 milhões de Pioneiros engajados com milhões de Círculos de Segurança interligados. Um meio simples e acessível de minerar Pi em um telefone móvel ajudou a distribuir os tokens amplamente em todo o mundo, inclusive entre as populações que foram deixadas de fora da revolução da criptografia por falta de capital, conhecimento ou tecnologia. Ao fazer isso, a rede evitou a extrema concentração de riqueza evidente em Bitcoin e outras criptomoedas, preparando-se para se tornar um verdadeiro ecossistema descentralizado de ponto a ponto com um volume grande o suficiente de participantes e transações para a criação de utilidade.

Supply de Mainnet

A oferta {supply} abastece o crescimento e incentiva as contribuições necessárias à rede para alcançar um ecossistema organicamente viável. Para esse fim, as recompensas de mineração continuarão após a Mainnet, mas assumirão diversas formas para incentivar diferentes tipos de contribuições, que serão explicadas na seção Mineração abaixo. No que diz respeito ao supply, o supply indeterminado devido ao mecanismo de mineração pré-Mainnet que otimiza para acessibilidade e crescimento da rede apresenta alguns problemas para a fase Mainnet, incluindo imprevisibilidade no planejamento, super-recompensa e sub-recompensa diferentes tipos de necessidades contribuições na nova fase e desafios à escassez. Para resolver esses problemas, a rede mudará de seu modelo de supply pré-Mainnet, que é completamente dependente do comportamento da rede, para o modelo de Supply Mainnet, onde há um supply máximo claro.

A questão da imprevisibilidade do planejamento no modelo de supply pré-Mainnet surgiu na primeira COiNVENTION da Pi Network em setembro-outubro de 2020, onde o painel da comunidade e as submissões da comunidade discutiram se a mineração deveria ser reduzida pela metade ou interrompida no tamanho da rede de 10 milhões na época. As diversas vozes dos membros da comunidade apresentaram o seguinte dilema para a rede. Se a mineração continuasse com base no mecanismo de mineração em andamento (pré-Mainnet), isso causaria preocupações com o supply devido à incerteza e, portanto, à escassez de PI. No entanto, se a mineração parasse, isso prejudicaria o crescimento da rede e impediria que novos Pioneiros se juntassem à rede como mineradores, prejudicando assim a acessibilidade de Pi. Mesmo que a rede tenha avançado a partir dessa decisão e reduzido pela metade a taxa de mineração em seu tamanho de 10 milhões, esse dilema ainda permanece e precisa ser resolvido.

Como a comunidade pode alcançar crescimento e acessibilidade contínuos, ao mesmo tempo em que aborda as preocupações com o supply, é um dos principais fatores considerados no desígnio do modelo de token da Mainnet. Além disso, o supply total indefinido e imprevisível torna difícil ter um planejamento de tokens de rede geral porque a comunidade como um coletivo e o próprio ecossistema precisam usar algum Pi para fins que beneficiem a comunidade e o ecossistema como um todo, além de apenas mineração recompensas para indivíduos, como evidenciado por quase todas as outras redes de blockchain. Alocações claras para tais propósitos coletivos da comunidade precisam ser definidas. Portanto, dado o tamanho da rede atual de mais de 30 milhões de Pioneiros e o volume esperado de transações e atividades no futuro, o modelo de supply da Mainnet tem um claro supply total máximo de 100 bilhões de Pi permitindo incentivos de crescimento contínuo e novas contribuições enquanto remove as preocupações sobre a imprevisibilidade do supply .

A distribuição de supply honrará o princípio de distribuição original no white paper de 14 de março de 2019 - a comunidade Pi tem 80% e a equipe do Pi tem 20% do supply total circulante de Pi, independentemente de quanto o supply circulante haja no Pi Network em qualquer momento. Assim, dado um supply máximo total de 100 bilhões de Pi, a comunidade acabará recebendo 80 bilhões de Pi e a Equipe Central{Core Team} acabará recebendo 20 bilhões de Pi. O gráfico de pi a seguir mostra a distribuição geral. A alocação da Core Team é desbloqueada no mesmo ritmo que a comunidade mina progressivamente mais e mais Pi e pode estar sujeita a bloqueio adicional por meio de um mandato auto-imposto. Isso significa que se a comunidade tem uma parte de sua alocação em circulação (por exemplo, 25%), apenas a quantidade proporcional na alocação da Core Team (neste exemplo, 25%) pode ser desbloqueada no máximo.

Distribuição de Pi Token

Core Team => 20.0%

Comunidade => 80.0%

 

 

A distribuição acima mostra que a Pi Network não tem nenhuma alocação para ICO {oferta inicial de moedas} e NÃO está realizando nenhum tipo de financiamento coletivo de vendas de Pi. Portanto, qualquer representação da Pi Network ou de seus fundadores para realizar uma venda ou listagem é ilegal, não autorizada e falsa. Esses personificadores não têm afiliação com a Pi Core Team. Os pioneiros devem ficar atentos a qualquer scams / fraudes e não participar. Pi pode ser minerado livremente contribuindo para o ecossistema. Além disso, todos os Pi minerados só podem ser reivindicados de dentro do aplicativo Pi por meio do painel Mainnet e, em seguida, transferidos para sua carteira de Pi. Qualquer site que peça aos Pioneiros que reivindiquem o Pi por outros meios é falso.

Os 80% do Supply da comunidade são divididos em: 65% alocados para todas as recompensas de mineração dos Pioneiros passadas e futuras, no endereço GBQQRIQKS7XLMWTTRM2EPMTRLPUGQJDLEKCGNDIFGTBZG4GL5CHHJI25 na Mainnet, 10% reservados para apoiar a organização da comunidade e construção de ecossistema que será gerenciado por uma Fundação Pi , uma organização sem fins lucrativos no futuro, pelo GDPDSLFVGEPX6FJKGZXSTJCPTSKKAI4KBHBAQCCKQDXISW3S5SJ6MGMS endereço, e 5% reservada para o pool de liquidez para fornecer liquidez para os pioneiros e desenvolvedores no ecossistema Pi em GB7HLN74IIY6PENSHHBBJJXWV6IZQDELTBZNXXORDGTL75O4KC5CUXEV endereço. A tabela a seguir descreve a distribuição de supply da comunidade:

 

Alocações da Comunidade 

Distribuição da Comunidade Pi {do total projetado de 80 bilhões de Pi }

Recompensas de mineração pre-mainnet 

20 bilhões de Pi (approx.)

Recompensas de mineração da Mainnet 

45 bilhões de Pi (approx.)

Reserva de Pool de liquidez 

5 bilhões de Pi

Reserva da Fundação {concessões,eventos comunitários, etc.}

10 bilhões de Pi

 

65 bilhões de Pi serão alocados para todas as recompensas de mineração - mineração passada e futura. Para recompensas de mineração anteriores, a soma aproximada de todos os Pi minerados por todos os Pioneiros até agora (antes de Mainnet) é de cerca de 30 bilhões de Pi. No entanto, após descartar o Pi mineradas por contas falsas e dependendo da velocidade e da participação do KYC, o Pi minerado da pré-Mainnet no início da Rede Aberta pode ser estimado em 10 a 20 bilhões. O valor restante no supply de 65 bilhões de Pi para recompensas de mineração será distribuído aos Pioneiros por meio do novo mecanismo de mineração Mainnet com limites conceituais de supply anuais.

Esses limites anuais de supply serão determinados com base em uma fórmula decrescente. O limite anual pode ser calculado em uma base mais granular, como por dia ou por uma época de tempo ainda menor dinamicamente, dependendo de fatores como a taxa de bloqueio e o supply restante da rede no momento. Esse cálculo de limites de supply com base em períodos de tempo granulares ajuda a alcançar uma curva de alocação melhor e mais suave ao longo do tempo. Para simplificar aqui, vamos supor que a época seja anual. A fórmula decrescente significaria que o limite de supply anual para o primeiro ano da nova mineração de Mainnet será maior do que para o segundo ano, o segundo ano será maior do que o do terceiro ano e assim por diante. A fórmula de declínio anual e esses números precisarão ser finalizados próximo ao lançamento do período de Open Network {Rede Aberta} de Mainnet, uma vez que teremos visto quantos Pioneiros KYC'ed e quanto de seu Pi minerado eles transferiram para Mainnet.

Na Mainnet, os pioneiros serão recompensados ​​por suas contribuições contínuas para o crescimento e a segurança da rede. Conforme explicado na seção de mineração, as recompensas dos Pioneiros serão ainda mais diversificadas porque a rede precisa de contribuições mais diversificadas e profundas relacionadas ao uso de aplicativos, operação de Node {nó} e bloqueio de Pi {Pi lockup}. Os pioneiros pré-mainnet continuarão a contribuir para Pi e minerar a partir das recompensas de mineração Mainnet, junto com qualquer novos membros que se juntem à rede, para garantir o crescimento e a longevidade da rede.

10 bilhões de Pi serão reservados para organização comunitária e construção de ecossistemas que serão, no futuro, administrados por uma fundação sem fins lucrativos. A maioria das redes descentralizadas ou criptomoedas, mesmo que sejam descentralizadas, ainda precisam de uma organização para organizar a comunidade e definir a direção futura do ecossistema, por exemplo, Ethereum e Stellar. A futura fundação Pi irá (1) organizar e patrocinar eventos da comunidade, como convenções de desenvolvedores, eventos online globais e reuniões da comunidade local, (2) organizar voluntários e membros do comitê, e pagar funcionários em tempo integral que se dedicam a construir a comunidade e ecossistema, (3) reunir opiniões e feedback da comunidade, (4) organizar votações futuras da comunidade, (5) construir marca e proteger a reputação da rede, (6) representar a rede para interagir com outras entidades de negócios, incluindo governos, tradicionais bancos e empresas tradicionais, ou (7) cumprir qualquer número de responsabilidades para o melhor da comunidade Pi e ecossistema. Além disso, a fim de construir um ecossistema Pi baseado em utilitários, vários programas de desenvolvedor da comunidade serão projetados, criados e realizados pela fundação para apoiar os desenvolvedores da comunidade na forma de doações, incubações, parcerias, etc.

5 bilhões de Pi serão reservados para pools de liquidez para fornecer liquidez para qualquer participantes do ecossistema, incluindo Pioneiros e desenvolvedores de aplicativos Pi. A liquidez é a chave para um ecossistema ser viável, ativo e saudável. Se as empresas ou indivíduos desejam participar das atividades do ecossistema (por exemplo, vendendo e comprando bens e serviços em Pi), eles devem ter acesso oportuno ao Pi. Sem liquidez, o ecossistema não terá um fluxo saudável de Pi, prejudicando a criação de concessionárias.

Conforme discutido no capítulo do Roadmap {Roteiro}, um benefício do período de Rede Fechada da Mainnet é permitir calibrações no modelo de token, se houver, com base nos primeiros resultados da Mainnet. Portanto, o modelo de token está sujeito a ajustes antes do início do período de Rede Aberta. Além disso, no futuro, para a saúde da rede e do ecossistema, a rede pode enfrentar questões como a necessidade de haver alguma inflação após a conclusão da distribuição dos 100 bilhões de Pi. A inflação pode ser necessária para incentivar ainda mais as contribuições por meio de mais recompensas de mineração, compensar qualquer perda de Pi em circulação devido a acidentes ou morte, fornecer mais liquidez, mitigar o acúmulo que inibe o uso e a criação de serviços públicos, etc. Naquela época, a fundação e suas comissões especializadas no assunto organizarão e orientarão a comunidade para que se cheguem a conclusões sobre o assunto de forma descentralizada.

Mecanismo de mineração

O mecanismo de mineração da Pi Network tem vindo a permitir que os Pioneiros contribuam para o crescimento, distribuição e segurança da rede e sejam recompensados em Pi meritocraticamente. O mecanismo de mineração pré-Mainnet ajudou a rede a alcançar um crescimento impressionante para mais de 30 milhões de membros envolvidos, uma moeda amplamente distribuída e Testnet, e um gráfico de confiança dos agregados do Círculo de Segurança que alimentará o algoritmo de consenso da blockchain Pi.

Olhando para a fase Mainnet, a Pi Network precisa de mais contribuições, bem como de diferentes tipos de contribuições de todos os seus membros para tornar-se uma verdadeira economia, continuando o seu crescimento e inclusão. Na fase Mainnet, queremos alcançar ainda mais a descentralização,  os serviços públicos,  a estabilidade  e a longevidade,  para além do  crescimento,  inclusão e  segurança. Estes objetivos só podem ser alcançados se todos os Pioneiros da rede trabalharem em conjunto. Assim, o novo mecanismo Pi de mineração foi concebido para atingir estes objetivos, incentivando todos os Pioneiros a contribuir de forma diversificada para a rede com base no mesmo princípio meritocrático. Abaixo, descrevemos primeiro a fórmula de mineração pré-Mainnet, seguida das mudanças na fórmula Mainnet.

Fórmula de Pré-Mainnet

A fórmula de mineração pré-Mainnet demonstra uma determinação meritocrática da taxa de mineração horária de um Pioneiro. Os Pioneiros da mineração ativa receberam pelo menos uma taxa mínima e foram ainda recompensados pelas suas contribuições para a segurança e crescimento da rede. A seguinte fórmula determinou a taxa em que os Pioneiros mineram Pi por hora:

M = I(B,S) + E(I), onde

M -  é a taxa total de mineração de pioneiro,

I -  é a taxa de mineração base individual de pioneiro,

B -  é a taxa de mineração base em todo o sistema,

S -  é a recompensa de círculo de segurança, que é um componente da taxa de mineração base do pioneiro individual a partir de ligações válidas do Círculo de Segurança, e

E -  é a recompensa da Equipa de Referência de membros ativos da Equipa de Referência.

A taxa de mineração base B começou como 3.1415926 Pi/h e diminuiu para metade cada vez que a rede de pioneiros ativos aumentou em tamanho em um fator de 10x, a partir de 1000 Pioneiros. Como listado abaixo, houve cinco eventos de redução para metade até agora:

 

Marco dos Pioneiros Envolvidos

<1.000

1,000

10,000

100,000

1,000,000

10,000,000

Valor de B (em Pi/hr, arredondado para dois decimais)

3.14

1.57

0.78

0.39

0.19

0.10

Valor de I, com círculo de segurança completo (em Pi/hr, arredondado para dois decimais*)

6.28

3.14

1.57

0.78

0.39

0.19

 

Aqui,

I(B,S) = B + S(B)

S(B) = 0,2 • min(Sc,5) • B, onde

SC é a contagem de ligações válidas do Círculo de Segurança.

E(I) = Ec • I(B,S) • 0,25, onde

Ec é a contagem de membros ativos da Equipa de Referência que minam simultaneamente.

A fórmula de mineração também pode ser escrita como um múltiplo de B:

M = I(B,S) + E(I)

M = [B + S(B)] + [Ec • I(B,S) • 0,25], ou

M = [B + {0,2 • min(Sc,5) • B}] + [Ec • 0,25 • {B + {0,2 • min(Sc,5) • B}},, ou

M = B • [1 + {0,2 • min(Sc,5)} + {Ec • 0,25 • {1 + 0,2 • min(Sc,5)}}}},, ou

M = B • [(1 + Ec • 0,25) • {1 + 0,2 • min(Sc,5)}}

Taxa de mineração base de pré-mainnet

Todos os pioneiros ativos receberam pelo menos a taxa de mineração base em todo o sistema (B). Isto é, se Sc = 0 e Ec = 0 na fórmula de mineração acima, então M = B. Em todo o caso, a taxa total de mineração do pioneiro foi um múltiplo da taxa de mineração base em todo o sistema. O valor de B foi pré-determinado antes do Mainnet, e como mostrado na tabela acima, mudou apenas cinco vezes. A oferta máxima foi indeterminada devido ao progresso dinâmico do mecanismo de mineração pré-Mainnet, por exemplo, a sua grandeza na rede e a rapidez com que a rede atinge o próximo evento de redução para metade. Só seria determinado quando B caísse para 0. No entanto, como explicado na seção seguinte, o valor de B na Mainnet é calculado em tempo real, ajustando-se dinamicamente com base no fornecimento anual total de Pi e no coeficiente total de mineração em todos os Pioneiros. O supply de Pi é finito na Mainnet.

Recompensa do Círculo de Segurança

O algoritmo de consenso de Pi baseia-se num gráfico de confiança global, que é agregado dos milhões de círculos de segurança entrelaçados de cada pioneiro. Assim, um Pioneiro foi recompensado com pi adicional por hora por cada nova ligação válida do Círculo de Segurança, até 5 dessas ligações. Os Círculos de Segurança são tão centrais para a segurança da blockchain Pi que a recompensa do Círculo de Segurança elevou a taxa total de mineração pioneiro de duas maneiras:

  • adicionando diretamente à taxa de mineração base pioneiro individual (I), e

  • impulsionando a recompensa da Equipa de Referência, se houver.

De facto, um Círculo de Segurança completo, isto é, tendo pelo menos cinco ligações válidas, duplicou a taxa de mineração base pioneira individual e a recompensa da Equipa de Referência.

Recompensa por equipes de referências

Os pioneiros também podem convidar outros a se juntarem à Pi Network e formar a sua Equipa de Ganhos. O convidador e o convidado partilham uma divisão igual das recompensas de bónus da Equipa de Referência, que é um aumento de 25% para as respectivas taxas de mineração base do pioneiro individuais, sempre que ambos estiverem a minerar simultaneamente. Os pioneiros mineram mais Pi por hora com cada membro da Equipa de Ganhos. Esta recompensa da Equipa de Ganhos reconheceu o contributo dos Pioneiros para o crescimento da rede e a distribuição do  Pi.

Fórmula de mineração mainnet

Os objetivos da fase Mainnet são para fazer mais progressos na descentralização e utilitários, garantir a estabilidade e a longevidade, e manter o crescimento  e  a segurança. A nova fórmula, tal como está escrita abaixo, incentiva contribuições mais diversificadas dos Pioneiros para apoiar estes objetivos Mainnet, mantendo ao mesmo tempo os incentivos para garantir e aumentar a rede. Como antes, é meritocrático e expressado como a velocidade a que os Pioneiros minam Pi por hora. 

M = I(B,L,S) + E(I) + N(I) + A(I) + X(B), onde

·   M é a taxa total de mineração Pioneiro,

·   I é a taxa de mineração base do pioneiro individual,

·   B é a taxa de exploração de base em todo o sistema (ajustada com base no pool disponível de Pi para distribuir por um determinado período de tempo),

·   L é a recompensa de bloqueio, que é um novo componente da taxa de mineração base pioneer individual,

·   S é a recompensa Security Circle, que é um componente da taxa de mineração base do pioneiro individual a partir de ligações válidas do Círculo de Segurança da mesma forma que na fórmula de mineração pré-Mainnet,

·   E é a recompensa da Equipa de Ganhos dos membros ativos da Equipa de Ganhos da mesma forma que na fórmula de mineração pré-Mainnet,

·   N é a recompensa Node,

·   A é a recompensa de uso de aplicativos Pi

·   X são novos tipos de contribuições necessárias para o ecossistema de rede no futuro, que serão determinadas mais tarde, mas também serão projetadas como um múltiplo de B.

Em suma, S, E permanece o mesmo que na fórmula de mineração pré-Mainnet, enquanto novas recompensas como L, N e A foram adicionadas à fórmula atual. L é adicionado como parte de I; N e A são adicionados como recompensas adicionais calculadas com base em I. Por outras palavras, a rede ainda recompensa o crescimento  através de E e  segurança através de S, ao mesmo tempo que incentiva as contribuições da Pioneiros para a execução de Nodes para a descentralização  através de N, usando apps para a criação de utilitários  através de A, e bloqueando a  estabilidade  especialmente durante os anos iniciais através de L. Além disso, novos tipos de recompensas para os Pioneiros através de X no futuro podem ser adicionados para a construção de um ecossistema em pleno funcionamento– como recompensas para desenvolvedores pioneiros que criam aplicações pi bem sucedidas. B continua a existir ao longo de um longo período de tempo, ao mesmo tempo que tem um limite anual para garantir a  longevidade do crescimento  da rede,  mantendo a escassez. Na verdade, todas as recompensas podem ser expressas em B da seguinte forma. 

Aqui,

I(B,L,S) = B + S(B) + L(B)

S(B) = 0,2 • min(Sc,5) • B, onde

SC é a contagem de ligações válidas do Círculo de Segurança.

E(I) = Ec • 0,25 • I(B,L,S), onde

Ec é a contagem de membros ativos da Equipa de Referência.

L(B) = Lt • Lp • log(N) • B, onde

Lt é um multiplicador correspondente à duração de um bloqueio,

Lp é a proporção de Pi minerado do Pioneiro na Mainnet que está bloqueado com o máximo de 200%, e

N é o número total de sessões de mineração do Pioneiro, anteriores à atual sessão de mineração.

N(I) = node_fator • tuning_fator • I, onde

Node_fator = Percent_uptime_last_1_days • (Uptime_fator + Port_open_fator + CPU_fator), onde

Uptime_fator = (Percent_uptime_last_90_days + 1,5*Percent_uptime_last_360_days(360-90) + 2* Percent_uptime_last_2_years + 3*Percent_uptime_last_10_years),

Port_open_fator = 1 + percent_ports_open_last_90_days + 1,5*percent_ports_open_last_360_days + 2* percent_ports_open_last_2_years + 3*percent_ports_open_last_10_years,

CPU_fator = (1 + avg_CPU_count_last_90_days + 1,5*avg_CPU_count_last_360_days + 2* avg_CPU_count_last_2_years + 3*avg_CPU_count_last_10_years)/4.

Percent_uptime_last_*_days/anos é a percentagem do último * período de tempo em que o Node individual estava ligado e acessível pela rede.

percent_ports_open_last_*_days/anos é a percentagem do último * período de tempo em que as portas do Node individual estavam abertas para conectividade com a rede.

avg_CPU_count_last_*_days/anos é o CPU médio que o Node individual forneceu à rede durante o último período de tempo *

tuning_fator é um fator estatístico que normaliza o node_fator para um número entre 0 e 10.  

           A (I)* =

log [

Σ_across_apps {

log (1.0 • time_spent_per_app_yesterday_in_seconds)

}

] •

log [ log ( log (

           0.8 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_30_days +

           0.6 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_90_days +

           0.4 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_180_days +

           0.2 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_1_year +

           0.1 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_2_year

] • I

  • Nota que quando qualquer uma das funções logarítmicas retorna um valor indefinido ou um valor inferior a 0 (isto é, quando, a entrada para a função logarítmica é inferior a 1), a fórmula repõe o valor da função logarítmica a ser 0, de modo a evitar recompensas de mineração negativas ou um erro na função.

X(B) deve ser determinado no futuro com base nos novos tipos de contribuições, mas será um múltiplo de B e mantido dentro do limite anual de fornecimento juntamente com outras recompensas.

Como mostrado acima, as expressões de S e E permanecem as mesmas que na fórmula de mineração pré-Mainnet, e não serão explicadas mais adiante aqui. Em seguida, vamos focar-nos em explicar as mudanças para B, alterações em I através de L, e as adições de N e A.

Taxa de mineração base em todo o sistema

Tal como na mineração pré-Mainnet, todos os termos da fórmula de mineração Mainnet acima podem ser expressos em Pi por hora e são projetados para ser um múltiplo de B. Portanto, a equação também pode ser reescrita como abaixo. Todos os Pioneiros podem minerar pelo menos a Taxa base de mineração do Sistema todos os dias, e serão capazes de minerar a uma taxa mais elevada se também tiverem outros tipos de contribuições que são calculadas como múltiplos de B.

M = { 1 + I(L,S) + E(I) + N(I) + A(I) + X} • B

Ao contrário da mineração pré-Mainnet, b na mineração Mainnet como na fórmula acima já não é uma constante em todos os Pioneiros em um dado momento, mas é calculada em tempo real e ajustada dinamicamente com base num Máximo de Supply anual.

Dado um limite anual do supply, é impossível manter um B constante como no período pré-Mainnet porque é imprevisível quanto cada pioneiro minerar e quantos Pioneiros estão ativamente a minerar durante um período de tempo. O modelo pré-Mainnet foi concebido para incentivar o crescimento durante os anos iniciais a arrancar a rede. À medida que a rede alcança uma certa escala, também precisa de assegurar a saúde geral do ecossistema. Portanto, uma emissão exponencial dos tokens através do crescimento exponencial da rede e uma taxa de mineração constante já não faz sentido. A mudança de B de ser uma constante para ser ajustada dinamicamente ao longo do ano resulta da necessidade de incentivar as contribuições dos Pioneiros de forma meritocrática, mas também de manter as recompensas totais dentro de um limite.

Assim, para resolver o problema de limite anual, garantindo a equidade para quem extraiu Pi, B de um determinado dia do ano é calculado como abaixo. Aqui um dia é definido como as últimas 24 horas antes do momento em que um Pioneiro inicia uma nova sessão de mineração. Assim, diferentes Pioneiros terão dias ligeiramente diferentes   em relação ao seu tempo de mineração, e assim, potencialmente um B ligeiramente diferente com base no cálculo abaixo. Cada B do dia de cada Pioneiro   permanece constante durante a sua sessão mineira, ou seja, nas próximas 24 horas a partir do momento em que começam a sua sessão de mineração. B é calculado da seguinte forma:

  • Divida a oferta total de Pi do ano pelo número de dias restantes do ano para obter day_supply com base na restante oferta anual,

  • adicione os múltiplos de B de todos os Pioneiros minerando ativamente nas últimas 24 horas, o que representa um conjunto diversificado de contribuições dos Pioneiros, na fórmula de mineração Mainnet acima para obter o sum_of_B_multiples de toda a rede para aquela janela de 24 horas, e

  • dividir ainda mais day_supply por sum_of_B_multiples e 24 horas para obter B dessa sessão de mineração específica.

Daí, para um dado dia do ano,

B = day_supply / (sum_of_B_multiples • 24h)

Neste quadro, B em diferentes dias do ano será diferente dependendo de quantos Pioneiros extraíram nas últimas 24 horas, bem como o que e quantas contribuições fizeram para receber os múltiplos extra de B executando Nodes, usando aplicativos de utilitários ou bloqueios, etc. Este modelo também aborda qualquer incerteza com a x(B) - futuros tipos de recompensas de contribuição para pioneiros - na fórmula. Independentemente de quanto X vai ser, será mantido dentro do mesmo limite anual de oferta sem aumentar a oferta total e só afetará a divisão de recompensas entre diferentes tipos de contribuições. Este mecanismo dinâmico permite que os próprios Pioneiros, de forma descentralizada, garantam que (1) as recompensas não excedam o limite anual de oferta, (2) a distribuição da oferta anual não termina no início do ano, e (3) as recompensas são divididas de forma meritocrática.

Para fins de ilustração, suponhamos que existem apenas dois Pioneiros num determinado dia e B é a taxa de mineração (expressa em Pi/dia para esta ilustração) - uma constante durante uma sessão de mineração do pioneiro específica, mas dinamicamente ajustada em diferentes dias:

O Pioneiro 1 não tem qualquer envolvimento com aplicações (A=0), não está a operar um Nó (N=0), não tem ligações de segurança (S=0), e não tem membros ativos da Equipa de Referência (E=0). Eles estão na sua 11ª sessão mineira (N=10) e estão bloqueando 100% do seu Pi minado (Lp=1) por 3 anos (Lt=2). A taxa de mineração da Pioneiro 1 neste dia é:

M1 = I(B,L,S) + 0 + 0 + 0, ou

M1 = B + {2 • 1 • log(10)} • B + 0, ou

M1 = 3B

O Pioneiro 2 não tem nenhum envolvimento de aplicativos (A=0), não está a operar um Nó (N=0), não tem bloqueio (L=0), e não tem membros ativos da Equipa de Referência (E=0). Têm um Círculo de Segurança completo. A taxa de mineração da Pioneiro 2 neste dia é:

M2 = I(B,L,S) + 0 + 0 + 0, ou

M2 = B + 0 + {0.2 • min(Sc,5) • B}, ou

M2 = B + {0.2 • 5 • B},

           M2 = 2B

Aqui, Total Pi a ser extraído em toda a rede neste dia = M1 + M2 = 5B

Vamos supor que faltam 500 Pi e 50 dias por ano.

Portanto, Total Pi disponível para ser extraído para este dia = 500 Pi / 50 dias = 10 Pi/dia

Resolução B com base nas duas equações acima,

5B=10 Pi ⇒  B = 2 Pi/dia (ou 0,083 Pi/hora)

Assim, os Pioneiros 1 e 2 terão as suas taxas de mineração reais da seguinte forma:

M1 = 3 • 2 Pi/dia = 6 Pi/dia (ou 0,25 Pi/hora)

M2 = 2 • 2 Pi/dia = 4 Pi/dia (ou 0,17 Pi/hora)

Taxa de mineração base do pioneiro

Em comparação, a taxa de mineração base do pioneiro individual na fórmula de mineração pré-Mainnet inclui apenas uma taxa de mineração base em todo o sistema e recompensas do Círculo de Segurança. Na Mainnet, um novo componente, a recompensa de bloqueio, é adicionada à taxa de mineração base do pioneiro individual I. Lockup recompensas L, juntamente com a taxa de base de mineração B e Security Circle reward {recompensa de círculo de segurança} S, constituem a taxa de mineração base individual do Pioneiro I. Uma vez I é usado como uma entrada para calcular todas as outras recompensas, como resultado, o Círculo de Segurança e as recompensas de lock-up aumentam a taxa total de mineração pioneiro por: (1) adicionando diretamente à taxa de mineração base do pioneiro individual e (2) aumentando a recompensa E, os Nodes recompensam N e a recompensa de utilização da aplicação A.

Recompensa de Lockup

Na Mainnet, a recompensa de bloqueio destina-se a apoiar um ecossistema saudável e suave e incentivar o envolvimento a longo prazo com a rede, enquanto a rede está a bloquear a economia e a criar procura. Trata-se de um importante mecanismo macroeconómico descentralizado para moderar a oferta circulante no mercado, especialmente nos primeiros anos do mercado aberto, quando se criam utilitários . Um dos objetivos importantes da  Pi Network é criar um ecossistema de aplicações baseado em utilidades. As transações para bens e serviços reais no ecossistema, em vez de apenas negociação especulativa, destinam-se a determinar a utilidade da Pi. Ao lançarmos a fase de Rede Fechada do Mainnet ( Enclosed Mainnet), uma das principais áreas de foco será apoiar e aumentar a comunidade de desenvolvedores de aplicações Pi e alimentar mais aplicações Pi para crescer. Entretanto, os Pioneiros podem optar por bloquear o seu Pi para ajudar a criar um ambiente de mercado estável para o ecossistema amadurecer e para que mais aplicações Pi emerjam e forneçam casos de uso convincente para gastar Pi – para, em última análise, criar procura orgânica através de utilitários.

A fórmula de recompensa de bloqueio é reimpressa aqui:

L(B) = Lt • Lp • log(N) •B, onde

Lt é o multiplicador do período de lock-up de B.

0 → Lt = 0

2 semanas → Lt = 0,1

6 meses → Lt = 0,5

1 ano → Lt = 1

3 anos → Lt = 2

Lp é o multiplicador de percentagem de bloqueio de B, onde

a Percentagem de Bloqueio é o valor de bloqueio sobre o Saldo Mainnet transferido das recompensas de mineração anteriores (Lb), e o multiplicador de percentagem de bloqueio é o seguinte.

0% → Lp = 0

25% → Lp = 0,25

50% → Lp = 0,5

90% → Lp = 0,9

100% → Lp = 1,0

150% → Lp = 1,5

200% → Lp = 2

           log(N) é o valor logarítmico do número total de sessões de mineração anteriores (N).

Os pioneiros terão a oportunidade de bloquear voluntariamente o pi deles para ganhar o direito a minerar a uma taxa mais elevada. Em primeiro lugar, o pré-requisito da recompensa de bloqueio é que o Pioneiro deve estar ativamente a minerar. Sem a mineração em primeiro lugar, não haverá recompensas para quaisquer sessões de mineração inativas, mesmo que Pi esteja bloqueado. Tal como expresso na fórmula acima, tudo o que o bloqueio faz é fornecer multiplicadores a B, pelo que não haverá recompensas de bloqueio se B for 0 (o que significa que os Pioneiros não estão a minerar).

Em segundo lugar, a recompensa de bloqueio está positivamente associada à contribuição para o bloqueio, ou seja, à duração do período de tempo de bloqueio (Lt) e ao montante bloqueado. No entanto, o valor do bloqueio é contabilizado pela percentagem do total do Pi minado de um Pioneiro (Lp). O Pi máximo que um Pioneiro pode bloquear é o dobro do seu Mainnet Balance que foi transferido da sua mineração anterior na aplicação móvel (Lb), ou seja, 200% Lb. As razões para ter uma quantidade máxima de bloqueio de 2X do saldo transferível para Mainnet (Lb) são para 1) impedir a exploração da recompensa de bloqueio e 2) incentivar ainda outras contribuições para o ecossistema Pi, tais como aumentar ainda mais a sua mineração, executar Nodes e usar aplicações. Isto, de certa forma, favorece os Pioneiros que minam e fazem outros tipos de contribuições para a rede.

Em terceiro lugar, o Log(N) oferece um incentivo de bloqueio mais elevado aos Pioneiros que têm um longo historial de mineração e, presumivelmente, um grande saldo transferível para bloquear. Embora a fórmula de recompensa de bloqueio geralmente favoreça a igualdade,  contabilizando não o montante absoluto, mas a percentagem do seu saldo transferido (Lp) — que permite que contas mais pequenas com um historial mineiro curto bloqueiem pequenas quantidades e ainda recebam o mesmo multiplicador de recompensas de bloqueio que as grandes contas — precisamos de adicionar um fator Log(N) que conta para os mineiros com um longo historial de mineração, contrabalançar o enviesamento a favor dos Pioneiros com pequenos saldos e fornecer incentivo suficiente para pioneiros de longa história com maiores saldos. No entanto, o efeito da história da mineração nas recompensas de bloqueio também precisa de ser limitado. Assim, a fórmula aplica um logaritmo ao número de sessões mineiras anteriores N. Por exemplo, se um Pioneiro minasse quase todos os dias nos últimos 3 anos, as suas sessões de mineração anteriores (N) totais serão de cerca de 1.000. Neste cenário, Log(1.000) é igual a 3, adicionando outro multiplicador a B nas suas recompensas de bloqueio. Tenha em mente que para obter recompensas significativas para pioneiros de longa história mineira, a quantidade de Pi que eles têm que trancar é muito mais do que contas menores. 

Em quarto lugar, um Pioneiro pode voluntariamente ter múltiplas prisões em diferentes momentos com diferentes quantidades e durações. O cálculo das recompensas totais de bloqueio para este Pioneiro com i  número de bloqueios diferentes é encontrar o multiplicador total de recompensa de lockcup de B, conforme expresso na fórmula abaixo. A fórmula abaixo é equivalente à fórmula de recompensa de bloqueio acima, sendo que a única diferença é que é responsável por múltiplos bloqueios do mesmo Pioneiro para calcular as suas recompensas totais de bloqueio, por exemplo, diferentes durações (Lti) e diferentes quantidades (Lci) de cada lock-up em diferentes momentos:

 L(B)=iLtiLcilog(Ni)LbB

O objetivo desta fórmula é calcular as recompensas totais de bloqueio baseadas proporcionalmente na quantidade de cada lockup (Lc) sobre o saldo total da Mainnet Balance da mineração anterior (Lb) em peso, multiplicada pelo respectivo período de tempo de bloqueio (Lt) e Log(n). De modo que, apesar de existirem múltiplas lockups do mesmo Pioneiro, mais bloqueios com configurações diferentes irão proporcionalmente adicionar às suas recompensas totais de bloqueio. Os valores de Lt, Lc e log(N) são calculados e multiplicados por cada lock-up i  e, em seguida, resumidos em vários  i's,que é então dividido pelo valor de Lb em uma determinada sessão de mineração, para chegar ao valor de L(B) para aquela sessão de mineração. Esta fórmula garante que, independentemente do Lb, desde que o Pioneiro mantenha a mesma percentagem do seu valor de bloqueio sobre o seu Lb, o multiplicador total de recompensas de bloqueio permanecerá o mesmo. 

Por último, quando é que um Pioneiro pode bloquear o Pi? Os pioneiros podem decidir a sua duração de bloqueio e percentagem de bloqueio do seu saldo transferível sempre que quiserem como uma definição global de conta na app Pi. Podem até pré-selecionar estas definições antes de passar o kyc ou prontas para migrar para a Mainnet.  À medida que eles e a sua Equipa de Ganhos/Círculo de Segurança passam o KYC, mais do seu Saldo Móvel tornar-se-á Saldo Transferível. No momento da migração do seu Saldo Transferível para a Mainnet, a sua definição pré-selecionada de duração e percentagem de bloqueio aplicar-se-á automaticamente à quantidade de saldo transferido, resultando em dois tipos de saldos no Mainnet: saldo de bloqueio e saldo livre, ambos registados na blockchain Mainnet e residirão na carteira Pi não-custódia do Pioneiro. Assim, os bloqueios não podem ser invertidos uma vez confirmados e devem permanecer fechados durante toda a duração escolhida devido à natureza da blockchain. Qualquer alterações à configuração de bloqueio deste Pioneiro entrarão em vigor na sua próxima transferência de saldo para a Mainnet.

Esta definição de bloqueio em toda a conta permite que os Pioneiros bloqueiem um máximo de 100% do seu saldo transferivel para a Mainnet. Após os lançamentos da Mainnet e os Pioneiros transferirem os seus saldos, os Pioneiros também podem bloquear mais Pi diretamente no Mainnet através de uma interface de bloqueio ligeiramente diferente mais tarde. Nessa altura, os Pioneiros podem bloquear até 200% do seu saldo mainnet já transferido adquirido com a sua mineração anterior. O subsídio adicional de bloqueio para mais Pi do que individualmente minerado pelo Pioneiro pode vir de transações de aplicações Pi baseadas em utilidade, ou seja, trocando pi por bens e serviços.

Recompensa de utilização de aplicativos

Um objetivo abrangente da Pi Network é construir uma economia inclusiva entre pares e experiência online alimentada pela criptomoeda Pi através do nosso ecossistema de aplicações. Por isso, os Pioneiros terão recompensas adicionais de mineração pela utilização de aplicações Pi na plataforma de aplicações Pi através do Pi Browser, incluindo aplicações de ecossistemas e aplicações de terceiros no Pi Browser. A recompensa de utilização de aplicativos para Pioneiros ajuda o ecossistema de duas maneiras.

Em primeiro lugar, dará aos desenvolvedores de aplicações Pi acesso ao mercado e aumento das impressões das suas apps. Os desenvolvedores de aplicações Pi ganharão oportunidades de utilização e iteração de produtos pelos Pioneiros, que tem sido uma das maiores barreiras à criação de aplicações descentralizadas viáveis na indústria blockchain. Os desenvolvedores de aplicações descentralizadas (dApp) ainda não têm um ambiente abundante, estável e não especulativo do mercado de utilitários para testar e aprimorar os seus produtos de consumo para criar serviços de utilidades. A plataforma de aplicações da Pi Network e a recompensa de utilização de aplicações destinam-se a fornecer esse ambiente aos desenvolvedores de dApp.

Em segundo lugar, o aumento das impressões e do uso irá potencialmente levar a um aumento dos gastos da Pi pelos Pioneiros nas aplicações Pi, aumentando assim a procura pi baseada em utilidades no mercado. Mesmo que as impressões sejam incentivadas através da recompensa de utilização da aplicação, os gastos da Pi não são. Isto significa que a recompensa de utilização da aplicação Pi para os Pioneiros ajuda os desenvolvedores de aplicações Pi na medida em que os Pioneiros estão à sua porta. Agora, o que determina se os Pioneiros vão realmente ficar e gastar Pi nas suas apps é o quão úteis e envolventes são os seus produtos e quais os valores que as aplicações podem fornecer para os Pioneiros. Este quadro garante que, para efeitos da criação da procura de pi, as forças orgânicas do mercado estão a trabalhar e que permitem que as aplicações concorram com base na qualidade e utilidade do produto, permitindo que as melhores apps emerjam e permaneçam no mercado e gerem utilidades reais e ainda mais procura pi.

Através dos dois mecanismos acima referidos, a recompensa de utilização da app visa alcançar a transição gradual de incentivos extrínsecos para motivações intrínsecas entre os pioneiros que visitam as aplicações Pi, e assim a transição do uso incentivado para o uso orgânico de apps Pi, de modo a, em última análise, arrancar um ecossistema de aplicações baseadas em utilidades usando a criptomoeda Pi.

A fórmula de recompensa de utilização da aplicação é reimpressa aqui:

A (I)* =

log [

Σ_across_apps {

log (1.0 • time_spent_per_app_yesterday_in_seconds)

}

] •

log [ log ( log (

           0.8 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_30_days +

           0.6 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_90_days +

           0.4 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_180_days +

           0.2 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_1_year +

           0.1 • avg_daily_time_spent_across_apps_last_2_year

] • I

  • Nota que quando qualquer uma das funções logarítmicas retorna um valor indefinido ou um valor inferior a 0 (isto é, quando, a entrada para a função logarítmica é inferior a 1), a fórmula repõe o valor da função logarítmica a ser 0, de modo a evitar recompensas de mineração negativas ou um erro na função.

Geralmente, a fórmula de recompensa de utilização de aplicações tem em conta dois fatores: o tempo utilizado em apps e o número de aplicações usadas ao mesmo tempo que credita o histórico de utilização de apps a longo prazo e limita as recompensas para evitar a exploração. Há duas partes principais na fórmula. A primeira parte agrega o tempo de um Pioneiro gastar em cada app na última sessão minerado (ou seja, no dia anterior). A função logarítmica proporciona uma função positiva com retornos diminuídos, o que significa que um aumento do tempo utilizado em qualquer aplicação irá geralmente aumentar as recompensas, mas o efeito positivo do tempo gasto em recompensas diminui à medida que mais tempo é gasto. Esta configuração encoraja os Pioneiros a gastar em geral mais tempo em várias aplicações diversas, ajudando a rede a arrancar a criação de diversos utilitários. Ao mesmo tempo, cobre as recompensas para impedir que os utilizadores explorem esta recompensa mantendo artificialmente as aplicações abertas durante todo o dia, o que não contribuiria significativamente para a criação de utilitários .

A segunda parte da fórmula de recompensa de utilização de aplicações olha para a média de um Pioneiro do tempo diário passado em todas as aplicações em vários períodos de tempo. Quanto mais para trás o período de tempo for, menos ponderado. Por outras palavras, um Pioneiro minera mais Pi quanto mais tempo usam as aplicações Pi, mas o seu tempo recente nas apps conta mais para a mineração do que o tempo anterior passado. Além disso, o histórico de utilização da aplicação só entra em vigor na atual recompensa de mineração se o Pioneiro também utilizar aplicações Pi durante a sua última sessão de mineração. Isto significa que não há recompensa passiva apenas para o uso passado. Mais uma vez, o uso de funções logarítmicas ajuda a moderar o aumento da mineração do uso da aplicação para evitar a exploração da recompensa de uso da aplicação. Uma implicação notável aqui é que os moderadores de chat pi que têm ajudado a guiar os Pioneiros e monitorizar atividades indesejáveis em chats Pi nos últimos dois anos vão minar a recompensa de uso da app a um ritmo mais elevado quando o Mainnet for lançado.

Recompensa de Node {Nó}

Como em qualquer blockchain, os Nodes estão no centro da descentralização de Pi. Em Pi, em vez de confiar em Nodes institucionais centralizados, decidimos abrir os Nodes a qualquer Pioneiro com um computador ligado à internet. Ajudados pelo gráfico de confiança global agregado dos círculos de segurança individuais do Pioneiro a partir da aplicação móvel, estes Nodes executarão o algoritmo de consenso para validar transações e blocos de processo. Como os Nodes são cruciais para a descentralização, segurança e longevidade da blockchain Pi, os Pioneiros que operam o Node receberão recompensas adicionais de mineração.

A fórmula de recompensa do Node é reimpressa aqui:

N(I) = node_fator • tuning_fator • I, onde

Node_fator = Percent_uptime_last_1_days • (Uptime_fator + Port_open_fator + CPU_fator), onde

Uptime_fator = (Percent_uptime_last_90_days + 1,5*Percent_uptime_last_360_days(360-90) + 2* Percent_uptime_last_2_years + 3*Percent_uptime_last_10_years),

Port_open_fator = 1 + percent_ports_open_last_90_days + 1,5*percent_ports_open_last_360_days + 2* percent_ports_open_last_2_years + 3*percent_ports_open_last_10_years,

CPU_fator = (1 + avg_CPU_count_last_90_days + 1,5*avg_CPU_count_last_360_days + 2* avg_CPU_count_last_2_years + 3*avg_CPU_count_last_10_years)/4.

Percent_uptime_last_*_days/anos é a percentagem do último * período de tempo em que o node individual estava ligado e acessível pela rede.

percent_ports_open_last_*_days/anos é a percentagem do último * período de tempo em que as portas do node individual estavam abertas para conectividade com a rede.

avg_CPU_count_last_*_days/anos é o CPU médio que o node individual forneceu à rede durante o último período de tempo *

tuning_fator é um fator estatístico que normaliza o node_fator para um número entre 0 e 10.

A recompensa do node depende do fator de uptime, do fator Portas Abertas, do fator CPU e do fator de afinação. O fator de uptime de um node por um determinado período de tempo é a proporção de tempo em que o node está ativo durante esse período. Por exemplo, um fator de uptime de 25% ontem significa que o node estava ligado e acessível para um total de 6 em 24 horas ontem. O software Pi Node rastreia o tempo em que um node em particular está ativo. A partir da fase Open Network, apenas um node funcionando funcionalmente num dado ponto no tempo é considerado ativo. Este é um representante para a fiabilidade do Node. No entanto, para os dados históricos relevantes para a recompensa mineira, um node é considerado ativo se a aplicação Node estiver aberta e ligada à internet mesmo que não esteja a funcionar corretamente. Esta isenção para o desempenho anterior reconhece que os operadores comunitários do node que gerem a Rede, forneceram à rede dados e infraestruturas importantes para permitir múltiplas iterações do software node e testnet, e que nem sempre foi culpa do operador do node que os seus nodes estavam inoperativos.

O fator Portas Abertas de um node durante um determinado período de tempo é a proporção de tempo que as portas específicas do node são detectadas para serem acessíveis a partir da Internet durante esse período. Os Nodes Pi utilizam as portas 31400 até 31409, permitindo que outros nodes os alcancem através destas portas e do endereço IP da rede. Um Node de porta abertas é capaz de responder às comunicações iniciadas por outros Nodes, enquanto os nodes de porta fechada não são capazes de receber tais comunicações de outros Nodes e só podem iniciar comunicações. O protocolo de consenso de Pi depende de que os Nodes enviem uma série de mensagens entre si. Portanto, os nodes de portas abertas são cruciais para o funcionamento da blockchain Pi, e, portanto, dignos de um aumento de recompensa mineira. De facto, a rede pretende ter pelo menos  1/8 dos Nodes com portas abertas, e ter portas aberta é um dos pré-requisitos para ser um SuperNode.

O fator CPU de um node durante um determinado período de tempo é o número médio de núcleos/fios de CPU disponíveis no computador durante esse período. Um fator CPU mais elevado prepara a blockchain para a escalabilidade futura, por exemplo, a capacidade de processar mais transações por bloco ou mais transações por segundo. A blockchain Pi não é uma blockchain de energia e recursos intensivos. A rede está inicialmente definida para operar num novo bloco de até 1.000 transações (T) a cada 5 segundos. Assim, a rede é efetivamente capaz de processar até cerca de 200 transações por segundo (TPS) ou ~17M T/dia. Se a blockchain ficar congestionada no futuro, este limite pode ser aumentado para 2.000 TPS (~170M T/dia) aumentando o tamanho do bloco de 1000 para 10.000 transações por bloco. Quanto maior for o CPU, mais espaço a rede terá de crescer e escalar ainda mais no futuro. Além disso, um CPU coletivo mais elevado da Pi Nodes permitirá que novas aplicações baseadas em node P2p sejam construídas na Pi Network, tais como aplicações descentralizadas de partilha de CPU que permitem que aplicações de computação intensiva de poder decorram ou forneçam serviços de nuvem distribuídos. Estes serviços serão ainda gratificantes, contribuindo com pi adicionais pagos pelos clientes desses serviços.

Finalmente, um fator de afinação normaliza a recompensa de node{ nó }para um número entre 0 e 10. Isto destina-se a tornar as recompensas node comparáveis a outros tipos de recompensas mineiras que reconhecem outras contribuições para a Pi Network. Durante a fase de Enclosed Network (conforme explicado na secção Roteiro), espera-se que a fórmula de recompensa do node seja iterada. Por exemplo, a utilização de funções logarítmicas ou de raiz pode potencialmente obviar a necessidade de um fator de afinação.

Ter nodes fiáveis correndo previsivelmente ao longo de um longo período de tempo é fundamental para a saúde da blockchain. Não é uma contribuição esporádica. Portanto, o fator de uptime, o fator Portas Abertas e o fator CPU são todos calculados ao longo de períodos de tempo variados, onde o valor dos períodos de tempo mais recentes é mais ponderado do que os períodos de tempo de comprimentos iguais de um passado mais distante. Note-se, no entanto, que a recompensa node é um múltiplo do fator de uptime da sessão de mineração anterior. Assim, um Pioneiro não receberá qualquer recompensa de nó numa dada sessão de mineração se o seu nó estiver inativo durante toda a data do dia do calendário imediatamente anterior. Semelhante à recompensa de utilização da aplicação, não existe recompensa passiva apenas pela contribuição anterior como operador de node. Isto também significa que um fator de baixo tempo de uptime no dia do calendário anterior (mesmo que o node esteja ativo durante uma parte do dia) reduzirá substancialmente a recompensa do node num dado dia, apesar das elevadas contribuições do node passado.

O efeito da KYC nas recompensas de Mainnet

Haverá um período de carência de seis meses para um Pioneiro completar o KYC. Depois disso, o Pioneiro perde todos os Pi extraídos fora da janela de 6 meses e é incapaz de transferir o Pi perdido para o Mainnet. A retenção do Pi minerado na janela de 6 meses continua indefinidamente até que passem o KYC ou as alterações de política da KYC. Note-se que este quadro de mineração de janela kyc só começará quando a solução KYC estiver geralmente disponível para todos os pioneiros elegíveis no futuro, e será previamente anunciado à comunidade. A restrição de seis meses ainda não estará em vigor quando lançarmos o Mainnet.

Devido à importância da verdadeira humanidade na nossa mineração baseada nas redes sociais, apenas os Pioneiros que passarem o KYC poderão transferir o seu Saldo da App para o blockchain. O nosso objetivo é ter o maior número possível de pioneiros possível com KYC. Como explicado mais abaixo, a janela rolante de seis meses serve os seguintes propósitos importantes:

  • encontrar um equilíbrio entre dar aos Pioneiros tempo suficiente para passar KYC e criar urgência suficiente para passar KYC,

  • evitar que pi não verificado para além do período de graça KYC de seis meses de migração para a Mainnet, em vez de libertá-lo para a mineração por outros pioneiros com KYC dentro do limite de Supply global pi atribuído para a mineração Pioneiro, e

  • limitar o spam kyc e os abusos (ver atraso de 30 dias para KYC de novos membros abaixo)

Se os Pioneiros não passarem a KYC a tempo, atrasa a transferência da Mainnet dos seus saldos e dos saldos de outros Pioneiros que os têm nos seus Círculos de Segurança e Equipas de Ganhos. Sem saldos no Mainnet, os Pioneiros não são capazes de fazer pagamentos em aplicações Pi, prejudicando assim o crescimento do nosso ecossistema baseado em utilidades. Uma janela de seis meses cria uma sensação de urgência para os Pioneiros, dando-lhes tempo suficiente para recuperarem o pi minerado. O processo de verificação do KYC terá geralmente em conta a probabilidade dos pioneiros serem seres humanos reais com base nos mecanismos de previsão automatizados por máquinas da Pi nos últimos três anos. As contas recém-criadas só poderão solicitar imediatamente a verificação da KYC após 30 dias. Isto ajuda a rede a limitar a capacidade de bots e contas falsas para spam e abusar do nosso processo KYC e priorizar os recursos de validação kyC para pioneiros humanos reais.

Por último, o Pi perdido dos pioneiros que atrasarem a verificação da KYC para além de seis meses não será transferido para a Mainnet e não será contabilizado no cálculo da taxa de base de exploração (B) a nível do sistema para além do período de carência kyc de seis meses. Os pioneiros terão, portanto, de reivindicar o seu Pi a tempo, ou o seu Pi perdido será redistribuído para B para mineração no mesmo ano por outros Pioneiros verificados que podem fazer contribuições completas para a rede.

De volta ao topo

.

Recursos Solicitados pela Comunidade e Correções de Bugs { isso não é traduzido devido a atualizações frequentes }

De volta ao topo

.

PI KYC : NOVOS RECURSOS E INFRAESTRUTURA APRIMORADA (09.12.2022)

Desde nossa última atualização em julho, a Pi Core Team fez progressos significativos no processo de KYC para 1) melhorar a eficácia, eficiência e segurança do aplicativo KYC, 2) expandir o KYC para um número crescente de pioneiros e 3) analisar e trabalhar em soluções para pioneiros reais que enviaram suas inscrições e não receberam os resultados do KYC. Embora muitas dessas melhorias, especialmente o trabalho feito para (1), não possam ser experimentadas pela maioria dos pioneiros, o trabalho de KYC não é apenas dimensionar e permitir que as pessoas passem, mas também garantir que os objetivos gerais do KYC sejam alcançados - permitir que verdadeiros pioneiros em diferentes países e regiões, passe o KYC com a maior precisão e segurança possível, evitando o máximo possível de contas falsas. Como prioridade da equipe principal, o KYC é essencial para promover um ecossistema Pi vibrante, fornecendo integração confiável e segura para garantir a qualidade intrínseca da rede.

Abaixo, fornecemos mais detalhes sobre o que trabalhamos desde a última atualização do KYC e as próximas etapas para ajudar os Pioneiros a entender e saber o que esperar.

GRANDE PROGRESSO RECENTE

  • Trabalhou e implantou uma melhor automação de máquina na ofuscação de documentos de identificação. O algoritmo aprimorado será capaz de redigir melhor as informações privadas nos documentos de identificação das pessoas e reduzir a exposição a validadores de multidão enquanto ainda permite que eles executem seu trabalho (aumentando assim o número de usuários que passam ). Esta melhoria pode não ser visível para todos os pioneiros, mas é importante para o processo de KYC dos pioneiros como um todo.

  • Criou um sistema para analisar a qualidade do trabalho e as estatísticas dos validadores humanos. Este é novamente um importante recurso invisível de back-end para monitorar e avaliar o desempenho do crowd Validator e responsabilizá-lo, garantindo que os resultados do KYC sejam os mais precisos e confiáveis ​​possíveis.

  • Código de back-end principal refatorado em seleções de trabalho de validação. Essa otimização também é invisível para os usuários finais, mas é importante para melhorar a eficiência do trabalho dos validadores e levar a resultados do KYC mais precisos.

  • Melhorou a eficiência da infraestrutura do aplicativo KYC. Isso é importante para melhorar o desempenho e a experiência do usuário do aplicativo de KYC, por exemplo. reduza o tempo de carregamento de cada tela, resultando em aplicativos concluídos com mais sucesso.

  •  Aprimorou o processo e a análise para permitir que mais Pioneiros tenham a elegibilidade para se inscrever. Isso diz respeito ao que preocupa muitos Pioneiros: aumentar a porcentagem da rede que pode se inscrever para KYC. Mais detalhes sobre esse recurso são fornecidos abaixo após esta lista.

  • Criei processos técnicos para analisar o funil KYC e por que alguns aplicativos estão presos no funil e projetar soluções para desbloquear esses aplicativos para atingir a finalidade.

  • Corrigido um problema que impedia que alguns pioneiros já com KYC vissem uma versão atualizada de sua lista de verificação da Mainnet. Os pioneiros agora serão enviados diretamente para a lista de verificação após passarem com sucesso no KYC.

  • Implantou vários outros recursos para oferecer suporte à solução de KYC geral, como (mas não limitado a) recursos de câmera personalizados para dispositivos e sistemas operacionais mais antigos, adições de experiência do usuário e medidas de segurança aprimoradas.

  • Melhorar nossa capacidade de processar os apelos de mudança de nome dos Pioneers, que atrasaram alguns Pioneers de passar com sucesso de KYC. Este pode ser um processo complexo, pois requer automação de máquinas (já feito, permitindo que alguns pioneiros passem) e validação humana (em desenvolvimento e necessária para processar apelos de nomes que não podem ser processados apenas por máquinas).

  • As medidas existentes (como KYC provisório em regiões especiais e reapresentação efetiva para casos específicos de paralisação) são continuamente aplicadas, monitoradas e aprimoradas para aumentar a elegibilidade para inscrição e receber resultados mais rápidos para Pioneiros diferentes.

Sobre o aumento do número de pessoas elegíveis para KYC: estamos implantando uma melhoria esta semana que aumentará a porcentagem de Pioneiros que se qualificarão para se candidatar a KYC em mais 18% da rede. Outros 13% da rede se tornarão elegíveis para se inscrever no KYC se verificarem sua conta Pi por meio de número de telefone ou Facebook. Portanto, certifique-se de que sua conta seja verificada se você deseja se inscrever no KYC!

PRÓXIMOS PASSOS

Curioso sobre algumas metas específicas de KYC à frente? Estamos fornecendo uma lista abreviada de coisas em que estamos trabalhando para o processo de KYC nas próximas semanas, para que os Pioneiros em cenários diferentes saibam o que esperar:

  • Os pioneiros que iniciaram, mas não concluíram o processo de KYC, receberão mensagens de engajamento pós-mineração no aplicativo principal para ajudá-los e lembrá-los de concluir sua inscrição.

  • Para pioneiros que apelaram para alterar o nome da conta e estão presos no processo KYC porque seus nomes não podem ser resolvidos pela automação da máquina, os validadores humanos de KYC poderão ajudá-los a resolver o recurso e desbloqueá-los no processo de KYC.

  • Desbloqueie 56% dos Pioneiros cujos aplicativos estão “travados” no processo de KYC. Atualmente, todos os casos bloqueados representam apenas cerca de 11% de todos os aplicativos de KYC concluídos. (Isso não se aplica a Pioneiros em regiões onde o especial “Tentative KYC” é praticado, pois seguem um processo independente)

Também estamos trabalhando em outros recursos que podem ser lançados no início de 2023:

  • Recurso de apelação de rejeição: permite que pioneiros rejeitados que atualmente não se qualificam para reenvios apelem de seu resultado de KYC. Isso significa que, uma vez implantado esse recurso, os candidatos de KYC rejeitados podem enviar um formulário de apelação para fornecer informações adicionais para outra chance de reconsideração.

  • Processamento de ID manuscrita: habilite o processo de KYC para lidar com IDs manuscritas. Atualmente, se os documentos de identificação do seu país forem parcialmente manuscritos, sua inscrição poderá ficar paralisada em análise, portanto, esse recurso ajudará a facilitar os candidatos afetados por esse problema.

Prioridades Paralelas

O atual período de rede fechada da Mainnet permite que a Pi Network se concentre em duas prioridades: KYC em massa e construção de utilitários de ecossistema. Ambos são passos essenciais para o nosso objetivo final de construir um ecossistema viável para se preparar para o Open Mainnet.

No KYC, ouvimos a comunidade e agradecemos sua paciência, pois a equipe principal faz tudo o que pode para escalar o KYC o mais rápido possível. Os objetivos da Pi Network não seriam possíveis sem o apoio da comunidade Pi em geral, e gostaríamos de agradecer novamente aos Pi KYC Validators por contribuir com o processo geral de KYC. Esperamos que a atualização de hoje lance alguma luz sobre nossos esforços e o futuro próximo.

Na construção de utilitários, a equipe principal também está trabalhando para promover e apoiar o desenvolvimento de aplicativos de ecossistema por meio de desenvolvedores da comunidade,Hackathons em andamento, parcerias de negócios e nós mesmos. Confira nossos últimos vencedores do Hackathon aqui.

À medida que a rede continua a se desenvolver, a Equipe Principal está animada por estar nesta fase da Pi Journey, pois vemos os frutos do nossos esforços coletivos começarem a se transformar em algo incrível.

De volta ao topo

.

Pi 2022 Atualizações de fim de ano (27 de Dezembro de 2022)

Translated by: bbstephen
Verified by: Madeira

 

Bem-vindo à atualização de tecnologia e produto da Pi Network para o segundo semestre de 2022!

Desde Pi2Day (28 de junho de 2022), a Pi Core Team fez progressos significativos na construção das infraestruturas e componentes necessários para a migração da Mainnet, KYC em massa, construção de ecossistema e, finalmente, preparação para o próximo período da Mainnet.

A Pi Network está em um ponto importante no desenvolvimento da Mainnet Fechada, na qual Pi é capaz de se concentrar em duas prioridades principais: permitir KYC em massa e capacitar a construção de utilitários do ecossistema. Ambos são passos essenciais em direção ao nosso objetivo de construir um ecossistema viável para se preparar para o Open Mainnet.

A atualização de hoje se concentra no trabalho que fizemos que é relevante e interessante para os pioneiros e pode omitir os inúmeros esforços e implantações da Pi Network relacionados a interfaces, back-end, conformidade, sucesso da comunidade e correções de bugs.

Melhorias de Projetos Específicos

Migração da rede principal

A migração em massa da Mainnet foi iniciada desde o Pi2Day (28 de junho). Pioneiros totalmente migrados agora estão operando no blockchain do Pi da Mainnet e usando Pi dentro do ecossistema Pi com base nas diretrizes da Rede Fechada.

(leia os capítulos do Whitepaper aqui), e aqueles que concluíram a lista de verificação da Mainnet podem migrar seu saldo transferível do aplicativo para celular para o endereço de sua carteira na blockchain da Mainnet.

O trabalho feito para Mainnet Migration foi triplo:

  1. Habilite e dimensione a migração em massa com base em dados sincronizados de várias fontes, como mineração móvel, KYC, lista de verificação da Mainnet, conformidade etc.

  2. Valide a correção e precisão da migração em todas as frentes, incluindo (mas não limitado a) saldos, conformidade e violações de políticas. Reverta-o se necessário dado o nascimento da migração; resolva problemas com migrações e recupere e retome de pausas.

  3. Simplifique a experiência do usuário na migração, garantindo que cada componente essencial seja reunido de forma coerente, como Checklist, Wallet,blockchain da Mainnet, etc.

Alguns detalhes sobre o trabalho estão listados abaixo.

  • Melhorias de pós-migração para verificações de validação durante o período pendente de migração

    • Verifique se os saldos Pi dos     Pioneiros estão corretos

    • Uma vez verificados, os saldos   podem migrar com sucesso para o blockchain da Mainnet

    • recursos de verificação também podem reverter a migração para qualquer pessoa que precise de verificações adicionais antes de sua transferência completa

  • Ajustes de carteira para facilitar a migração da Mainnet

    • permitir que o Pi seja reivindicado após o período de migração pendente

    • permissão para os pioneiros acessem e gerenciem o processo de migração da Mainnet

    • Toda a interface de usuário do Wallet atualizada

  • Mainnet Checklist melhorias na experiência do usuário e correções de bugs para garantir a transição mais suave possível para a Mainnet

    • Vários recursos de interface de usuário da lista de verificação da Mainnet e correções de bugs, por exemplo Melhorias no painel da Mainnet Balance, sincronização de dados no backend e display, adição e alteração de etapas no Checklist, etc.

  • Bloqueios pós-migração foram desenvolvidos e serão lançados em breve

    • Para permitir o bloqueio do Pi que foi migrado.

Solução de KYC

Como pré-requisito para a migração da Mainnet para cada Pioneer, o trabalho no KYC foi focado principalmente em 1) melhorar a eficácia, eficiência e segurança do aplicativo KYC, 2) expandir o KYC para um número crescente de Pioneiros e 3) analisar e trabalhando em soluções para pioneiros reais que enviaram suas inscrições e não receberam os resultados do KYC. Consulte a recente atualização detalhada no KYC aqui para progresso e próximos passos.

Plataforma do Pi e Ecossistema + Comunidade

Fizemos esforços significativos para promover o crescimento do ecossistema Pi (um dos dois principais objetivos da Rede Fechada), a fim de trazer mais utilidades e casos de uso para a experiência Pi. Embora vários novos recursos de infraestrutura tenham sido implantados ou estejam em desenvolvimento, o Core Team está cultivando a construção de ecossistemas entre a comunidade e novos desenvolvedores por meio da participação em Hackathons, suporte ao desenvolvimento da comunidade, parcerias comerciais externas e aplicativos internos criados pelo Core Team.

O trabalho específico de tecnologia e produto para esse fim foi:

  1. Habilite o SDK para se conectar ao Pi Mainnet e adicione mais funcionalidades ao Pi SDK, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos do Pi mais completos e fáceis de usar no Mainnet.

  2. Incentive e envolva a participação do desenvolvedor e melhore a experiência dos desenvolvedores com a plataforma Pi de maneira mais orientada e instruída.

  3. Fornecer suporte de infraestrutura e consultoria para desenvolvedores.

Alguns detalhes sobre os principais recursos estão listados abaixo.

  • Os principais Hackathons realizados em as melhores universidades e mais Hackathons planejados para o início de janeiro de 2023 com outros programas pós-hackathon

    • Renovando os esforços de desenvolvimento do Hackathon para construir os utilitários e casos de uso do ecossistema Pi

    • Mais Hackathons em andamento planejados, a partir de 9 de janeiro

    • Desenvovimento de mais programas associados ao desenvolvedor para oferecer suporte aos desenvolvedores do Hackathon para o desenvolvimento contínuo

    • API adicional para App-para-Pioneiros está sendo desenvolvida e será lançada antes do final do ano ou início de janeiro

  • Pi SDK da Mainnnet lançado e aprimorado

    • atualização que permite que os aplicativos Pi migrem para a Mainnet

    • Documentações mais detalhadas e claras - Link para a documentação do Github

    • Guia completo de integração do desenvolvedor aqui  (trabalho em progresso)

  • Atualizações do portal do desenvolvedor

    • Nova "Lista de verificação de criação de aplicativos" lançada para orientar os desenvolvedores passo a passo no processo de criação de aplicativos

    • Nova interface de painel para desenvolvedores gerenciarem melhor seus aplicativos Pi

    • Aplicativo de demonstração implantado para permitir que os desenvolvedores tenham uma configuração rápida de seus próprios aplicativos do Pi

    • Permitir que os desenvolvedores se registrem em aplicativos da Mainnet

  • O Pi App Engine V2 está implantado

    • Configuração mais simples para desenvolvedores que usam o Pi App Engine para executar seus aplicativos em infraestrutura de servidor escalável com facilidade, enquanto se concentram na criação de seus produtos e recursos de front-end

    • Permitir mais feedback sobre implantações para desenvolvedores

    • No geral, melhorar o processo de desenvolvimento de aplicativos Pi no ecossistema, especialmente para equipes selecionadas que contribuem para o ecossistema e têm menos recursos e menos conhecimento sobre infraestruturas técnicas escaláveis

  • A versão MVP das carteiras do desenvolvedor será lançada em breve

    • Em breve, os desenvolvedores poderão criar carteiras específicas de aplicativos que são adaptadas para oferecer suporte a operações de aplicativos Pi, em vez de usos pessoais de carteiras vinculadas a uma conta individual do Pioneiro

    • O recurso está planejado para estar disponível para desenvolvedores em janeiro.

  • A mudança de infraestrutura do Pi Chats está em desenvolvimento

    • A infraestrutura de back-end do Pi Chats terá uma grande mudança para se tornar um aplicativo mais independente que permite um desenvolvimento mais rápido e implantações de recursos futuros.

    • Reduzirá a tensão e o impacto do Chat em outros serviços (que causaram interrupções de uso no passado)

    • Permitirá uma integração futura mais fácil dos recursos do Pi Chats ao ecossistema

Além dos esforços de tecnologia e produto acima, muito trabalho foi feito na comunidade e no lado comercial para nutrir uma cultura de construção de ecossistema, apresentar e educar desenvolvedores sobre a plataforma Pi, motivar e envolver desenvolvedores para construir no Pi e facilitar e dar suporte aos desenvolvedores para implantar aplicativos do Pi. Este é um trabalho fundamental para a construção de um ecossistema baseado em utilidade viável - uma preparação essencial para a Rede Aberta.

Olhando para 2023

A rede testemunhou grandes eventos e grandes progressos em 2022, incluindo o início da migração em massa de KYC e Mainnet e o trabalho fundamental de construção do ecossistema. Especialmente no contexto da maior agitação da indústria este ano, a Pi demonstrou as vantagens de suas estratégias únicas e não consensuais - a visão de longo prazo da Pi e o foco na construção passo a passo de substância e serviços públicos. A Pi Network não só é capaz de se manter firme entre os ruídos do ambiente mais amplo da indústria, mas também tem feito progresso e crescimento constante em direção aos seus objetivos guiados por sua Visão: “Construir o ecossistema ponto a ponto mais inclusivo do mundo e experiência, alimentada por Pi, a criptomoeda mais usada no mundo.”

Estamos muito empolgados com o que está para vir em 2023 - outro ano de construção em direção ao nosso objetivo comum de alcançar o próximo período da Mainnet. Esforços descentralizados são essenciais para a construção de uma rede descentralizada, que inclui o blockchain, a comunidade e o ecossistema com uma infraestrutura mais completa e uma ampla gama de utilidades. Este esforço não depende apenas de um pequeno grupo, mas de todos os Pioneiros juntos.

Em 2023, mais comunicações e orientações serão fornecidas sobre onde e como os Pioneiros podem unir forças para desenvolver e aumentar ainda mais a rede em um estágio em que as principais partes da infraestrutura do ecossistema estão prontas e alinhadas para que as coisas aconteçam e o ecossistema para florescer. Sabemos que você está ansioso, e nós também.

Felicidades e desejamos a você um feliz ano novo, repleto de novos trabalhos, inovações e novas oportunidades Pi para a comunidade Pi.

De volta ao topo

.

Pi Network 2023 Q1, {primeiro trimestre} o começo do Hackathon, instruções e recursos (12.01.2023)

Translated by: bbstephen
Verified by: Madeiradreams

 

A Pi Network está animada para começar 2023 anunciando o lançamento de um novo Hackathon! A rede está aproveitando o impulso dos Colégios do Hackathons de 2022 e do  Pi Hackathon de 2021, e continua a facilitar o desenvolvimento de Pi Apps de qualidade. Este hackathon durará até 28 de fevereiro de 2023.

Nos últimos anos, a Pi Network construiu a criptomoeda mais amplamente distribuída do mundo, com mais de 35 milhões de membros em todo o mundo e a infraestrutura de ecossistema necessária. Em 2023, como parte da missão de crescimento e construção de utilidades durante o atual período de Rede Fechada da Mainnet, a rede continua expandindo e melhorando sua plataforma de aplicativos. Isso é para permitir mais desenvolvimento da comunidade e, coletivamente, tornar-se um ecossistema baseado em serviços públicos ainda mais robusto.

É aí que você entra: Pioneiros e desenvolvedores como você são incentivados a contribuir para a Rede Pi e o crescimento do ecossistema criando aplicativos da Web para dispositivos móveis que trazem verdadeira utilidade para os usuários. Estamos procurando aplicativos criativos e focados em utilitários; podem ser entretenimento, educação, interação social, acesso a informações, utilidades para o consumidor ou qualquer outra coisa que você possa imaginar.

Continue lendo para obter mais detalhes do hackathon, incluindo o desafio e as informações sobre o prêmio; instruções importantes sobre integração, formação de equipe e envio de projetos; e recursos úteis conforme você comece a se desenvolver!

O desafio

Pioneiros e desenvolvedores são convidados a criar aplicativos da Web móveis que atendam a uma necessidade real do usuário, ofereçam suporte ao uso da criptomoeda Pi e sejam intuitivos de usar e acessíveis às pessoas comuns.

Desenvolver no Pi é fácil e não requer nenhuma experiência anterior em blockchain ou criptografia - basta criar um aplicativo da web móvel, integrar nosso SDK { Kit Desenvolvimento de Software } com JavaScript e fazer chamadas de API

{Interface de Programação de Aplicações}. Se você deseja participar do Hackathon, siga as instruções abaixo para começar!

Temas

Você pode optar por ficar o seu projeto em um dos temas abaixo ou escolher o tema ( Inovação Aberta ) e criar o melhor aplicativo possível que não se enquadre em uma das categorias a seguir.

  • Mídia social

    •  - E se os usuários pudessem enviar ou receber micropagamentos como parte dessa nova categoria de mídia social que você está criando? 

    •  - E se o uso de staking puder gerar o melhor conteúdo?E

    •  - E se os criadores de conteúdo puderem ser recompensados por um ótimo conteúdo? 

    • - Você pode ser o inovador ao trazer microtransações para a mídia social pela primeira vez.

 

  • Jogos / Entretenimento

    • - Esta é a pista para todas as coisas de entretenimento; mostre-nos seus melhores jogos e aplicativos de entretenimento que manterão nosso público envolvido de qualquer maneira que você possa imaginar. Não se esqueça de integrar a criptomoeda do Pi o mais próximo possível de suas ideias.

  • Utilitários do consumidor

    • - Está categoria é para todos os aplicativos que fornecem utilidades para nossos membros ou para outras empresas. Os exemplos podem incluir programas de fidelidade para empresas que trazem o poder do blockchain{cadeia de blocos} para as massas, aplicativos de mercado, plataformas de educação e muito mais.

  • Inovação aberta 

    • -Mostre-nos sua melhor ideia - qual é o aplicativo mais legal que você possa imaginar?!

Prêmios e Recompensas* 

Prêmios em dinheiro (todos em USD/Dólar Americano ): Haverá um total de $ 30.000 em prêmios em dinheiro disponíveis da seguinte forma:

  • $ 15.000 para o vencedor geral

  • $ 2.000 para os três vice-campeões

  • $ 1.000 para os vencedores do tema para quatro categorias temáticas (consulte a seção Temas acima)

  • $ 5.000 para a equipe vencedora de uma rodada separada de julgamento

Recompensas de criptomoeda Pi: Os equipes qualificadas e seus membros individuais podem ganhar 100 ou mais em Recompensas de criptomoeda de Pi por alcançar os seguintes marcos e realizações:

  • Recompensas individuais de criptomoeda Pi:

    • 1.00Pi – Criando uma conta Pi com um código de referência (pioneiros existentes provavelmente já fizeram isso)

    • 5.60Pi – Experimentando nosso código de aplicativo de demonstração 

      • 0.10Pi – Nível 1: Criar aplicativo no DevPortal

      • 0.50Pi – Nível 2: Executar a demonstração localmente no Sandbox

      • 5.00Pi – Nível 3: Implantar aplicativo de demonstração em servidores

    • 1.00Pi – Envolvimento em atividades ecossistêmicas – mais informações para vir em um anúncio separado

  • Recompensas de criptomoeda do Pi de “Equipe”.   Essas recompensas estão disponíveis apenas no PiOS Track, conforme explicado mais abaixo, e destinam-se a recompensar projetos novos, atenciosos, funcionais e implantados, independentemente da ideia. Assim, as recompensas listadas abaixo ficam ao critério da Pi Core Team:

    • 20.00Pi – Participar de um check-in intermediário

    • 72.40Pi – Implantando um aplicativo totalmente funcional na Pi Mainnet usando a licença PiOS { A licença de software de código aberto do Pi }

As recompensas da criptomoeda do Pi descritas acima, e que estão a ser disponibilizadas para os desenvolvedores do Hackathon, sairão da reserva destinada para “apoiar a organização da comunidade e a construção do ecossistema”, conforme explicado nos capítulos atualizados do whitepaper do Pi liberada em 28 de dezembro de 2021. Mais informações sobre como funciona seguirão em um anúncio separado.

Integração

Siga estas etapas importantes para começar seu projeto do Hackathon e configurar o Pi Ecosystem.

  1. Se ainda não o fez, configure o Pi Browser {navegador do Pi}:

    1. Baixe o aplicativo

      1. Apple App Store {loja de Aplicativo da Apple}

      2. Google Play {loja de Aplicativo do Google}

    2. Entre no Pi Browser {navegador do Pi} com sua conta do Pi

      1. Mais instruções Aqui ou Neste vídeo

    3. Agora você deve conseguir ver vários aplicativos do Pi como ícones na tela de boas-vindas do Pi Browser {navegador do Pi}

  2. Abra o Pi Browser e entre no Pi Developer Portal tocando no ícone “develop.pi”. Se você estiver entrando no Portal do Desenvolvedor pela primeira vez, siga estas etapas:

    1. Você precisará verificar seu endereço de e-mail antes de começar; haverá um botão para fazê-lo na parte inferior da página

    2. Concorde com os Termos e Condições necessários quando for solicitado a fazê-lo     

    3. Depois de registrar seu e-mail e concordar com os Termos necessários, toque no ícone "Registrar o aplicativo"

    4. Preencha os campos obrigatórios; se você ainda não tem uma ideia de projeto, pode preencher as informações do espaço reservado (por exemplo, nomeie seu aplicativo como "Teste")

    5. Em App Network, selecione “Pi Testnet”

    6. Toque no ícone "Enviar" e você deverá ver o Painel do seu aplicativo

  3. Junte-se a este hackathon no Portal do Desenvolvedor {developer portal}

    1. Vá para a página inicial do Portal do Desenvolvedor (develop.pi) e poderá ver um ícone amarelo “Hackathon” no lado direito da tela

  4. Toque no ícone “Hackathon” e insira o código “2023Q1Hackathon”. Isso o adicionará ao hackathon e você poderá ver a lista de verificação do Pi Rewards e pode começar a trabalhar em seu aplicativo para reivindicar o Pi!

  5. Vá para a tela inicial do {Pi Browser} navegador Pi e entre no aplicativo Brainstorm tocando no ícone “brainstorm.pi”

  6. Se você for um desenvolvedor, conclua o {Developer Quiz} no Brainstorm para obter o selo de Desenvolvedor

Formação de equipe

  1. Abra o aplicativo do Pi Browser no   seu telefone e acesse o aplicativo Brainstorm tocando no ícone “brainstorm.pi” na tela inicial do navegador

  2. Se você já tem uma ideia de um projeto em mente, crie um novo projeto no Brainstorm tocando no botão “Propor” na barra de navegação

    1. Observação: o nome do seu aplicativo pode estar no formato “App_Name for Pi”, “App_Name on Pi” ou, de preferência, apenas “App_Name”, mas não pode estar no formato “Pi App_Name” para evitar confusão com aplicativos desenvolvidos pela Equipe da Pi { Pi Core Team }.

  3. Se você quiser ver outras propostas de projetos para ingressar em uma equipe existente, basta percorrer os projetos em destaque no filtro “propostas-2023” e tocar naquele que deseja ingressar

  4. Você pode ler mais sobre o projeto e pedir para se juntar à equipe tocando no ícone “Join Team” { entrar na equipe }

  5. Existem diferentes funções nas quais você pode ingressar; se você for um desenvolvedor, toque no ícone “Join Developers”

  6. Preencha as seções “ Skills you can provide ” {Habilidades que você pode fornecer} e “ How can you help”{Como você pode ajudar} para contar aos membros do projeto existentes mais sobre suas habilidades e experiência. Esta informação será usada pela equipe do projeto para avaliar se eles têm uma função para você em sua equipe

  7. O administrador da equipe do projeto irá verificar suas credenciais e aceitará ou rejeitará a solicitação

  8. Se sua solicitação for aceita pelo administrador da equipe, você poderá começar a colaborar com eles no Pi Chat e começar a criar o aplicativo

    1. Ao visualizar o projeto no Brainstorm, toque no ícone “Open Project Chat Room” para conversar com a equipe do projeto 

PiOS Track { Faixa PiOS }

A licença de software de código aberto do Pi (PiOS) permite que os desenvolvedores da comunidade Pi criem aplicativos e ferramentas de código aberto Pi para o ecossistema Pi. A licença do PiOS concede o uso ilimitado do software somente no Pi Ecosystem. Os desenvolvedores são incentivados a usar esta licença ao desenvolver um aplicativo Pi. Somente os desenvolvedores que usam a licença PiOS serão elegíveis para receber os níveis de Recompensa de Criptomoeda 20Pi e 72.4Pi, conforme explicado acima. Siga as instruções abaixo para usar a licença PiOS.

  1. Crie uma Proposta de Brainstorm para o projeto (ou junte-se a um projeto de Brainstorm existente, de acordo com as instruções acima em Formação de Equipe)

    1. Projetos sem um link de proposta de Brainstorm não serão aceitos

  2. Siga as instruções aqui

  3. A equipe principal do Pi analisará os envios,e se aceites, mesclará o PR

  4. A equipe do Pi Core {Pi Core Team} criará um novo arquivo para seu projeto na organização pi-apps github A conta do github que enviar o PR terá acesso de administrador ao arquivo recém-criado com direitos totais ficar para controlar, convidar membros de sua equipe, editar, adicionar ou aceitar código da comunidade ou até mesmo mover ou excluir seu repositório

  5. Desenvolva seu projeto dentro deste arquivo. Você pode manter seu aplicativo a partir deste novo arquivo e receber, rever e aceitar PRs de outros colaboradores. 

    1. Observação: o nome do seu aplicativo pode estar no formato “App_Name for Pi”, “App_Name on Pi” ou, de preferência, apenas “App_Name”, mas não pode estar no formato “Pi App_Name” para evitar confusão com aplicativos desenvolvidos pela Equipe da Pi Core { Pi CoreTeam }.

  6. Adicione o arquivo de licença do PiOS ao repositório do projeto

    1. Atualize a licença com as informações necessárias

  7. Quando estiver pronto para enviar seu projeto, siga as etapas nas Diretrizes de envio abaixo

Diretrizes de envio de projetos

  1. Se você ainda não o fez, crie um projeto no aplicativo Pi Brainstorm (ou junte-se a um projeto Brainstorm existente, de acordo com as instruções acima em Formação de equipe)

  2. A listagem do seu projeto deve                 incluir o seguinte:

    1. Uma descrição do seu aplicativo (3-4 frases no máximo)

    2. Uma apresentação sobre seu aplicativo na forma de um vídeo do YouTube (máximo de 4 minutos)

    3. A URL onde seu aplicativo pode ser acessado no navegador Pi. Tudo bem se seu aplicativo funcionar apenas no modo Testnet durante o envio, mas é claro que o objetivo final é implantar seu aplicativo no Pi Mainnet.

  3.  Crie um vídeo do YouTube acessível ao público que inclua o seguinte:

    1. Visão geral do seu projeto (o que é)

      1. Quem é seu público alvo?

      2. Qual é o problema que você está resolvendo ou qual é a necessidade do usuário que você está abordando?

      3. Como você resolve esse problema/necessidade do ponto de vista do usuário?

    2. Como você integrou o Pi ao seu projeto?

    3. Demonstração da funcionalidade do aplicativo e fluxo do usuário 

    4. Breve visão geral da sua tecnologia

      1. Do ponto de vista técnico, como você resolve o problema principal?

      2. Quais recursos exclusivos você incorporou ao seu aplicativo?

      3. Quais as principais qualidades ou conquistas do produto que você deseja destacar?

    5. Este vídeo não deve ter mais de 4 minutos

  4. Adicione um link para o vídeo do YouTube na seção de apresentação de sua proposta de projeto em seu projeto do Brainstorm

  5. Adicione a auto-tag “enviar-2023” para que saibamos que é um envio final para o Hackathon. Especificamente, crie uma tag “enviar-2023” para o seu projeto na página de proposta do projeto

Recursos

Guia de integração do desenvolvedor

Documentação do desenvolvedor

Aplicativo de demonstração do Pi (código clichê / Boilerplate Code)

*Sujeito a outros termos e condições estabelecidos nos termos de serviço do Hackathon, que podem ser encontrados no aplicativo Brainstorm.pi

De volta ao topo

.

Verificação de identidade com impulsionamento humana na era da IA { Inteligência artificial} (21.01.2023)

Translated by: bbstephen
Verified by: Madeiradreams

As comunidades, mesmo (e especialmente) as comunidades digitais, precisam de pessoas. Mas como você pode provar sua humanidade em escala? No caso da Pi Network, uma enorme comunidade globalmente alimentada pela criptomoeda de mineração móvel mais distribuída do mundo, o segredo tem sido equilibrar a alta tecnologia com as pessoas. Obtivemos sucesso criando uma solução de KYC nativa.

Construindo uma comunidade criptográfica na era da IA

Ecossistemas criptográficos como Ethereum, Solana ou Pi Network são comunidades compostas por atores diferentes - de usuários finais e desenvolvedores a mineradores e validadores. No entanto, criar uma comunidade próspera e duradoura requer habilidades e recursos significativos. Vimos redes sociais tradicionais como Facebook e Twitter usarem algoritmos baseados em IA para aumentar suas bases de usuários, mas isso pode ser problemático.

Durante anos, o Facebook contou com algoritmos baseados em IA para classificar e recomendar conteúdo aos usuários com base em suas preferências e comportamento online. Embora isso tenha funcionado bem no começo, depender apenas de algoritmos de IA resultou em uma série de consequências imprevistas: com uma visão distorcida do enquadramento bruto como o bem maior, esses algoritmos poderiam realizar ações anti sociais, desde a criação de câmaras de eco até ampliando preconceitos / viéses humanos através da discriminação.

Mais recentemente, o altamente divulgado $ 44 bilhões A oferta de compra do Twitter pelo CEO da Tesla, Elon Musk, foi frustrada na última hora devido à suposta prevalência de contas falsas e bots de spam, possibilitados pela falta de verificação humana. A grande quantidade de spam trouxe a questão do valor total do Twitter em consideração: com os bots de spam potencialmente inflando a contagem de visualizações para os anunciantes e frustrando os usuários, está claro que a IA disponível não foi suficiente. Este incidente destaca a importância de verificar os usuários, bem como monitorar e supervisionar cuidadosamente os produtos de IA.

Embora os bots de spam e outros fatores tenham atormentado e danificado algumas comunidades online, ainda podemos ver o tremendo impacto que as comunidades imperfeitas e humanas conseguiram instigar. A comunidade de especuladores do Reddit em Wall Street Bets conseguiu causar um impacto financeiro global repetidamente, tudo construído em torno de pessoas reais.

Considere o Teste de Turing em escala: como as empresas podem verificar se seu pessoal é real?

Cumprimento de regulamentação mais rígida

Verificar a identidade dos clientes é uma proposta complexa, exigindo escalabilidade e segurança em relação aos dados pessoais. Para agravar o problema das empresas de tecnologia, como redes sociais e aplicativos criptográficos, está a necessidade de cumprir regulamentações cada vez mais rígidas – desde o tratamento de dados do usuário até a implementação de KYC.

O KYC (ou “Know Your Customer/Conheça seu cliente”) obriga as instituições financeiras a realizar verificações rotineiras de identidade e antecedentes de seus clientes antes de usar suas plataformas e faz parte de um conjunto mais amplo de medidas para combater a lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas. Antes pertencente apenas ao setor bancário, o KYC agora é cada vez mais exigido de empresas no setor de criptomoedas, desde bolsas e corretoras até provedores de carteira e outros serviços. E, com a expansão da Web3 e o esforço contínuo para recompensar os usuários digitais, a importância do KYC só aumentará.

Infelizmente, o custo do KYC pode ser proibitivo para muitas startups criptográficas. Depois de levar em consideração vários fatores, desde horas manuais e contratações de pessoal até o preço das ferramentas de conformidade e sua implementação, as empresas podem gastar centenas de milhões de dólares para verificação. Mesmo com as taxas KYC reduzidas e comumente anunciadas deUS$ 1,49 a US$ 2,05 por usuário, esta solução simplesmente não é escalável ou econômica para acumular grandes bases de usuários.

Além disso, o KYC pode criar atrito quando se trata de integrar novos usuários, fornecendo uma nova e onerosa barreira à entrada. Somente no Reino Unido, por exemplo, um quarto dos novos aplicativos é abandonado devido ao atrito do KYC.

Isso revela a ironia central do KYC: em nossa impaciência, muitas vezes somos humanos demais para provar nossa humanidade.

Solução para um KYC escalável

Para resolver esse dilema KYC, acreditamos que o design centrado no ser humano e a tecnologia escalável permitirão que o futuro da Web3 compense os usuários de forma transparente e justa, mantendo o anonimato pessoal e a conformidade legal.

A Pi Network foi fundada em uma síntese de fatos científicos e verdades humanas –– como PhDs da Universidade de Stanford, você pode esperar o mesmo de nós.

Dizemos “verdades científicas” porque acreditamos que há uma verdade em tudo o que fazemos em um esforço para nos aproximarmos e testarmos nossas hipóteses em design, estratégia e gerenciamento. Os fatos imutáveis da matemática nos guiam e sempre analisamos os dados empíricos para informar a próxima iteração.

Quando dizemos “verdades humanas” refletimos o fato de que nenhum projeto se constrói no vácuo: tudo o que fazemos é vivenciado por pessoas reais, em lugares reais, com vidas reais, emoções e experiências que podem impactar sua percepção. Algumas verdades humanas são fundamentais; outros são maleáveis. Também consideramos as verdades humanas e as necessidades da comunidade em cada iteração.

Manter um equilíbrio entre essas verdades nos impulsiona, passo a passo, à medida que nosso projeto avança. Por exemplo, a descentralização é uma propriedade proeminente das redes criptográficas e um componente importante da visão de Pi, mas não queremos apenas descentralizar para ter descentralização. Em vez disso, adotamos a descentralização progressiva, com base no estágio da indústria, na prontidão e conscientização do público mainstream, no desenvolvimento de serviços públicos da tecnologia blockchain e na fase de nosso projeto, para, esperançosamente, alcançar uma descentralização que seja significativa e sustentável.

Na Pi, aplicamos métodos iterativos a todos os aspectos do projeto, desde nossas estratégias de nível de rede até o teste de pequenos recursos de produtos em nosso aplicativo móvel, para desenvolver o modelo de token para um processo de fluxo de trabalho.

Essa distinção nos separa de alguns modelos imutáveis que dependem de suas hipóteses de whitepaper perante seu pessoal. Em vez disso, aplicamos nosso feedback e nossas iterações para informar e melhorar o modelo de token e a estrutura de rede – tudo para atender melhor às necessidades das pessoas que atendemos.

Solução KYC de origem comunitária da Pi Network

A Pi Network projetou sua solução KYC nativa, Pi KYC, em resposta à falta de escalabilidade, acessibilidade financeira e alcance global de outras soluções de mercado de terceiros. Combinando verdades científicas e humanas, o Pi KYC combina automação de máquina (IA) com verificação humana “hiperlocal” de crowdsourcing para realizar KYC preciso e eficiente para mais de 35 milhões de membros globais já em sua plataforma móvel.

A automação da máquina é responsável pelo processamento de imagens, extração de texto, detecção de identidade falsa, verificação de vivacidade e comparação de imagens. A verificação humana, por sua vez, é processada por indivíduos pré-aprovados que verificam os dados editados dos aplicativos KYC de outros membros, evitando assim que os indivíduos criem contas falsas.

Para resolver o problema do KYC escalável, o Pi KYC agora possui uma força de trabalho de validação humana robusta e autossustentável em mais de 200 países em todo o mundo (áreas que representam cerca de 92,6% da população global). A rede está em constante expansão com mais de 125.000 validadores confiáveis, validando aplicativos KYC globalmente, cujos esforços são recompensados em Pi.

Além de prevenir contas de spam e impedir a entrada de pessoas mal-intencionadas, o Pi KYC ajuda a rede a cumprir as regulamentações legais, ao mesmo tempo em que aumenta sem atrito sua próspera comunidade. Na era da IA, a Pi Network construiu uma solução KYC descentralizada e escalável que combina automação de máquinas com verificação humana de crowdsourcing para uma solução eficiente e responsiva.

Aproveitando o melhor dos dois mundos, o Pi KYC permite que a rede construa uma comunidade criptográfica legalmente compatível que seja otimizada para precisão, privacidade e acessibilidade global. E o melhor de tudo - é verdadeiramente humano em sua essência.

Na verdade, é difícil para qualquer empreendedor saber se ou quando seu projeto será bem-sucedido, e isso também se aplica a nós. O que sabemos é que Pi tem uma grande visão para uma rede acessível e inclusiva e um ecossistema construído em blockchain e alimentado por uma criptomoeda distribuída de forma justa. Através do poder da comunidade, estamos cada dia mais perto de concretizar essa visão.

  • •  •  •

Um tecnólogo vitalício, Dr. Nicolas Kokkalis iÉ fundador e chefe de tecnologia da Pi Network. Kokkalis tem uma extensa experiência em tecnologia blockchain. Em seu início de Ph.D. trabalho, Kokkalis criou uma estrutura para escrever “contratos inteligentes” em sistemas distribuídos tolerantes a falhas antes da introdução de blockchain e Ethereum. Como parte de seu pós-doutorado, ele apresentou e ensinou CS359B, a classe Aplicações Descentralizadas em Blockchain no departamento de Ciência da Computação de Stanford. Dr. Kokkalis pode falar sobre o potencial técnico, financeiro e social das criptomoedas e suas limitações.

Este artigo apareceu pela primeira vez em TabbFORUM.

De volta ao topo

.

Todas as mãos no convés, pioneiros - hoje é o Dia do Pi! (14.03.2023)

Translated by: bbstephen
Verified by: Madeiradreams

Desde que a Pi Network foi lançada, há 4 anos, comemoramos conquistas incríveis com as quais nossa comunidade e nossa equipe principal contribuíram juntas. Somente no ano passado, a Pi Network permitiu uma solução inovadora de KYC em massa para integrar milhões de pioneiros sem custo direto, implementou um novo mecanismo dinâmico de mineração em adesão aos princípios meritocráticos de Pi dentro dos limites de fornecimento, migrou milhões de KYC'ed Pioneiros no blockchain da Mainnet e ativaram a Pi Platform na Mainnet ao liberar muitas APIs e ferramentas de desenvolvedor úteis para a construção do ecossistema.

Essas iniciativas, juntamente com muitas outras melhorias para o ecossistema e infraestrutura Pi, ajudaram a contribuir para a grande produtividade e progresso que tivemos no ano passado. Nossa rede continuou a crescer e alcançou mais de 45 milhões de Pioneiros Engajados distribuídos em todo o mundo, apesar das recentes notícias desfavoráveis e das dificuldades da indústria cripto e blockchain como um todo. Juntos, a equipe principal e os pioneiros se comunicaram e executaram nossas prioridades compartilhadas para criar um projeto que reflita nossos objetivos comuns de uma rede distribuída mais justa construída no Pi. Mas ainda há muito trabalho a fazer!

Seguindo em frente, estamos enfatizando o que a Pi Network - a equipe principal, os pioneiros e os desenvolvedores da comunidade - podem fazer juntos para alcançar os objetivos principais da Rede Fechada:

  1.  Verificação em massa da identidade de milhões de pioneiros por meio de uma solução KYC nativa e escalável, seguida da migração de seu saldo de mineração móvel para a Pi Mainnet

  2. Criação de utilitários reais para a criptomoeda Pi através do ecossistema Pi

As metas da Rede Fechada são pré-requisitos para alcançarmos a Rede Aberta, conforme explicado no Whitepaper de dezembro de 2021. Alcançar os objetivos da Rede Fechada depende de todos os membros da comunidade Pi.

Este anúncio do Dia do Pi não pretende apenas ser informativo, mas também inspirar mais esforços coletivos. Além das realizações que todos nós fizemos as notícias emocionantes que estamos compartilhando, você encontrará orientações específicas sobre como os pioneiros podem fazer esforços descentralizados mais diversificados para contribuir com a Pi Network e ajudá-la a atingir seus objetivos de rede fechada mais rapidamente - no tema de "O que eu faço por Pi".

O que a equipe principal está fazendo

A espinha dorsal do Pi são seus pioneiros. Para capacitar essas dezenas de milhões de indivíduos engajados e distribuídos, o Core Team vem construindo, orientando e alinhando os componentes de rede necessários para que os Pioneiros cresçam, colaborem, liberem seu potencial, usem seus talentos e contribuam de forma diversificada para a visão compartilhada de Pi . O mecanismo central de mineração do Pi fala da essência desse processo meritocrático dos esforços coletivos da comunidade Pi massiva e o verdadeiro significado da descentralização - esforços descentralizados combinados com recompensas amplamente distribuídas.

No atual período de Rede Fechada, a Equipe Principal continuou a desenvolver a infraestrutura e os recursos necessários para permitir que a Pioneers atinja os dois objetivos. Além das conquistas listadas acima no ano passado, estamos anunciando hoje alguns novos lançamentos empolgantes que fortalecerão ainda mais a comunidade.

O anúncio de hoje incluirá apenas os principais lançamentos novos ou recentes. Atualizações mais detalhadas de produtos e tecnologia sobre o que a equipe principal tem trabalhado nos últimos 3 meses serão fornecidas no final deste trimestre.

KYC para todos!

Embora a rede já tenha fornecido KYC em massa porque a maioria da rede era elegível para solicitar KYC a qualquer momento, estamos tornando o aplicativo KYC aberto para todos os pioneiros!

Muitas das novas contas habilitadas para KYC poderão se inscrever no KYC por meio do programa Tentative KYC. Isso significa que, ao contrário do processo regular de KYC, os aplicativos KYC provisórios passarão por verificações adicionais depois de enviarem os documentos e passarem pelas revisões dos validadores antes de receberem o status "aprovado". Essas verificações adicionais combinarão as informações recém-enviadas para verificar ainda mais sua identidade. O programa Tentative KYC oferece às contas com propriedades mais complexas a chance de prosseguir com o KYC e fornecer prova de suas identidades como seres humanos reais, enquanto toma cuidado ao conceder o status "aprovado".

A razão para tal lançamento de elegibilidade para KYC e o programa KYC provisório seletivo é garantir a integridade da rede - permitindo cautelosamente que o maior número possível de Pioneiros humanos reais passe pelo KYC, enquanto captura e evita o maior número possível de contas falsas e de bots. Isso não é importante apenas para a rede, mas também é justo para todos os Pioneiros humanos que têm minerado honestamente em suas próprias contas.

Nova interface do ecossistema Testnet com aplicativos Testnet

Estamos anunciando o Ecossistema Testnet, a nova interface para aplicativos Testnet no navegador Pi. No geral, a interface atual do ecossistema Testnet fornece aos pioneiros uma prévia de como o ecossistema Mainnet pode parecer - um hub central de aplicativos/utilitários selecionados com critérios de aplicativos Mainnet.

Por meio da interface do ecossistema Testnet, os pioneiros podem explorar os aplicativos Pi no ecossistema Pi, enquanto os desenvolvedores da comunidade podem oferecer aos pioneiros exposição a seus aplicativos Pi para testar e iterar para criar aplicativos completos - tudo ajudando a rede a identificar e criar utilidade real de Pi. Este recurso está sendo implantado e estará acessível em breve. Esses aplicativos Testnet serão disponibilizados a todos no Ecossistema Testnet de forma contingente, no sentido de “permitir, que remover em caso de violação”.

Isso significa que esses aplicativos são permitidos no ecossistema Testnet por critérios iniciais mínimos para maximizar a colaboração aberta e a visibilidade na construção de utilitários comunitários, uma vez que esses aplicativos estão conectados apenas ao Pi Testnet. No entanto, como esses aplicativos não são cuidadosamente examinados ou verificados, os Pioneiros devem usá-los a seu próprio critério, na expectativa de que ainda estejam em desenvolvimento e que possam ser removidos se violações por esses aplicativos forem relatadas e verificadas. Os aplicativos disponíveis no Ecossistema Testnet não são garantidos nem garantidos como acessíveis aos Pioneiros no Ecossistema Mainnet, que adotará critérios e procedimentos de seleção diferentes.

Por um lado, os desenvolvedores serão incentivados a melhorar a qualidade dos aplicativos para aumentar sua elegibilidade para o ecossistema Mainnet e, por outro lado, os pioneiros se envolverão cada vez mais com o ecossistema à medida que a qualidade e a quantidade de aplicativos aumentarem.

Como a Pi Network tem enfatizado fortemente a criação de utilitários nos últimos meses por meio de vários Hackathons e iniciativas de desenvolvedores, a interface do Ecossistema Testnet é um grande passo à frente para conectar os pioneiros com a crescente variedade de aplicativos úteis, interessantes e divertidos. Lembre-se, esses aplicativos são para você! Use-os, dê feedback aos desenvolvedores de aplicativos, ajude a melhorar esses aplicativos e, com sorte, você poderá aproveitá-los ou achá-los úteis!

Notifique suas equipes para iniciar o KYC e a migração

Estamos lançando um novo recurso que permite que os Pioneiros compartilhem mensagens com membros de suas equipes de referência e círculos de segurança para lembrá-los e incentivá-los a iniciar seu próprio processo de KYC e migração. Esse recurso promoverá esforços descentralizados para acelerar o progresso da rede em KYC e migração, para que possamos nos aproximar da Rede Aberta.

Recursos recentes do desenvolvedor Pi

A equipe principal fez várias melhorias nos recursos do desenvolvedor para apoiar ainda mais nosso objetivo da rede principal fechada de criação de utilitários Pi. Esses esforços estão alinhados com a habilitação da Pi Platform na Mainnet para oferecer suporte a desenvolvedores da comunidade em geral e ao mais recente Q1 Hackathon de 2023 com a construção de ecossistema.

Dois lançamentos importantes, pagamentos de aplicativos para usuários e carteiras de desenvolvedores, estão ativos no Pi Testnet e estão disponíveis para integração e teste nos aplicativos da comunidade. Os pagamentos de aplicativos para usuários permitem fluxos de pagamento entre desenvolvedores de aplicativos e membros. As carteiras de desenvolvedor foram lançadas no Testnet, como carteiras específicas, para desenvolvedores de aplicativos manterem e utilizarem Pi para os aplicativos que estão desenvolvendo. A equipe principal, juntamente com os desenvolvedores da comunidade, está testando esses recursos para garantir que sejam seguros e confiáveis. Assim que o teste for concluído, esses recursos serão disponibilizados na Pi Mainnet em breve.

Além disso, vários outros recursos e melhorias para desenvolvedores (por exemplo, portal do desenvolvedor e atualizações do Brainstorm) foram implantados para oferecer suporte ao ambiente geral e ao processo de construção colaborativa por desenvolvedores da comunidade e pioneiros.

Programas de ecossistema

A equipe principal também tem trabalhado em vários desenvolvedores e programas de ecossistema destinados a incentivar a construção e incentivar todos os pioneiros a unir forças para criar utilitários no Pi, como hackathons, PiOS e suporte ao desenvolvedor. Mais detalhes sobre alguns desses programas serão discutidos em uma seção posterior deste anúncio.

O que os desenvolvedores da comunidade estão fazendo

hackathon

Muitos desenvolvedores da comunidade participaram do Pi 2023 Q1 Hackathon que começou no início de janeiro e terminou em 5 de março. Mais de 360 envios de projetos finais de Pioneiros de todo o mundo incluíram uma variedade de casos de uso fortes, como aplicativos de mídia social, aplicativos financeiros, mercados, jogos, aplicativos de notícias, aplicativos de ecossistema e muito mais. Todos os pioneiros são convidados a revisar e fornecer informações sobre esses envios de hackathon no aplicativo Pi Brainstorm.

O Hackathon incentivou os desenvolvedores da comunidade a contribuir para a rede Pi e o crescimento do ecossistema, criando aplicativos da Web móveis para Pi que trazem verdadeira utilidade para os pioneiros. Estamos à procura de aplicativos criativos e focados em utilitários que mostrem o potencial do ecossistema de desenvolvedores Pi. Alguns dos aplicativos Pi resultantes estarão acessíveis em breve por meio dos novos recursos da interface Testnet Ecosystem apresentados acima.

A lista que em breve estará disponível no Ecossistema Testnet não será uma lista completa de todos os envios no hackathon, nem eles serão totalmente examinados. Dado que muitos deles são de hackathons, explore com a expectativa de que eles possam ter funcionalidades ausentes ou problemas de escalabilidade. Eles serão listados para Pioneiros para ver em que tipo de aplicativos Pi nossos desenvolvedores da comunidade estão pensando e colocando em ação, explore e testar suas funcionalidades e utilidade. Eles também podem inspirar outros desenvolvedores da comunidade a criar mais aplicativos.

Os vencedores do Hackathon serão anunciados em um anúncio dedicado diferente após o Dia do Pi e depois de incorporar a contribuição dos Pioneiros por meio do aplicativo Brainstorm. Também apresentaremos os aplicativos vencedores do Hackathon em um vídeo especial do Hackathon.

Obrigado, desenvolvedores da comunidade, que participaram do Hackathon 2023. Haverá muito mais programas para desenvolvedores em um futuro próximo, e encorajamos os Pioneiros a se inspirarem e enviarem seus projetos de aplicativos Pi em eventos futuros!

O que os pioneiros podem fazer

Por mais emocionantes que tenham sido todas essas conquistas, o objetivo para o qual elas nos moveram é o mais emocionante de todos: a transição da rede principal fechada para a aberta. No entanto, esse objetivo só pode ser alcançado quando todos os participantes - o Core Team, os desenvolvedores da comunidade e os pioneiros - fizerem seus próprios esforços para preparar a rede para sua maturidade e prontidão para o período da Rede Aberta.

Em essência, se queremos que a Rede Aberta chegue mais cedo, vamos trabalhar para isso! Especificamente, a maturidade e a prontidão da rede podem ser preparadas visando os dois objetivos concretos da Rede Fechada mencionados anteriormente: 1) migração da rede KYC e Mainnet e 2) criação de utilitários e construção de ecossistema.

Agora que todos os principais componentes de infraestrutura essenciais para o KYC e o ecossistema foram lançados e alinhados, é hora dos Pioneiros unirem forças e construírem em direção a esses dois objetivos de Rede Fechada para progredir em direção à Rede Aberta. Abaixo estão algumas orientações concretas sobre algumas maneiras diferentes pelas quais os Poineers podem contribuir ainda mais para os dois objetivos, dependendo de seus interesses, habilidades e recursos específicos.

Para migração em massa de KYC e Mainnet:

  1. Passe KYC e migre você mesmo. Certifique-se de que você mesmo está pronto para ir para a Mainnet. Com o novo lançamento do KYC, todos os pioneiros podem enviar seus aplicativos KYC. Se você ainda não o fez, envie seus aplicativos KYC agora. Depois de passar pelo KYC, certifique-se de concluir a lista de verificação da Mainnet para migrar para a Mainnet (siga este vídeo). Um grande número de Pioneiros passou pelo KYC, mas ainda não migrou para a Mainnet porque alguns itens de sua lista de verificação não foram concluídos. Então, termine esses itens e migre.  

  2. Convide seus amigos Pi para KYC. Para que a rede massiva passe pelo KYC e migre para a Mainnet, os pioneiros individuais precisam notificar e mobilizar suas equipes de referência, círculos de segurança ou quaisquer pioneiros que conheçam para iniciar e concluir seu próprio processo de KYC e migração. Você pode fazer isso por meio do novo recurso para compartilhar mensagens móveis do aplicativo de mineração Pi, para lembrá-los de iniciar seu próprio processo de KYC e migração. Você também pode usar quaisquer outras ferramentas e plataformas de comunicação onde se conectar com outros pioneiros para fazer o mesmo. Quanto mais cedo os pioneiros forem integrados à rede principal, mais nos aproximaremos da rede aberta.

Para construção de utilidades:

Desenvolva aplicativos Pi

Se você possui habilidades de engenharia de software e pode desenvolver um aplicativo da web móvel, siga as instruções e recursos fornecidos na página do desenvolvedor do nosso site para criar um aplicativo Pi (com mais recursos de desenvolvedor a serem adicionados lá). Se você é um pioneiro com forte visão de produto e um roteiro claro para um aplicativo Pi que pode levar à utilidade do Pi, encontre e faça parceria com desenvolvedores na rede por meio de Brainstorm ou Chats, ou fora da rede em seu ambiente local para começar construindo um aplicativo Pi.

Estamos procurando aplicativos criativos e focados em utilidade, que podem incluir entretenimento, educação, interação social, acesso a informações, utilidades de consumo ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. A equipe principal forneceu muitos recursos para desenvolvedores da comunidade e anunciará mais programas no curto prazo para facilitar a construção. 

Torne-se um Embaixador do Ecossistema

Se você não conhece engenharia de software ou tem uma visão de produto, pode contribuir para a construção do ecossistema tornando-se um Embaixador do Ecossistema por meio de um novo programa de ecossistema.

Espera-se que os Embaixadores do Ecossistema identifiquem, alcancem e se envolvam proativamente com os construtores em suas próprias redes pessoais e profissionais para criar aplicativos Pi e, em troca, receber recompensas Pi. Você tem um amigo ou contato profissional que possui habilidades técnicas e visão de produto para criar aplicativos úteis? Você faz parte de uma rede universitária ou de desenvolvedores de software ou está ciente de algum evento e conferência para desenvolvedores? Você pode até executar seu próprio hackathon Pi!

Lembre-se de que os aplicativos Pi são aplicativos da Web móveis que integram o Pi SDK e podem ser criados sem nenhuma linguagem de programação específica do blockchain. Isso significa que um aplicativo existente também pode ser facilmente reaproveitado em um aplicativo Pi - com os benefícios da incrível comunidade que somos! Se você conhece alguém ou uma empresa que já possui um aplicativo voltado para o consumidor, pode ajudar a convencê-los a criar uma versão móvel da Web de seu aplicativo na plataforma Pi.

À medida que os aplicativos que você ajuda a integrar à plataforma Pi se tornam bem-sucedidos, você criará mais Pi para cada aplicativo Pi. Um anúncio separado posteriormente sobre o programa Ecosystem Ambassador incluirá mais detalhes sobre como especificamente o programa funciona e os recursos que os embaixadores podem usar para realizar a integração bem-sucedida de desenvolvedores de aplicativos. Mal podemos esperar por isso!

Torne-se um Embaixador de Negócios Locais

Muitas lojas locais e pequenas empresas em muitas partes do mundo já estão aceitando Pi como forma de pagamento por bens e serviços reais. A diversidade de pessoas, geografias e bens e serviços que as transações Pi representam é uma bela tapeçaria digna de uma rede orgulhosa. As empresas locais são um componente importante para o ecossistema Pi e farão grandes contribuições para a construção de substância e utilidades para a rede. As empresas locais também são onde o poder de base da comunidade Pi pode ser liberado para ter grande potencial e impacto, algo raramente visto em outras redes.

Sabemos que muitos pioneiros são proprietários de lojas e pequenos negócios, enquanto muitos outros pioneiros que vivem em seus ambientes locais têm acesso abundante e capacidade de convencer pequenas empresas locais a integrar o Pi. Assim, estamos pensando em formar um programa para Pioneiros para integrar empresas locais ao ecossistema Pi. No entanto, reconhecemos alguns desafios nessa empreitada, como as grandes porções off-line das atividades comerciais locais, logística e prestação de contas, etc. Portanto, estamos abertos a propostas e ideias da comunidade na fase de formação sobre como o programa pode ser concebido para incentivar a comunidade local integração de negócios ao Pi enquanto resolve os desafios. Se você conhece bem as empresas locais ou está entusiasmado com essa direção da construção do ecossistema, envie suas ideias por meio do portal de suporte Pi. Fique ligado para mais atualizações sobre este programa.

Para enviar uma ideia: Navegue até e entre no Portal de Suporte. Na caixa “Precisa fazer uma solicitação? Entre em contato conosco”, role para baixo para selecionar a opção chamada “Propostas da comunidade/Solicitações de recursos” e preencha o formulário. Para a pergunta “Qual é a sua solicitação”, selecione a opção “Programa Embaixador de Empresas Locais”. O uso correto desse formato garantirá que a equipe principal possa identificar e revisar sua mensagem.

Use aplicativos Pi.

Lembre-se: os aplicativos Pi são criados por e para a comunidade. Mesmo que você não possa construir ou se juntar aos esforços acima, você pode contribuir usando os aplicativos Pi por conta própria. Seu uso de aplicativos Pi fornece um ótimo feedback aos criadores de aplicativos Pi e ao ecossistema Pi. Seus gostos e desgostos genuínos ajudarão os desenvolvedores a criar aplicativos mais úteis que, em última análise, servirão a você - os Pioneiros. Somente quando a rede tiver aplicativos realmente úteis integrados ao Pi, o ecossistema poderá progredir na criação de utilidades, preparando-se ainda mais para a Rede Aberta. 

Mostre o que você contribui para o Pi

No espírito de construção e no tema “O que eu faço pelo Pi”, se você é um Pioneiro orgulhoso que tem contribuído para a rede ou que está prestes a se juntar a qualquer um dos esforços mencionados acima, mostre suas contribuições para a comunidade por gravar e compartilhar um vídeo nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) usando a tag #WhatIDoForPi.

O vídeo pode ser uma gravação de 10 segundos de você descrevendo como você contribuiu e contribuirá para o crescimento, distribuição, infraestrutura, ecossistema, comunidade e cultura e muito mais, da Pi Network. A comunidade quer ouvir e apreciar seus esforços. Aqui estão alguns exemplos: “Sou um validador KYC orgulhoso e participei de validações XXX.”, “Estou executando um Pi Node há mais de XXX dias.”, “Quero criar um aplicativo Pi para abordar XXX. ”, e “Quero ser um Embaixador do Ecossistema organizando hackathons em XXX.”

Apresentaremos algumas histórias inspiradoras nas mídias sociais e em um vídeo Pi em um futuro próximo. Nota: Todos os envios são considerados “Conteúdo do Usuário” sujeitos aos Termos de Serviço em .

Obrigado a todos os pioneiros por mais um grande ano da Pi Network. O próximo ano dependerá de todos na comunidade Pi e estamos ansiosos pelo que podemos construir juntos.

De volta ao topo

.

Perguntas frequentes de KYC do Pi Network (07.04.2023)

Translated by: bbstephen
Verified by: Madeiradreams

KYC ou “Know Your Customer” {conheça o seu cliente} é um procedimento para primeiro identificar e depois verificar as identidades do usuário. A Pi Network utiliza uma solução KYC proprietária para verificar de forma escalonável a identidade de milhões de pioneiros em todo o mundo para integrá-los ao blockchain e ao ecossistema da Mainnet.

O KYC não é importante apenas para a integridade e conformidade da rede, mas também garante que seja justo para todos os Pioneiros humanos que mineram honestamente suas próprias contas. Atingir esse objetivo é fundamental porque humanos reais verificados no Pi contribuirão para a robustez da rede, incentivando o desenvolvimento de vários aplicativos para um ecossistema baseado em utilitários.

No ano passado, o software do Pi KYC foi continuamente atualizado para permitir que mais e mais pioneiros se inscreverem e abordados muitos casos diferentes no processo de inscrição, assim como verificar as identidades de milhares de pioneiros para prepará-los para a migração para a Mainnet, ao mesmo tempo que protegem o integridade da rede. O progresso do KYC de toda a rede continuará sendo uma das principais prioridades da comunidade, incluindo a Equipe Principal {Core Team}, Validadores e Pioneiros, e um dos dois principais objetivos do período de Rede Fechada na Fase Mainnet.

Na recente celebração do Pi Day, uma grande atualização de software no aplicativo KYC também foi lançada e introduzida no anúncio do Pi Day 2023. Estamos fornecendo as seguintes perguntas frequentes para elaborar o anúncio de Pi Day KYC e ajudar os pioneiros em sua jornada KYC.

Perguntas frequentes sobre KYC

1. Você ainda precisa obter um slot/uma vaga de KYC atribuído aleatoriamente pelo sistema?

Não, qualquer pessoa, exceto os dois cenários abaixo, deve poder visitar o aplicativo KYC por meio do navegador Pi { Pi Browser} e iniciar seu aplicativo KYC sem esperar por um convite. A atribuição de slots de KYC baseada em convite era usada apenas no passado e o processo foi atualizado para permitir que qualquer pessoa comece.

  • As contas recém-criadas não poderão solicitar imediatamente a verificação KYC, até após a mineração por 30 dias (não precisa ser consecutivo). Isso ajuda a rede a priorizar os recursos de validação KYC para Pioneiros humanos mais comprometidos que também mineraram saldo suficiente para fazer sentido passar pelo KYC e migrar para a Mainnet.

  • Uma proporção muito pequena de contas, identificadas pelos algoritmos como contas falsas altamente prováveis ou contas com violações, não serão elegíveis para KYC. Se esses proprietários de contas acharem que há um erro dos algoritmos, eles devem enviar seu nome de usuário para uma investigação mais aprofundada e possível provar o contrário, preenchendo este formulário aqui: . Dependendo do que recebemos, podemos investigar mais.

2. Quando um slot/uma vaga de KYC é aberto para você, você ainda receberá a notificação pop-up "Slot KYC" quando iniciar uma nova sessão de mineração?

A notificação pop-up de KYC não deve ser usada como o único meio pelo qual os pioneiros sabem se são elegíveis para iniciar a aplicação de KYC ou não, embora provavelmente recebam um pop-up de “slot KYC”. Os pioneiros devem verificar diretamente sua elegibilidade de KYC no aplicativo KYC no Pi Browser (KYC.PI). Você pode simplesmente abrir o navegador Pi { Pi Browser } e navegar até o aplicativo KYC. Use a notificação pop-up como um lembrete em vez de um convite.

3. Agora que o Pi KYC está aberto para todos, como posso me inscrever no KYC?

É necessário baixar o aplicativo Pi Browser para ser elegível ou se inscrever no KYC. Você pode acessar o KYC por meio do aplicativo Pi KYC no Pi Browser. Certifique-se de ter seus documentos de identificação relevantes prontos!

Os pioneiros são incentivados a verificar diretamente sua elegibilidade de KYC no aplicativo KYC no navegador Pi {Pi Browser}.

4. Aprovação Provisória de KYC: O que significa? O que é necessário para passar? Quanto tempo vai levar?

O programa de KYC provisório, que não se aplica à maioria da rede, requer verificações adicionais antes que o Pioneer possa ser totalmente aprovado no KYC. A aprovação provisória do KYC não é igual à aprovação total do KYC e, portanto, ainda não desbloqueará funcionalidades "(por exemplo, tornar-se um validador ou migrar para a rede principal)" que exige aprovação total do KYC até que as verificações adicionais confirmem sua aprovação total do KYC. No entanto, a aprovação provisória do KYC deixa a conta muito mais próxima da aprovação total.

A razão para o programa de KYC provisório seletivo é para garantir a integridade da rede - permitindo cautelosamente que tantos Pioneiros humanos reais quanto possível passem pelo KYC, enquanto captura e evita o máximo possível de contas falsas e de bots. Isso não é importante apenas para a rede, mas também é justo para todos os Pioneiros humanos que têm minerado honestamente em suas próprias contas.

As etapas de verificação adicionais específicas podem variar dependendo do caso individual, e o tempo necessário para concluí-las também pode variar. Os fatores que podem afetar o tempo incluem o volume de aplicativos KYC sendo processados, disponibilidade de validadores humanos da região, complexidade do aplicativo e tipos de verificações adicionais aplicadas ao caso de KYC provisório.

5. Quando o status do KYC for "Aprovação provisória", quanto tempo levará para que seja "Aprovado pelo KYC" final?

A duração do status de Aprovação Provisória varia caso a caso e depende da extensão e dos tipos de verificações adicionais necessárias. Uma das prioridades do segundo trimestre de 2023 para o aplicativo de KYC é iterar e aplicar essas verificações adicionais nos casos provisórios de KYC.

6. Quando o status de KYC é "Aprovação provisória", a migração para a Mainnet pode acontecer? 

Não, você precisa passar totalmente no KYC para poder migrar para a Mainnet.

7. Quando o KYC é enviado, quais telas você pode obter no aplicativo de KYC? 

Depois de enviar a aplicação de KYC, o Pioneiro pode esperar e ver algumas telas diferentes no aplicativo de KYC. Os pioneiros podem ver uma tela indicando que o aplicativo está “revisão em andamento”. Se o aplicativo KYC for aprovado provisoriamente (o que significa que foi aceito pelos validadores pendentes de verificações adicionais), o Pioneiro poderá ver uma tela de “aprovação provisória”.

Se as verificações adicionais confirmarem ainda mais a autenticidade dos dados e da conta, um Pioneiro verá a tela “KYC aprovado”. Para a maioria dos aplicativos que estão fora do programa KYC provisório, eles verão diretamente a tela “KYC aprovado” sem as verificações adicionais, se forem aceitos

8. Conforme os anúncios anteriores, uma aplicação de KYC enviada pode ser aprovada em 15 minutos se tudo for enviado corretamente e nenhum apelo de nome for feito. Este ainda é o caso?

Sim, este ainda é o caso, desde que os pioneiros tenham preenchido os campos obrigatórios corretamente e a disponibilidade de validadores humanos seja abundante no país ou região.

9. Quando será possível para os Validadores de KYC revisarem os recursos de mudança /apelo de nome?

Para pioneiros que apelaram para alterar o nome da conta (para atualizações de nomes pequenos), seus apelos são resolvidos apenas por automação de máquina ou exigem a ajuda de validadores humanos para resolver. O primeiro caso já existe, desbloqueando tais aplicativos para prosseguir em seu processo de KYC. Para o segundo caso, os validadores humanos provavelmente poderão rever os apelos de mudança de nome no segundo trimestre deste ano, após as prioridades de verificações adicionais em aplicações de KYC provisórios e análise de desempenho dos validadores.

10. Meu KYC foi aprovado, mas não refletiu na Etapa 6. da lista de verificação da Mainnet. Quando posso prosseguir e iniciar a migração?

A Core Team {equipe principal} está ciente desse problema que afeta alguns usuários e está trabalhando para resolver o problema de sincronização de dados na lista de verificação da Mainnet no segundo trimestre deste ano. Em geral, sempre confie no aplicativo Pi KYC para obter o status de KYC mais preciso.

11, No geral, por que a Pi Network exige KYC antes da migração da Mainnet?

A visão da Pi Network é construir uma moeda digital e um ecossistema inclusivos e mais amplamente distribuídos para todos os Pioneiros. O mecanismo de mineração da Pi Network é baseado em rede social e conta com contribuições de Pioneiros reais. Portanto, Pi tem uma política estrita de uma conta por pessoa.

Isso requer um alto grau de precisão para estabelecer que os membros da rede são seres humanos genuínos, impedindo que os indivíduos possam acumular Pi criando contas falsas injustamente. KYC, portanto, ajuda a garantir a verdadeira humanidade da rede, além da conformidade com os regulamentos antilavagem de dinheiro e antiterrorismo.

Somente as pessoas que passaram no Pi KYC podem migrar para o Pi Mainnet. O período atual da Mainnet Fechada dá à comunidade tempo para KYC e migrar para a blockchain da Mainnet - um ecossistema de identidade verificada, compatível e orientada a utilitários, onde os pioneiros podem começar a usar Pi para bens e serviços reais.

De volta ao topo

.